Como Limpar Bijuterias? Melhores Produtos e Passo a Passo Fácil

Publicado em e atualizado em: 28-09-2022.

Bijuterias são uma parte importante do nosso look, mas elas precisam de cuidados especiais para mantê-las sempre limpas e brilhantes. Se você não tem muita experiência em limpeza de bijuterias, fique tranquilo! Separamos 7 dicas para você aprender a limpar suas bijuterias como um profissional.

Ideias E Opçoes Para Decorar Loja De Bijuteria Pequena

Use um pano de microfibra

O primeiro passo para uma limpeza perfeita é escolher o tecido certo. Evite panos de algodão, que podem arranhar as suas bijuterias. A melhor opção é um pano de microfibra, que é macio e não irá danificar as suas peças.

Não use produtos químicos

Bicarbonato 3

Muitas pessoas acreditam que é preciso usar produtos químicos para limpar as bijuterias, mas isso não é verdade! Produtos químicos como álcool ou acetona podem danificar as suas bijuterias, então evite usá-los.

ProdutoCustoEficiência
Água sanitáriaBaixoBaixa
Vinagre brancoBaixoMédia
Bicarbonato de sódioBaixoAlta
Amônia líquidaMédioAlta
Peróxido de hidrogênio (água oxigenada)MédioAlta
Líquido para lavar louçaMédioAlta
Solução de cloroAltoAlta
Água deionizadaAltoAlta

Evite contato com a água

A água pode ser um inimigo das bijuterias, especialmente se elas forem feitas de metais como o ouro ou a prata. Se suas bijuterias entrarem em contato com a água, seque-as imediatamente com um pano de microfibra.

Guarde as suas bijuterias num lugar seco

Depois de usar as suas bijuterias, guarde-as num lugar seco e arejado, longe do calor ou da umidade. Isso evitará que elas oxidem ou enferrujem com o tempo.

Limpe as suas bijuterias regularmente

Para manter as suas bijuterias sempre limpas e brilhantes, limpe-as pelo menos uma vez por semana. Se você usa as suas bijuterias todos os dias, pode ser necessário limpar mais frequentemente.

Joia De Rubi

Seja cuidadoso ao limpar as suas bijuterias

Quando for limpar as suas bijuterias, seja cuidadoso para não arranhá-las ou danificá-las. Use um pano de microfibra macio e evite produtos químicos. Seja delicado ao limpar as suas peças e elas ficarão como novas por muito tempo!

Siga as instruções do fabricante

Cada tipo de bijuteria requer um tipo de cuidado específico. Por isso, sempre siga as instruções do fabricante para garantir que você esteja limpando da maneira correta. Com essas dicas, você estará pronto para limpar qualquer tipo de bijuteria!

1. O que é uma bijuteria?

Uma bijuteria é um objeto decorativo que pode ser usado para aumentar a beleza de uma pessoa. As bijuterias podem ser feitas de materiais preciosos ou não, como ouro, prata, platina, pedras preciosas ou semipreciosas. As bijuterias também podem ser feitas de materiais mais baratos, como plástico, cobre ou aço inoxidável.

2. Por que devo limpar minhas bijuterias?

Limpar as suas bijuterias é importante para mantê-las bonitas e brilhantes. A limpeza também remove a sujeira e os óleos que se acumulam no metal e nas pedras, prevenindo a oxidação e a deterioração das peças.

3. Com que frequência devo limpar minhas bijuterias?

Você deve limpar as suas bijuterias pelo menos uma vez por semana, mas isso pode variar dependendo do tipo de bijuteria que você tem e da frequência com que a usa. Se você usar as suas bijuterias todos os dias, talvez precise limpá-las com mais frequência. Peças que são mais propensas a serem manchadas ou arranhadas, como anéis ou brincos de argola, também precisam ser limpas com mais frequência.

4. Quais são os melhores produtos para limpar bijuterias?

Existem diversos produtos no mercado para limpeza de bijuteria, mas você pode usar produtos que já tem em casa para fazer uma boa limpeza. Alguns exemplos são: vinagre branco diluído em água (1 parte de vinagre para 2 partes de água), amônia diluída em água (1 parte de amônia para 10 partes de água), solução de detergente neutro e água morna (1 parte de detergente para 10 partes de água). Outra opção é comprar um kit específico para limpeza de joias.

5. Como faço para tirar manchas difíceis das minhas bijuterias?

Para tirar manchas difíceis das suas bijuterias, você pode usar uma escova macia e uma solução levemente abrasiva, como uma solução de detergente neutro e água morna (1 parte de detergente para 10 partes de água) ou uma solução de vinagre branco e água (1 parte de vinagre para 2 partes de água). Depois disso enxague bem as peças e seque-as cuidadosamente com um pano macio.

Beneficios Do Vinagre De Maca

6. Como faço para limpar bijuterias que são muito delicadas?

Para limpar bijuterias que são muito delicadas, você pode usar uma solução de detergente neutro e água morna (1 parte de detergente para 10 partes de água). Depois disso enxague bem as peças e seque-as cuidadosamente com um pano macio. Outra opção é comprar um produto específico para limpeza de joias delicadas.

7. Como faço para polir minhas bijuterias?

Para polir as suas bijuterias, você pode usar uma solução de vinagre branco e água (1 parte de vinagre para 2 partes de água) ou uma solução de amônia e água (1 parte de amônia para 10 partes de água). Depois disso enxague bem as peças e seque-as cuidadosamente com um pano macio. Outra opção é comprar um produto específico para polimento de joias.

8. Como faço para remover pedras das minhas bijuterias?

Para remover pedras das suas bijuterias, você pode usar uma escova macia e uma solução levemente abrasiva, como uma solução de detergente neutro e água morna (1 parte de detergente para 10 partes de água) ou uma solução de vinagre branco e água (1 parte de vinagre para 2 partes de água). Depois disso enxague bem as peças e seque-as cuidadosamente com um pano macio.

9. Como faço para proteger minhas bijuterias da oxidação?

Você pode proteger as suas bijuteria da oxidação envolvendo-as em tecido anti-estático ou guardando-as em sacos plásticos hermeticamente fechados. Também é importante evitar a exposição à umidade, à luz solar direta e a outros elementos que possam causar a oxidação das peças.

10. Onde posso guardar minhas bijuterias?

Você pode guardar as suas bijuteria em caixinhas ou sacolas forrados com tecido anti-estático. Esses materiais evitam que a sujeira se acumule nas joias e também impedem que elas fiquem arranhadas ou amassadas.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *