Como Tirar Cheiro de Mofo da Casa Fácil e Rápido Passo a Passo

Tutorial fácil passo a passo para você remover definitivamente o mofo e seu cheiro da sua casa!

Publicado em e atualizado em: 31-08-2022.

Não é segredo pra ninguém os mofos incomodam ou já incomodaram a vida de praticamente todas as pessoas. Com isso, os afetados procuram diversas maneiras de acabar com esse problema e se livrar disso.

Aprenda A Tirar O Mofo Da Parede.
Aprenda a tirar o mofo da parede.

Entretanto, antes de descobrir como tirar e evitar o mofo, é importante saber algumas curiosidades sobre ele.

O mofo, é um fungo que, adora um cantinho escuro e úmido, juntamente de outros fatores como oxigênio e alguns nutrientes, pois só assim é possível que sobreviva. Com mais de 10 mil espécies, o mofo pode aparecer nos mais diversos lugares, desde roupas e móveis até paredes e alimentos.

O mofo, diferente do pensamento de muitos, não é uma sujeira e nem mesmo causado pela falta de higiene. Ele surge, devido à locais úmidos em que estes possam se alojar. Por serem fungos, eles se espalham pelo ar, sendo impossível não permitir a sua presença no ambiente. Portanto, o único modo de evitá-los é prestando bastante atenção e não deixando nenhum lugar umedecido.

Passo A Passo Para Remover O Mofo Do Teto.
Passo a passo para remover o mofo do teto.

Além de causar dano a bens materiais, como dito anteriormente, este fungo pode ser extremamente prejudicial à saúde. O mofo pode causar muitas doenças respiratórias, algumas mais leves e outras mais fortes. São exemplos a alergia, asma e a sinusite. Os principais sintomas são tosse, espirro, nariz congestionado e dores de cabeça. Portanto, é extremamente importante tomar um cuidado especial, afinal, ninguém quer adoecer não é mesmo!?

Isso tudo, sem contar o cheiro extremamente desagradável que os mofos deixam no ambiente ou no local em que se instalaram.

Agora que você já tem um bom conhecimento a respeito dos mofos, vamos as dicas do Sua Decoração de como evitar esses “hóspedes indesejados”, e como se livrar de seu cheiro.

Como Tirar o Cheiro de Mofo do quarto?

Quarto Rustico Na Casa De Praia Com Moveis De Madeira
O armário em madeira sem portas é ideal para uma casa de praia, evitando mofo

Um dos locais em que os mofos mais se alojam são os quartos. Isso ocorre pois devido à seus vários móveis e cantinhos escondidos, o cômodo se torna um prato cheio para esses tipos de fungo. Agora te passaremos detalhadamente como acabar com isso.

Como Tirar o Cheiro de Mofo do guarda roupa?

Guarda Roupa 1

Para tirar mofo do guarda roupa, esvazie o guarda roupa, deixando as roupas em local arejado e com sol. Depois, utilize a mesma medida de água e de água sanitária, misture, molhe um pano limpo com essa mistura e passe no local limpando até sair o mofo e espere secar completamente. Quando o local estiver seco, coloque tudo de volta no lugar. Para evitar o cheiro de mofo, é importante manter uma limpeza periódica, utilizando água, vinagre e álcool. Também, é ótimo abrir o guarda roupa pelo menos uma vez por dia, deixando cerca de meia hora.

Veja: Como Reformar Colchão? e Como Limpar Couro

Como fazer para sair do colchão?

Modelo Madeira Colchao Futon

Antes de mais nada tire toda a poeira e sujeira do colchão utilizando algo como um aspirador. Uma das receitas mais comuns para limpar esse tipo de objeto é a água com vinagre. Esta, consiste em misturar a mesma quantidade de água e vinagre, colocar em um borrifador, e borrifar até que o colchão fique levemente umedecido. Depois, seque a superfície e faça exatamente o mesmo do outro lado.

Tirando o Mofo do armário

Comoda Armario Palha

Um ótimo aliado para acabar com o cheiro de mofo de armários é o vinagre. Ele pode ser utilizado sendo borrifado na superfície mal cheirosa. Isso é claro, após retirar o mofo do local, utilizando a mesma técnica do guarda roupa.

Veja também: Melhores Tintas para Pintar Madeira

Mofo na Parede

Pintura De Parede Com Formas Geometricas

Para tirar mofo da parede, uma receita muito conhecida e simples é a com água oxigenada. Ela consiste em misturar uma colher de chá do produto em um copo de água e colocar em um borrifador.  Depois, aplicar na região mofada e deixar por dez minutos. Após este tempo, molhe um pano com vinagre e limpe o local, isso fará com que o lugar seja limpo e o cheiro saia.

Como Tirar Cheiro de Mofo do tapete e da Roupa?

Tapete Com Preto E Branco 2

Utilizando 2 ingredientes básicos no dia a dia, você pode tirar todo o mofo de sua roupa afetada. Basta misturar sal e bicarbonato de sódio com água e deixar suas peças de roupa de molho por cerca de 60 minutos. Depois, apenas retire e enxague normalmente, e lave como de costume.

Mofo no Sofá

Tapete Escuro Sofa Vermelho

Para esse tipo de móvel o padrão segue o mesmo. Utiliza-se uma mistura de água, vinagre e bicarbonato de sódio. Basta misturar esses ingredientes, molhar nele um pano seco e passar por todo o sofá. Depois, remova o excesso da aplicação com um outro pano.

Cheiro de Mofo no carro

Pergola Para Proteger Automoveis
Cobertura em vidro protege o carro das intempéries

Leia também: Muro Feito de Vidro

Para remover o mofo e suas manchas, misture água e sabão em pó e borrife nas áreas afetadas. Depois, esfregue com um pano retirando os mofos. Para tirar o odor ruim de dentro do seu carro, é muito simples. Você deve apenas fazer uma mistura de água e vinagre nas mesmas quantidades, e com o auxilio de um borrifador, espalhar pelo interior do veículo.

Veja também: Como Limpar Pisos

Tirar do ambiente

Ele É Quase Como Um Deck, Pois É Elevado, Facilitando A Dispersão Da Umidade E Evitando Mofo
Ele é quase como um deck, pois é elevado, facilitando a dispersão da umidade e evitando mofo

Para tirar o cheiro ruim de mofo, e de qualquer outra coisa do ambiente, é tão fácil que você vai se impressionar. Basta esquentar em uma vasilha um pouco de bicarbonato de sódio e água misturados. Outro método, é borrifar vinagre no ar que vai acabar com o cheirinho. 

Como Tirar Cheiro de Mofo de livros?

Fotos De Prateleiras De Livros

Deixe os livros em um saco fechado com uma colher de bicarbonato. Após alguns dias, confira se tudo se dissolveu. Depois, basta retirar o excesso utilizando uma escova.

Leia também: Como Limpar o Banheiro

Da madeira

Muro De Madeira Com Plantas 1

Aplique uma quantidade de água sanitária e 10 vezes mais de água. Depois, passe na madeira afetada e espere meia hora. Limpe com um pano após este tempo e está pronto.

Veja também: Modelos de Prateleiras de Madeira

Do couro

Bolsa De Couro

Molhe levemente um pano com vinagre, passe no local e deixe secar por aproximadamente 3 horas. Depois desse tempo, molhe um pano com vaselina e passe no couro para hidrata-lo.

Do box baú

Mala Bau Livros

Nesse material, o procedimento é basicamente o mesmo do colchão. Basta limpar a poeira e aplicar a mistura de álcool, bicarbonato e água, deixando agir e secar.

Tutorial como tirar cheiro de mofo com bicarbonato de sódio

Como Limpar Azulejo E Rejunte De Banheiro Com Produtos Naturais
Limpando azulejos com solução de vinagre e bicarbonato

Um ótimo aliado na batalha contra mofos é o bicarbonato de sódio. Ele pode ser usado em praticamente todos os casos e lugares de mofo. Além disso, ele é considerado excelente por ser bem fácil de ser aplicado. Isso tudo sem contar sua eficácia, uma vez que extermina completamente todos os fungos. A receita é tão simples que você precisará apenas de bicarbonato de sódio, água, escova de dente, recipiente para mistura e um borrifador. Vamos então ao nosso passo a passo.

Leia também: Tipos de Reformas

Como Tirar Cheiro de Mofo com Bicarbonato de Sódio

Tempo total: 1 hora

Misture as mesmas quantidades de água e bicarbonato.

Quando ficar com uma consistência pastosa, utilize a escova para esfregar na área mofada.

Após esfregar até o molde ser removido, limpe os resquícios de mofo e da mistura.

Misture 1 colher de sopa em 1 xícara de bicarbonato e coloque no borrifador.

Agite e borrife no mesmo local.

Deixe secar e borrife novamente.

Pronto, você está livre dos mofos!

1. O que é mofo?

Mofo é um tipo de fungos que se desenvolve em ambientes úmidos e escuros. Ele pode se desenvolver em qualquer tipo de superfície, incluindo tecidos, madeira, papel e couro. Mofo pode ter um cheiro forte e desagradável e pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta.

2. Como o mofo se forma?

O mofo se forma quando há umidade e escuridão. Ele precisa de umidade para se desenvolver e pode se espalhar rapidamente em ambientes úmidos. O mofo também pode se desenvolver em superfícies quentes e úmidas, como banheiros e cozinhas.

3. Por que o mofo tem um cheiro tão forte?

O mofo tem um cheiro forte porque produz compostos voláteis chamados compostos orgânicos voláteis (VOCs). Esses compostos são liberados no ar e podem causar irritação nos olhos, nariz e garganta.

4. O mofo é perigoso?

O mofo pode causar alergias e problemas respiratórios. Algumas pessoas também podem ser afetadas por toxinas produzidas pelo mofo. Se você inalar toxinas do mofo, pode sofrer danos ao sistema nervoso, pulmões e fígado.

5. Como posso me livrar do mofo?

Você pode se livrar do mofo limpando a área afetada com água e detergente. Você também pode usar um desinfetante para matar o mofo. Se o mofo estiver em um lugar difícil de alcançar, você pode usar um aspirador de pó para removê-lo.

E aí, curtiu? Compartilhe sua experiência usando nossas dicas para se livrar dos mofos de uma vez por todas!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *