5 Maneiras fáceis e rápidas de limpar o seu banheiro!

Aprenda como tornar um trabalho rápido a limpeza do seu banheiro e descubra quais são as melhores soluções para limpar pias, chuveiros, box de vidro e vaso sanitário.

Considerando a intensidade com que o banheiro é utilizado, ele é um dos cômodos da casa que mais merece atenção em se tratando da hora da limpeza. Nessa matéria, você vai aprender com as dicas dadas por Cynthia Ewer, autora de um livro que ensina várias formas de manter sua casa mais limpa e organizada. Antes, conheça na tabela alguns produtos caseiros que te ajudarão a limpar o banheiro:

Vinagre brancoTira manchas de água, gordura e crostas de sujeira
Água oxigenadaÉ alvejante com funções bactericidas. Também tira mofo e fungo
Bicarbonato de sódioAbrasivo natural que não mancha nem arranha, ideal para limpar louças de banheiro
Borato de sódioAlternativa ao bicarbonato, tem as mesmas propriedades que ele
Suco de limãoPode ser misturado ao vinagre para limpar superfícies engorduradas ou com resíduos sólidos grudados

Como limpar e desinfetar a pia

De pasta de dente até resíduos de produtos de beleza, a pia está exposta a todo tipo de sujeira e deve ser higienizada pelo menos 2x na semana.

Para isso, use desinfetantes de banheiro, de preferência com cloro, para tirar a sujeira superficial do dia a dia. Se houver resíduos sólidos – o que pode acontecer principalmente na parte do ralo –, pode ser utilizado algum produto com funções abrasivas e alvejantes para ajudar remover a sujeira encrostada, mas atente-se na hora de manejar esses produtos, utilizando luvas, uma vez que eles podem ser nocivos a pele, causando alergia e ressecamento.

dicas para limpar a pia do banheiro
Como limpar corretamente a pia do banheiro

Uma alternativa é utilizar limpadores caseiros, havendo receitas muito efetivas que levam, principalmente, bicarbonato de sódio e/ou vinagre. Confira no vídeo abaixo.

Uma dica para manter itens cromados do banheiro sempre brilhantes é passar um pano com limpa-vidros sobre a superfície metalizada. Com isso, além de limpar bem a torneira, por exemplo, você ainda ressalta a beleza desses itens.

Dicas para limpar a área do chuveiro ou da banheira

Espuma de sabonete, óleos de banho, produtos para cabelo, resíduos orgânicos e outras coisas combinam forças para acabar com o brilho e a limpeza de toda a área de banho. Com o passar do tempo, isso tudo vai se acumulando nos rejuntes, torneira a até mesmo no chuveiro, podendo causar mofo, limo e muita sujeira.

Para tirar mais facilmente esse tipo de sujeira, é ideal utilizar um desinfetante de banheiro nessas áreas de forma concentrada:

  • Você deve aplicar o produto onde a sujeira está acumulada e deixar ele agir por alguns minutos, para que os depósitos de sujeira “amoleçam” e a tarefa de esfregar rejuntes, azulejos e piso seja mais fácil.
  • Enquanto o produto de limpeza age, você pode trocar as toalhas do banheiro ou limpar o espelho, coisas mais simples de se fazer.

Chegada a hora de esfregar, use uma escova de cerdas grossas para remover a sujeira encrostada nos rejuntes, quinas e ralos, por exemplo. Para limpar torneiras e áreas de mais difícil alcance, é ideal utilizar uma escova de dente de cerdas duras, lembrando sempre de ter deixado o produto limpador agir por algum tempo sobre a superfície a ser limpa.

Realizado o trabalho pesado, você agora deve enxaguar bastante tudo o que foi esfregado, porque o contato da pele com os produtos usados para limpeza deve ser evitado. É ideal utilizar uma ducha higiênica nessa hora, especialmente pela pressão que costumam ter, mas se não for possível, utiliza um balde mesmo.

como limpar a banheira usando esponja
Uma esponja pode ser usada para tirar sujeira superficial

Como limpar facilmente portas de vidro e box de fibra de vidro

Essas superfícies demandam tratamento especial. Para limpá-las, utilize limpadores não-abrasivos como bicarbonato de sódio ou produtos de limpeza que contam com óleo de pinho. Evite usar escovas de cerdas duras ou panos sujos porque eles podem arranhar e danificar os materiais.

Para limpar portas Blindex que estejam embaçadas, utilize vinagre branco ou então um produto de limpeza removedor de limo, pois ele servirá para tirar essa sujeira que deixa a porta de vidro manchada.

vinagre branco para limpar porta de blindex
Resultados de passar vinagre branco na porta do blindex

Maneiras de higienizar e desinfetar o vaso sanitário

Limpar o vaso sanitário é uma tarefa que a maior parte das pessoas detesta fazer por ser uma tarefa considerada por muitos nojenta. Embora seja um mal necessário, algumas dicas podem tornar isso tudo menos desagradável.

dicas para tornar a limpeza do vaso sanitario mais pratica e facil
Limpar o vaso sanitário – ninguém gosta

Use um limpador de vaso sanitário, granulado ou líquido, tanto faz, mas lembre-se de deixar o produto agir por alguns minutos, dissolvendo a sujeira grudada e matando germes.

Passado esse tempo, pegue uma boa escova de cerdas grossas e esfregue bastante o vaso, especialmente nas partes por onde sai água na hora da descarga, pois é normal acumular sujeira ali em decorrência da umidade acumulada e da poeira do dia a dia.

Para limpar o assento e a tampa, utilize um desinfetante bactericida num pano úmido e, depois, para remover qualquer resquício do produto, use outro pano, limpo e úmido.

Se houver alguém na sua casa que, por alguma razão, urina no chão ou sobre o vaso sanitário, para remover o odor de forma rápida e prática, basta despejar vinagre branco e esfregar ou passar um pano, a depender da superfície. Se houver manchas, pode também utilizar bicarbonato de sódio para ajudar a removê-las.

Como limpar os rejuntes e azulejos

Por ser um local muito úmido, é comum acumular em algumas partes dos azulejos e do rejunte do banheiro um pouco de sujeira, que pode aparecer na forma de lodo e também mofo.

Na hora de limpar os rejuntes, você deve usar água sanitária com bicarbonato de sódio, na proporção de 1/2 xícara de água, 1/2 xícara de água sanitária e 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Para aplicar essa solução, a melhor forma é usando um borrifador, de forma que a mistura deve ser borrifada na superfície e lá agir por pelo menos 15 minutos. Depois disso, basta esfregar com uma escova de cerdas grossas e enxaguar com água.

Na limpeza dos azulejos, a receita é parecida, mas você deve trocar a água sanitária por vinagre branco e aplicar da mesma maneira que utilizou nos rejuntes. Recomendo, entretanto, que na hora de esfregar, utilize uma esponja. Garanto que ao usar esses produtos caseiros vai ficar tudo tão limpinho quanto usando produtos de limpeza industrializados.

como limpar azulejo e rejunte de banheiro com produtos naturais
Limpando azulejos com solução de vinagre e bicarbonato

Bem, essas foram nossas práticas dicas para quem anda meio perdido na hora de saber como limpar o banheiro de forma prática e menos trabalhosa. Espero que tenham gostado das dicas e te peço que, se você conhecer outras soluções pra ter um banheiro sempre limpinho e cheiroso, compartilhe com a gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest