Cozinha com Ilha: 63 Ideias para deixar sua cozinha ainda mais funcional!

A cozinha com ilha é um modelo muito usado por arquitetos e muito procurado por pessoas que querem praticidade dentro da cozinha. Para quem não sabe, a ilha nada mais é do que um móvel centralizado no ambiente e que pode ser usado de diversas maneiras como para apoiar o fogão, para servir apoio no preparo dos alimentos e até mesmo para fazer refeições.

fotos e dicas sobre cozinhas com diversos tipos de ilha
Cozinhas com ilha – elegância na decoração que ainda traz muita praticidade

De que formas você pode ter uma ilha na cozinha?

Podemos encontrar vários modelos e jeitos de usar a sua ilha, por isso, hoje trouxemos algumas dicas e inspirações para sua cozinha com ilha, confira tudo nas próximas linhas e descubra qual das formas de se ter uma cozinha com ilha melhor funciona pra você! Veja na tabela abaixo alguns tipos de ilha para cozinha e no decorrer da matéria descubra através das fotos qual é a melhor pra você!

Bancada, banca ou balcãoEsse tipo de ilha serve precipuamente pra fazer refeições ou servir de apoio para cortar e preparar pratos.
GourmetIlha que costuma contar com cooktop, balcão e coifa, é ideal para cozinhas espaçosas, pois esse tipo de ilha costuma ser bem grande.
DivisóriaEsse modelo é comumente encontrado em cozinhas pequenas integradas a sala de apartamentos. A ilha pode ser mera bancada com pia ou então ser mais personalizada, a depender do espaço.
IntegradaEssa ilha agrega as funcionalidades das duas primeiras, costuma ser o maior tipo de ilha, pois conta com bancada e itens gourmet. Algumas apresentam também mesa de jantar.

Cozinhas modernas

Vamos começar com um exemplo simples? A junção de um granito cinza com uma cozinha toda em bege é a ideia mais clara de modernidade e estilo. O espaço central poderá abrigar banquetas ou o fogão juntamente com um armário, além disso, você poderá dar um toque ainda mais moderno investindo em uma iluminação embutida.

cozinha com ilha central cinza e bege
A ilha central aparece na cor cinza e combina com o bege do piso e das banquetas

Para quem preferir algo moderno e, ao mesmo tempo minimalista, uma ideia é optar por móveis e utensílios em inox, juntamente com elementos feitos em cimento queimado, sem dúvidas ficará perfeito.

imagem de cozinha com ilha conjugada na sala em projeto moderno
As paredes em cimento queimado contrastam bem com a geladeira inox nessa cozinha integrada com a sala

Ilha em cozinha pequena. Será que é possível?

Não pense que só porque sua cozinha é pequena que ela não pode ter uma ilha, para que sua cozinha pequena fique perfeita você deve sempre respeitar o espaço do ambiente, procurando sempre boas maneiras de deixá-la funcional optando, por exemplo, por móveis planejados.

A ilha nos, casos de apartamentos ou casas muito pequenas, pode servir como um ponto de transição de um ambiente para outro e, caso você queira uma sensação de maior amplitude você poderá trazer um espelho ao ambiente, fazendo com que tudo fique muito mais bonito e que a sensação de mais espaço seja marcante.

foto de cozinha pequena com ilha
Em cozinhas pequenas, a ilha pode servir especialmente de bancada para refeições
cozinha pequena com ilha branca e piso diferente
Em ambientes integrados, comuns em apartamentos pequenos, a dica é usar um piso diferente em cada ambiente

Ilhas grandes para cozinhas espaçosas!

O espaço é grande? Então a cozinha com ilha central é a ideal para você!

Nessa técnica, o móvel fica no meio a cozinha e, na maior parte das vezes, esse móvel se torna ponto de destaque em meio ao ambiente, trazendo muita funcionalidade e beleza para toda a cozinha. Por ser grande o espaço disponível, a ilha fica plenamente personalizável, podendo servir de bancada para refeições, preparo de alimentos e até mesmo trazer um cooktop e uma pia.

cozinha preta e branca com ilha de luxo
Luxuosa cozinha com ilha central contando bancada laqueada, pia e cooktop – clique na foto para ver outros ambientes de luxo!
cozinha grande rustica com ilha central de madeira
Espaço mais rústico em que a ilha serve para guardar utensílios e conta com uma ampla bancada para auxiliar no preparo de pratos

A ilha como ponto de encontro entra a sala de jantar e a cozinha

Este é um modelo ótimo para aproveitar melhor o espaço da casa, afinal, os dois ambientes conversam entre si e isso pode deixar todo o local muito mais funcional para os moradores da casa.

Uma dica importante para quem pensa em fazer a junção dos dois ambientes é prestar bastante atenção nas cores de ambos os locais, eles precisam ficar harmônicos e visualmente confortáveis para quem estiver olhando, mas não é necessário que as cores sejam as mesmas, basta que combinem. E como foi dito lá em cima, você pode delimitar os espaços utilizando pisos diferentes (veja aqui os mais lindos pisos para cozinha), é um truque de decoração super moderno e que fica muito bonito!

cozinha cinza com ilha em L conjugada a sala de jantar
A ilha foi planejada em L e serve de base para a integração com a sala de jantar nessa cozinha cinza
foto de cozinha contemporanea branca conjugada com a sala de jantar atraves da ilha
Nesta cozinha contemporânea, o fim da ilha dá início à sala de jantar, integrando linearmente os dois ambientes

Sofisticação com as ilhas em L

As cozinhas com ilha em formato de “L” tem uma proposta moderna e elegante para o ambiente, ela é perfeita para as pessoas que gostam de uma decoração mais sofisticada, pois a mesma pode acolher a pia, o fogão e ainda abrigar uma mesa de jantar (como visto na foto do tópico anterior) ou então algumas banquetas.

É importante lembrar que esse tipo de cozinha é indicado para os ambientes que possuem mais espaço, não pense em fazer esse modelo em um ambiente pequeno pois ficará desproporcional e pode acabar com a funcionalidade da sua cozinha.

imagem de cozinha de madeira com bancada de pedra nobre
A ilha em L agrega mais funcionalidade, mas é ideal para espaços maiores. Na foto, uma cozinha em madeira com a bancada da ilha em granito cinza
imagem do pinterest de cozinha branca com ilha de madeira e marmore
Foto de cozinha moderna com ilha em L combinando mármore e madeira na bancada

Cozinha prática = cozinha planejada

As cozinhas planejadas são a opção da modernidade, isso porque a oferta desse tipo de serviço aumentou, ficando um pouco mais acessível, além de harmonizar muito bem com o padrão atual dos imóveis, que são mais compactos. Junto com seu projeto de cozinha planejada pode ser uma boa pedida lançar mão de uma ilha integrada a uma mesa de jantar ou a um balcão, podendo também servir de divisória entre ambientes conjugados.

ilha multifuncional com rodinhas para apto pequeno
A ilha nesse pequeno apartamento com cozinha planejada também é bem pequena, e com rodinhas
imagem de cozinha com ilha e banquetas em apartamento novo
Neste ambiente, a ilha serve para dividir a sala de estar da cozinha e é um ponto de encontro, contando com algumas banquetas

Como agregar uma mesa a sua ilha

Existem dois jeitos de usar a ilha com mesa, através de um projeto planejado ou simplesmente justapondo a mesa ao lado da ilha. Uma ideia para a mesa embutida e planejada é colocar como elemento o vidro, uma boa bancada de vidro combinada com puffs ou cadeiras mais baixas é uma combinação moderna e bonita.

Para a ilha com mesa de jantar, é interessante investir em elementos de madeira, a própria mesa junto com pequenas banquetas, por exemplo, ficará excepcional. Como você viu no tópico que fala sobre as salas de jantar, fazer tal integração aumenta muito a funcionalidade dos cômodos e melhor aproveita o espaço disponível.

cozinha de madeira com ilha e mesa integrada
A mesa aqui é extensão da ilha, planejada para ter justamente essa finalidade
cozinha com piso de madeira e ilha
A outra opção é colocar a mesa próxima da ilha, servindo ambos elementos de destaque na cozinha

Ilha nas cozinhas americanas

A maior parte das imagens do post mostram justamente cozinhas americanas, isso porque esse tipo de cozinha possui um estilo que fala por si só, e a maioria delas já possui uma bancada cuja principal função é separar os ambientes ou fazer refeições rápidas na própria cozinha. A junção da cozinha americana com a ilha forma o ambiente perfeito para quem procura por algo mais moderno e funcional.

cozinha americana com ilha e bancada em apartamento pequeno
A bancada nessa cozinha americana também serve de ilha, agregando um cooktop
casa de luxo com cozinha americana com ilha conjugada com as salas
Neste projeto, bem mais espaçoso e clean, tem-se integradas a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, respectivamente

O que levar em conta na hora de planejar a cozinha com ilha?

É importante avaliar se a sua cozinha é adequada e se seu espaço condiz com uma boa cozinha com ilha, anote todas as dicas e planeje-se para que nada dê errado na hora de construir ou reformar o ambiente predileto da sua casa.

  1. Tamanho da cozinha: É preciso ter em mente que é essencial ter espaço suficiente para que se possa circular tranquilamente por volta da ilha e que se tenha um espaço considerável entre a ilha e os móveis. O tamanho mínimo para que se possa andar confortável pela cozinha é de 70 centímetros, no mínimo, de espaço entre a ilha e os demais mobiliários.
  2. Dimensões da ilha: O modelo da ilha irá depender do gosto do morador e também do restante dos móveis escolhido, tome cuidado para não escolher um modelo que não fique harmônico com o restante do ambiente – muito grande ou muito pequeno comparado com o tamanho do ambiente ou dos móveis. O padrão de altura das ilhas é de mais ou menos 1 metro.
  3. Escolha do modelo de ilha: Como você pode perceber em algumas das fotos que mostramos, existem vários tipos de ilha, nesse sentido, você deve fazer uma escolha acertada. Por exemplo, se sua cozinha for pequena, é ideal que você opte por uma ilha com compartimentos ou rodinhas, por outro lado, se sua cozinha for grande, não vai ser problema utilizar-se da ilha integrada com mesa ou daquela que é só uma bancada, sem espaço para guardar muitas coisas.
  4. Iluminação: A iluminação é outro fator de extrema importância, por isso, lembre-se de que se você for cozinhar na sua ilha, sugere-se que exista alguma iluminação específica para facilitar o preparo de alimentos. Por outro lado, se a sua ilha mais serve de bancada e pilha, é prescindível a iluminação específica.
  5. Materiais: O material de sua ilha deve seguir a mesma linha de materiais do restante da cozinha ou, pelo menos, com eles harmonizar. Uma dica é que você revista sua ilha com pedra ou aço, pois são materiais que combinam com quase tudo e são de fácil conservação e higiene.

Despertou seu interesse ter uma ilha na cozinha? Veja no vídeo abaixo como é feita a montagem de uma ilha de mármore ou granito!

Galeria com imagens do Pinterest

Para que você tenha ainda mais fontes de inspiração, separei essa galeria com dezenas de fotos do Pinterest para te ajudar a fazer o projeto da sua nova cozinha, dessa vez contando com uma belíssima e funcional ilha! Veja todas, até o final, e depois me diga qual foi a sua favorita!

foto de cozinha luxuosa de apartamento com 2 ilhas
Apartamento de luxo contando com 2 ilhas, haja espaço!
foto de cozinha clean com ilha de madeira branca
Cozinha bem clean com ilha pequena revestida em madeira pintada de branco
imagem de cozinha com ilha central e luz natural
Cozinha super clean toda branca com ilha central – a decoração ganha cor com as flores
imagem de cozinha com ilha central de madeira
A ilha na foto foi feita em madeira e conta com nichos para porcelanas decorativas
cozinha com ilha central e churrasqueira
No Brasil, são comuns projetos com ilhas abertas e churrasqueira, uma combinação que dá certo
foto de cozinha branca com armarios de madeira
Para destacar a ilha nesse ambiente, ela aparece na cor branca, combinando com os armários em madeira da cozinha
foto de cozinha com iluminaçao natural e cores claras
Para ambientes com muita luz natural, usar cores claras em toda a cozinha, inclusive na ilha, é uma boa pedida
cozinha com ilha que tem nichos e pia
A ilha é algo muito personalizável, podendo serem feitos nichos para guardar livros ou qualquer coisa que você queira
cozinha moderna com ilha e prateleiras
Nessa cozinha, a ilha vem com nichos que foram usados para colocar uma série de livros, provavelmente de receitas
imagem de cozinha em l com ilha no meio
A ilha também anda bem em cozinhas no formato de L, que ficam ainda mais funcionais
imagem de cozinha com bordas arredondadas
Além disso, também podem ser projetadas em formatos distintos, como nessa luxuosa cozinha, em que a ilha tem bordas arredondadas
cozinha toda em madeira com ilha preta
Para quem gosta muito de madeira, para destacar sua ilha, use uma cor escura como o preto
cozinha com ilha decorada de forma clean
Neste ambiente, a predominância de cores claras e as banquetas prateadas revelam uma decoração moderna e clean
cozinha com churrasqueira de cimento e ilha pequena
Outro projeto a brasileira, contando com churrasqueira em alvenaria e uma pequena ilha próxima
foto de cozinha com ilha no meio e janelas de vidro
A ilha servindo de bancada para refeições é o centro desse cômodo bem espaçoso
foto de cozinha branca com ilha onde se embutem os eletros
É boa ideia também elaborar compartimentos em que você possa inserir eletrodomésticos, deixando tudo ainda mais prático
foto de ilha amarela na cozinha conjugada com a sala preta
Em cores um pouco diferentes, tem-se aqui na cozinha uma ilha amarela integrada a uma sala de estar preta
foto de cozinha toda em madeira com bancada acabada em pedras
Projetos rústicos estão com tudo e o destaque aqui é a ilha que foi revestida em pedras e conta com uma bancada de madeira
cozinha decorada de forma vintage com ilha
A cozinha ganha elegância com as luminárias vintage e as cadeiras num estilo mais clássico
cozinha com ilha gourmet na cor verde
Esta ilha foi concebida fundamentalmente para servir às funções gourmet dessa cozinha, contando com cooktop e depurador
cozinha com piso de madeira e bancada com acabamento em bronze
Numa vertente industrial de decorar, esta ilha apresenta um revestimento metálico, que combina com o preto brilhante dos demais elementos da cozinha
cozinha com ilha simples servindo de bancada
Uma ilha simples, feita em alvenaria e com uma bancada laqueada, que serve basicamente de apoio para a cozinha
cozinha com ilha azul e piso vinilico acinzentado
Para quem gosta de cores, o azul da ilha combinado com tons acinzentados do piso é uma boa combinação pra sua cozinha
imagem de cozinha moderna com ilha feita em pedra nobre
Neste modelo com pia, a ilha é praticamente toda em granito branco e cinza, ideal para cozinhas modernas
imagem de cozinha com ilha rustica e bancada de madeira
Uma ilha diferente de todas que você viu, feita em tijolinhos com uma banca em madeira rústica
imagem de cozinha contemporanea com banquetas simples
Seguindo o contrário da foto anterior, um projeto bem contemporâneo de cozinha em cores brancas sendo a madeira mero detalhe nas banquetas
foto de cozinha com ilha acabada em madeira e banquetas pretas
Esta ilha serve para refeições e tem um acabamento na lateral em madeira, para dar mais estilo ao projeto
cozinha com ilha do pinterest
Ilha boa para cozinhas compridas, contando com uma mesa já embutida, pia e cooktop
cozinha do pinterest com ilha
Aqui, a ilha serviu de divisória para a sala, além de agregar componentes padrão
cozinha com ilha personalizada para embutir eletrodomesticos
Embutir um forno e uma adega refrigerada é super prático e vai agregar bastante a sua cozinha
cozinha cinza e branca com ilha redonda
Em formato arredondado, ainda apresenta um vão no meio caso se faça necessário usar cadeiras e fazer refeições sobre a bancada
imagem de cozinha com ilha rustica em madeira enegrecida
Caso queira usar cores escuras ou madeira também escura na ilha, opte por eletrodomésticos inox para o ambiente não ficar muito escuro
cozinha com ilha pequena e um so banco
Tamanho também não é documento em se tratando de ilhas, você pode ter uma adequada ao tamanho da sua necessidade ou cozinha
foto de ilha para cozinha cinza com bancada de madeira
Confira outra pequena ilha, planejada junto da cozinha, nas mesmas cores e materiais
foto de cozinha com ilha cinza pequena
Uma pequena ilha pode ser ideal para cozinhas quadradas e pequenas e vai trazer muito mais espaço disponível pra você
cozinha com ilha com compartimentos abertos e fechados, na forma de armarios
Essa ilha é diferenciada, contando com uma parte aberta e outra fechada, trazendo bastante funcionalidade a essa cozina
foto do instagram de cozinha com ilha em formato de u
Outra ilha em formato diferente – em U -, revelando como esse item é personalizável conforme suas necessidades
foto de cozinha de canto com ilha curvada
Nesta cozinha de canto temos a ilha levemente curvada, provavelmente por necessidades espaciais
cozinha com ilha vermelha e objetos decorativos
Mais uma em cores diferentes, dessa vez vermelha, essa ilha conta com um fogão embutido e prateleiras para decorar com objetos
imagem de cozinha com ilha e balcao com quatro cadeiras
Aqui vemos um recurso que falamos sobre no post, que é colocar a mesa ou bancada para refeições num nível mais baixo daquele do balcão da ilha
foto de cozinha com ilha colorida
Falando de ilhas coloridas, veja como você pode colorir a sua
foto de movel pequeno que serve como ilha na cozinha
Este pequeno móvel faz as vezes de uma ilha e serve de compartimento para garrafas e louças, por exemplo
foto de cozinha com ilha espaçosa com pia inox e balcao de madeira
Esta ilha se destaca pela pia ser em inox e aparecer em nível diferente da bancada de madeira. Para melhorar, ainda conta com armários e prateleira de livros de receita
cozinha grande com duas ilhas
Outra luxuosa cozinha que conta com duas ilhas: uma destinada a refeições e outra a auxiliar o preparo dos alimentos
foto de ilha pequena para apartamento de casal
Mais uma ilha pequena, esta seria ideal para o apartamento de um casal sem filhos
cozinha cinza com mesa redonda e ilha personalizada
Nesta cozinha cinza, a ilha conta com um corte, onde foi embutido um sofá e colocada uma pequena mesa redonda, trazendo mais modernidade e praticidade pra cozinha

Quem aí já ficou com vontade de fazer aquela reforma por toda a cozinha? Aproveite todas as dicas que selecionamos aqui para você fazer sua cozinha dos sonhos. Não esqueça de nos deixar aqui nos comentários qual foi o modelo de cozinha que você mais gostou.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest