85+ Modelos de Cristaleira Antiga: Pequena, Grande, Retrô

Essa peça clássica não pode faltar na sua casa. Aprenda como escolher e confira os modelos mais lindos que combinam com a sua sala!

Publicado em e atualizado em: 05-06-2022.

A cristaleira antiga é uma peça decorativa bem versátil e combina com diferentes decorações. É um móvel que foi trazido pelos portugueses para o Brasil e hoje ainda é muito usado nos cômodos para decorar e organizar louças.

Cristaleira Antiga: Inspire-Se Nesse Móvel Clássico Para Decorar Sua Casa.
Cristaleira antiga: inspire-se nesse móvel clássico para decorar sua casa.

Antigamente as cristaleiras ficavam na sala de estar e de jantar, hoje elas acomodam em outros espaços como hall de entrada, cozinha e até quartos.

No entanto, os aspectos originais da cristaleira antiga são preservados trazendo um visual charmoso e elegante conforme seu modelo original.

Modelo Luxuoso De Madeira Antiga.
Modelo luxuoso de madeira antiga.

Saiba que a maioria das decorações combinam com a cristaleira antiga, alguns conceitos nem é preciso reparar o móvel. Conheça os modelos de cristaleiras e veja algumas dicas de onde comprar o móvel.

Modelos de Cristaleira Antiga

Existem diversos modelos de cristaleira antiga, alguns deles podem ser transformados através de pequenos reparos com tintas, lixas e muita criatividade.

Perfeita Para Uma Decoração Mais Clássica.
Perfeita para uma decoração mais clássica.

Cristaleira antiga de madeira 

Um dos modelos mais tradicionais de cristaleira antiga é a de madeira, um móvel clássico como detalhes originais lisos, traços curvilíneos e desenhos em alto relevo.

Um Item Tradicional Das Decorações Vitorianas.
Um item tradicional das decorações vitorianas.

Geralmente, este modelo já vem envernizado ou apenas lixado em um tom mais bruto para a sua decoração rústica.

As portas das cristaleiras antigas de madeira costumam ser de vidro comum transparente e  com puxadores com design clássico. 

Modelo De Madeira E Vidro.
Modelo de madeira e vidro.

Encontre modelos de cristaleira antiga de madeira em vários tamanhos, algumas com gavetas e espelho para ornamentar o espaço onde será colocada.

Perfeita Para Guardar Qualquer Tipo De Louça.
Perfeita para guardar qualquer tipo de louça.
Modelo Grande De Sala De Estar.
Modelo grande de sala de estar.

Cristaleira antiga com vidro bisotê

A cristaleira antiga com vidro bisotê é indicada para decorações mais delicadas, como por exemplo, a decoração de casa provençal e romântica.

Cristaleira Antiga Com Vidro Bisotê.
Cristaleira antiga com vidro bisotê.

O vidro bisotê tem uma borda toda trabalhada em desenhos e chanfradas que dão um toque todo especial para a cristaleira. Alguns modelos do móvel já vem com grades de ferro que complementam o estilo do acabamento mais clássico.

Cristaleira Antiga Com Vidro Bisotê.
Cristaleira antiga com vidro bisotê.

Os modelos de cristaleiras que mais combinam com o vidro com esse estilo são os acabamentos envernizados e detalhadas com desenhos em alto relevo.

Cristaleira antiga pequena 

Os modelos de cristaleira antiga pequena são ótimas opções para quem tem pouco espaço, podendo apostar em uma versão mais baixa e também estreita.

Modelo Preta Pequena De Madeira Para Salas.
Modelo preta pequena de madeira para salas.

A cristaleira pequena e baixa é ideal para servir como aparador de ambiente, proporcionando um espaço para colocar decorações. Use esse modelo de cristaleira antiga em cozinhas para otimizar o espaço, quartos e salas para apoiar decorações.

Já os modelos de cristaleira estreita, esses são indicados para cantinhos, que muitas vezes, estão no canto da parede ou entre os móveis. Aqui nessa ideia, as cristaleiras antigas costumam ter uma única porta com prateleiras de vidro e também gavetas.

Modelo Compacto Para Cozinhas Menores.
Modelo compacto para cozinhas menores.
Cristaleira Pequena Antiga.
Cristaleira pequena antiga.
Cristaleira Retrô Branca Antiga.
Cristaleira retrô branca antiga.
Modelo Cinza Com Detalhes Bege.
Modelo cinza com detalhes bege.

Cristaleira antiga grande

A cristaleira antiga grande é indicada para quem tem espaços maiores, pois estes modelos ocupam bastantes espaço no ambiente.

Modelo Grande De Luxo.
Modelo grande de luxo.

Encontre versões com várias gavetas, prateleiras de vidro, portas e armarinhos com porta madeira para guardar objetos privados.

Modelo Verde Com Potes De Vidro.
Modelo verde com potes de vidro.

Esse móvel substitui tranquilamente uma estante na sala ou cozinha, podendo assim organizar suas louças e objetos de decoração.

Cristaleira Antiga Com Design Sofisticado.
Cristaleira antiga com design sofisticado.
Inspiração Para Salas De Luxo.
Inspiração para salas de luxo.

Cristaleira antiga usada 

É bem mais fácil encontrar uma cristaleira antiga usada, pois hoje, nem toda loja de móveis trabalha com esse estilo de móvel.

Encontre A Sua Em Lojas De Móveis Usados.
Encontre a sua em lojas de móveis usados.

Dependendo do estilo da decoração da sua casa, nem será preciso restaurar a cristaleira, às vezes uma demão de verniz já resolve a aparência da mesma.

Os modelos mais antigos de cristaleira costumam ter de 2 a 4 portas, encontradas em versões com detalhes em arabescos, traços curvilíneos e alto relevo nas portas. 

Algumas cristaleiras antigas de porta de vidro possuem chave, um detalhe bem comum em móveis antigos.

Cristaleira antiga restaurada

Além de encontrar um móvel em sua versão original, existe a possibilidade de encontrar uma cristaleira antiga restaurada para guardar louças, copos e taças como de costume.

Basta Restaurar Para Transformar Um Móvel Antigo.
Basta restaurar para transformar um móvel antigo.

No entanto, hoje esse móvel é tão versátil que pode ser usado para ornamentar o ambiente, enfeitando as prateleiras com vasos de plantas, porta-retratos da família e servindo com uma estante de livros ou adega de vinhos.

A cristaleira antiga restaurada pode ganhar detalhes como uma nova pintura, detalhes com efeito de madeira gasta e muito mais.

Cristaleira antiga branca

A cristaleira antiga branca é uma versão contemporânea do móvel, costuma ser usada para decoração de ambientes retrô, provençal e minimalista, já que o branco é uma cor que compreende bem o estilo.

Modelo De Madeira Branca.
Modelo de madeira branca.

Aqui você pode usar qualquer modelo do móvel atemporal, desde os grandes, pequenos, estreitos e com formato diferenciado. A dica é planejar o que será usado na decoração, que vai além de taças de cristais.

Uma dica é aproveitar as prateleiras da cristaleira branca antiga para colocar enfeites no ambiente, aproveitando as portas de vidro à favor do espaço decorado.

Cristaleira Branca Com Pegador Preto.
Cristaleira branca com pegador preto.
Decorada Para O Natal.
Decorada para o natal.
Inspiração Com Pratos De Louça.
Inspiração com pratos de louça.
Modelo Com Perninhas.
Modelo com perninhas.
Modelo Grande E Branca Para Cozinhas.
Modelo grande e branca para cozinhas.

Cristaleira antiga colorida

Já a cristaleira antiga colorida esta é indicada para decorar praticamente todos os cômodos do lar. Aplicando uma camada de cor na cristaleira você já se transforma em um móvel novinho e super estiloso.

Adicione Cor Na Sua Casa Com A Cristaleira Colorida Retrô.
Adicione cor na sua casa com a cristaleira colorida retrô.

Coloque a cristaleira antiga colorida na sala para dar um toque alegre, combina com decorações de posters, quadrinhos e texturas nas paredes.

Modelo Laranja.
Modelo laranja.

Outra ideia é usar a cristaleira como sapateira, isso mesmo, otimize espaço na sua casa dando uma nova utilidade para o móvel.

Leia também: Tipos de Sapateiras de Madeira e Penteadeiras Antigas na Decoração

Modelo Verde E Amarelo.
Modelo verde e amarelo.

E claro, a cristaleira na cozinha poderá ajudar a organizar o espaço, colocando utensílios domésticos, eletrodomésticos e aquele jogo de jantar herança da família.

Confira: Modelos de Sapateiras de Pallet

Onde comprar uma cristaleira antiga?

Depois de conhecer os diversos modelos de cristaleira antiga você deve estar se perguntando onde comprar o móvel, não é mesmo?

Saiba que é possível encontrar cristaleiras para comprar em lojas de móveis atemporais, antiquários e em marketplace onde as pessoas vendem produtos diversos, quem sabe você encontra um modelo para combinar com a sua decoração.

Dependendo do modelo você pode comprar a ideia original e transformá-la em uma versão que combina com seu estilo, como por exemplo, aplicar uma pintura vibrante para decoração mais alegre da casa.

Além do modelo tradicional de cristaleira, saiba que existem versões do móvel com porta de correr, uma opção perfeita para quem precisa de espaço.

Faça você mesmo uma cristaleira antiga, basta usar madeira de demolição para construir o modelo ideal para o seu projeto. Depois é só colocar os vidros nas portas, instalar as dobradiças e fazer os acabamentos necessários.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *