Que tal dar um toque romântico, de época, retrô, para sua cozinha? Confira uma seleção de fotos inspiradora e dicas de profissionais para você arrasar na decoração da sua cozinha!
A decoração é a materialização dos sentimentos. Muitas pessoas não se identificam com o estilo de decoração moderno e buscam, em décadas passadas, referências que se aproximam com sua personalidade e modo de vida.

Devolver uma cozinha às suas raízes retrô, não significa que ela precise imitar o estilo antiquado de sua avó, ou que deixará de ser funcional. Com algumas adições de decoração, sua cozinha pode parecer muito fofa, não desatualizada.
Como criar e estilizar uma cozinha vintage

Desmistificando que o vintage simboliza o velho, as cozinhas retrô estão ganhando mais espaço no gosto popular.

Empregando esse estilo em sua casa, você demonstra identidade, além de despertar muitos sentimentos nos moradores.

Se você quer voltar ao passado, e ter sensações de quando era criança, ou de quando visitava os seus avós, é só seguir as dicas abaixo.

Reutilizando itens do passado e aprimorando os que você já possui, essas cinco dicas econômicas, farão com que sua cozinha exiba um estilo vintage realmente fofo e aconchegante. Confira!
1 – Construção de uma cozinha vintage

De início, na construção de uma cozinha vintage, é preciso fazer toda instalação elétrica e hidráulica. Nessa hora, não dá para ser vintage!

O recomendado é pensar na rotina da casa para fazer instalação de tomadas e tubulações. Não se esqueça que esses canos e fios precisam de manutenção. Caso pretenda colocar lareiras ou fogão a lenha, pense no futuro, como será feito o reparo desses elementos.
Além disso, alguns eletrodomésticos costumam não ter o estilo vintage, devido a funcionalidade limitada dos mesmos. Então, para que esses utensílios casem com o estilo retrô, prefira as cores neutras, como cinza, por exemplo.

E, para se aproximar mais do vintage, escolha eletrodomésticos que tenham curvas arredondas, pois esses formatos são uma marca do estilo vintage.

Para ter o ambiente vintage, evite equipá-lo com as últimas tendências, pois elas podem não casar com resto da decoração. Procure eletrodomésticos neutros e simples, evite luzes aparentes em geladeiras e em microondas, por exemplo.
Outro ponto importante é ter bastante armários para guardar os eletros portáteis, como air fryer, liquidificador, sanduicheira e grill.

Esses elementos, na cozinha retrô, pesam o visual e acabam um pouco com a magia do vintage. Entretanto, nos dias de hoje, esses equipamentos fazem parte da nossa rotina, e facilitam nosso dia a dia.

Logo, a melhor opção é fazer despensas ou armários que comportam essas utilidades. Ou, se você preferir que eles fiquem expostos, faça prateleiras e escolha cores vibrantes, como vermelho, rosa e azul claro.

Leia também: Decoração de Cozinhas com Cinza
2 – Identificar o seu estilo vintage


Após pensar na base, agora é hora de fazer uma pesquisa, e decidir o que funciona para você na cozinha.

Logo depois, descubra qual o tipo de vintage que combina mais com o seu estilo. O vintage circula entre os anos 20 até os anos 70. Durante esse período, cada década é marcada por uma característica. Portanto, escolha a que mais te agrada.

O vintage é marcado por cores vibrantes e design arredondado, o oposto do que está em alta atualmente.

❤️Seus amigos estão gostando:
A mistura de cores fortes e estampas é uma característica marcante desse estilo de cozinha. O piso xadrez e as cortinas de poá colorido são um clássico.

Mas, se para você isso é ousar demais, uma dica é fazer a base toda neutra, e ousar nos elementos decorativos e móveis pré fabricados, como caixotes de madeira, eletroportáteis antigos e coloridos, fogões antigos e cristaleiras.

Você também vai curtir: Decoração de Cozinha com Cor Rosa
3 – Use cores

Combinações de cores atraentes podem transformar instantaneamente sua cozinha. Precisa de inspiração vintage? Dirija-se à sua loja de artigos usados, e compre posters e toalhas de mesa vintage para ter ideias de esquemas de cores.

As combinações clássicas incluem vermelhos e azuis brilhantes. Ou você pode escolher tons de rosa claro, amarelos ou outros tons pastéis.

Adicione cores fáceis à sua cozinha, usando toalhas, latas vintage, cortinas, uma fileira de livros de receitas com padrões semelhantes ou, é claro, com pratos e tigelas. As cores brilhantes irão adicionar calor à sua cozinha.

Se você é mais ousado, não tenha medo de tentar algo diferente. Faça combinações de cores entre os armários, como branco e azul claro, vermelho e branco, verde mint e rosa.
Essas são algumas misturas clássicas do estilo. Então, para fazer essas combinações basta contrastar uma cor com a outra.

4 – Use móveis vintage

Encontre o melhor local para itens essenciais de cozinha, como pia, geladeira e fogão. Isso dará a você, o espaço disponível para armazenamento e superfícies de trabalho.

Use desenhos em escala, marque suas posições no chão e imagine como você pode se mover, trabalhar e conviver com os objetos marcados.

Se sua cozinha já possui armários frontais de vidro, ou já tem prateleiras abertas, use para seu benefício vintage.

Exiba um conjunto de tigelas, ou conjuntos de sal e pimenta de vidro, para um toque de história. Ou simplesmente exiba de maneira interessante as xícaras, os pratos, as tigelas, as boleiras, os bules ou os potes que você já possui.

Se os itens atuais em sua cozinha parecem melhores atrás de portas fechadas, como aquela coleção de potes de plásticos, é melhor guardá-los nos armários.
Depois de analisar o que você já possui, incorpore os móveis vintage. Para isso, compre utensílios domésticos vintage que chamam sua atenção em brechós, vendas de garagem, leilões e shoppings de antiguidades. Afinal, eles são mais baratos e fáceis de encontrar.

Não há armazenamento aberto em sua cozinha? Sem problemas! Faça prateleiras em madeira ou compre uma cristaleira. Esse é o primeiro móvel a ser comprado, se você quer começar a montar uma cozinha vintage.

Nesses móveis, é possível exibir tudo o que você tem colecionado. Porém, não exagere, pois pode parecer bagunçado e amontoado, dependendo da quantidade de material exibido nessas prateleiras.

As possibilidades de moveis são muitas, vou listar algumas para facilitar na hora da compra. Desse modo, fique de olho em brechós e topa-tudo de sua cidade, assim, certamente você encontrará algum item que te agrade

Os móveis mais usados nas cozinhas vintages são:
- Cristaleiras;
- Armários coloridos;
- Caixotes de madeira;
- Mesas redondas e coloridas;
- Cadeiras com pés de aço e estofadas (cadeiras que parecem bancos de carros);
- Mini prateleiras;
- Armários com porta de vidro;
- Geladeiras coloridas e arredondas;
- E armários aéreos, com ganchos para pendurar utensílios.
Esses são os mais usados e mais encontrados no mercado.

Encontrar esses móveis em boas condições pode ser difícil. Então, tente consertar, pintar ou até mesmo produzir um. Mas não deixe de incorpora-los na sua cozinha.

Leia também: Decoração de Cozinha Preta
5 – Toques vintages fáceis para incrementar a decoração



Pra quem quer só dar um toque vintage na cozinha, a dica é começar com pequenos elementos. Portanto, substitua os botões ou puxadores em seus armários, para facilmente mudar o visual da sua cozinha. Nenhuma remodelação é necessária, apenas uma chave de fenda.

Puxadores de vidro clássicos são uma boa opção para obter um visual vintage, também experimente puxadores de taça de prata, ou ouro manchados para um toque do estilo dos anos 50.

Pinte os eletroportáteis com cores vibrantes e esmaltadas, como vermelho e rosa, e exponha eles nas suas prateleiras.

Nada é mais vintage do que itens da Coca-Cola! Compre posters da marca, garrafas, quadros e imãs de geladeira. Pois esses elementos deixarão sua cozinha muito mais alegre e com aquele toque retrô que todos amam.

Relógios, balanças antigas, latas, miniaturas e logos de marcas de época, podem ser facilmente encontrados. Sendo assim, invista nesses itens e transforme a sua cozinha.

Outra informação a ser pontuada é que, em uma cozinha vintage, um pouco de desgaste não importa, e não fica desagradável como em uma cozinha moderna.

Na verdade, os itens antigos, em um ambiente coeso, ficam bem agradáveis. Por isso, exiba com orgulho suas latas e utensílios vintage ligeiramente surrados, ou desgaste novos itens para dar-lhes o estilo retrô.

Uma cozinha vintage não precisa ser perfeita. Isso faz parte do charme do ambiente. Siga todas as dicas, e sua cozinha despertará várias recordações a todos que entrarem nela.
1. Qual o estilo de cozinha vintage mais popular?
O estilo de cozinha vintage mais popular é o shabby chic. Este estilo incorpora um design rústico com mobiliário e acessórios antigos e desgastados para criar um ambiente acolhedor e aconchegante.
2. Onde posso encontrar mobiliário e acessórios vintage para a minha cozinha?
Pode encontrar mobiliário e acessórios vintage em lojas especializadas, leilões ou até mesmo em garagens e feiras de antiguidades. Também pode olhar online para sites de compras Vintage.
3. Como posso dar um toque vintage à minha cozinha sem comprar novos móveis?
Existem muitas maneiras de dar um toque vintage à sua cozinha sem comprar novos móveis. Pode, por exemplo, pintar os seus móveis existentes com uma cor desgastada ou envelhecida, adicionar alguns tecidos rústicos ou mesmo pendurar quadros antigos nas paredes.
4. Qual é a melhor forma de iluminar uma cozinha vintage?
A melhor forma de iluminar uma cozinha vintage é utilizando luzes indiretas, como candeeiros de mesa ou abajures. Isto irá criar um ambiente acolhedor e aconchegante. Também pode utilizar velas para criar uma atmosfera romântica e nostalgica.
5. Como posso decorar as paredes da minha cozinha vintage?
Pode decorar as paredes da sua cozinha vintage pintando-as com uma cor desgastada ou envelhecida, adicionando texturas rústicas ou pendurando quadros antigos nas paredes. Também pode utilizar papel de parede para criar um visual único e personalizado.
Gostou das dicas para decorar uma cozinha vintage? Qual cozinha te surpreendeu mais na nossa galeria de fotos? Deixe um comentário!