Como Decorar uma Loja de Bijuteria + Dicas pra Montar a Vitrine!

De garotas a mulheres mais velhas, as bijouterias estão sempre presentes no dia a dia, seja no menor brinco ou em pulseiras e colares. Com esse mundo cada vez crescendo mais novas marcas e lojas vão surgindo no mercado, trazendo cada vez mais novidades.

Quando se toma a decisão de abrir uma loja de bijuterias, além das burocracias, também é preciso pensar em uma boa decoração. A decoração não só nas lojas de bijuterias como em todas as outras é muito importante, tanto para atrair clientes quanto para dar uma elegância a mais ao estabelecimento, mas para fazer a magia acontecer é importante usar e abusar da criatividade e apostar em uma decoração diferente e que chame a atenção dos clientes desejados.

Aqui daremos algumas dicas de como fazer uma bonita e funcional decoração para ter muito sucesso com o seu novo negócio.

Quais cores usar pra decorar minha loja de “bijous”?

Assim que uma pessoa entra dentro de uma loja uma das primeiras coisas que ela observa são as cores do estabelecimento, e para não errar nesse quesito é importante pensar nas cores que mais forem convidativas às pessoas. Tons vibrantes e coloridos podem ser uma boa opção como, por exemplo, o rosa e o lilás escuro que fazem uma composição linda ao ambiente e proporciona uma boa sensação a quem está olhando.

cores ideais para loja de bijuteria
A combinação do rosa com lilás fica bonita, ainda que chamativa

As opções de cores mais claras também são uma ideia, pois além delas darem um clima mais clean ao ambiente, dão também a sensação de uma loja mais espaçosa e arejada, o que seria uma boa dica para lojas pequenas, por exemplo.

decoracao para loja de bijuteria pequena
Cores claras caem bem para criar a impressão de um espaço amplo

O que eu sugiro evitar é usar os mesmos tons das paredes para o resto da decoração, o que não é uma ideia tão harmônica, por isso, pense em detalhes como prateleiras e bancadas em cores mais vibrantes ou então crie nichos e ilumine as peças, isso irá encher os olhos de quem estiver olhando e vai chamar a atenção para as peças que você quer vender.

loja de bijuteria decorada com luzes claras
Ilumine as peças para atrair atenção

Como iluminar devidamente sua loja de bijouterias

A iluminação é uma das peças chave de qualquer loja, principalmente a de bijouterias, ela é um componente que pode salvar ou matar todo o seu projeto, por isso, é muito importante se atentar a ela. Quando me refiro a uma boa iluminação não estou dizendo que você deve colocar luz em cada canto e em cada prateleira do seu estabelecimento, me refiro a uma iluminação que dá destaque aos produtos e fazem com que eles chamem a atenção de quem está entrando ou saindo da loja.

Se sua loja for dentro de um shopping, por exemplo, aposte em uma iluminação de beirada, pois, ela chamará a atenção somente para as peças e não para a própria luz, já se sua loja for na rua aposte em uma iluminação mais direcionada que você possa regular de acordo com o ponto que você acredita ser o melhor.

Outra questão que deve ser considerada é quanto ao tipo e cor da lâmpada a ser usada e, nesse quesito, o mais indicado é colocar lâmpadas fluorescentes de cores mais amareladas, pois as lâmpadas em modelos tubulares criam um aspecto frio ao ambiente, por isso, elas devem ser evitadas.

como iluminar uma loja de bijuteria
Crie nichos e ilumine para destacar as peças, como numa loja de joias
design de loja de bijuteria colorida
Projeto de loja de bijuteria com cores e iluminação clara – máxima atenção pras peças

Quais tipos de móvel devo usar na minha loja?

O material e quais móveis serão colocados na loja são de exclusiva vontade sua, é claro que alguns são necessários ter e outros quando colocados podem dar todo um charme e modernidade à loja. Como sabemos, uma das características mais presentes nas lojas de bijuterias são as mercadorias expostas, por isso, prateleiras, araras, expositores centrais, gôndolas e ganchos de parede são boas opções para espalhar as peças por toda a loja de várias formas.

como organizar loja de bijuteria pequena
Os ganchos de parede são a forma mais simples e personalizável de organizar sua loja
expositor central com ganchos pra loja de bijuteria
Expositores centrais com ganchos facilitam a circulação na loja

Os espelhos também são fundamentais, então vale investir neles em modelos verticais fixados pela loja e deixar alguns espelhos de mão perto dos expositores.  É interessante sempre pensar na facilidade e praticidade para os clientes, por isso, é importante organizar as peças de maneira que fique fácil para as pessoas experimentarem.

espelho para loja de bijouteria
Não pode faltar um espelho para que as pessoas se vejam e comprem mais

Quando as pessoas se deparam com algo difícil elas acabam não parando para olhar e experimentar e isso pode afastar os clientes. Uma ideia é colocar colares e brincos presos a um cartão ou em algum outro material mais resistente, para que eles possam ficar pendurados nos ganchos da parede, evitando o risco de furtos.

Alguns móveis como mesas de vidro, expositor de busto e expositores de anéis são boas opções para montar a vitrine, pois esses costumam sempre chamar a atenção para as bijuterias. Outra dica de móvel para o interior da loja são poltronas e puffs, elas irão dar mais conforto às clientes, transformando o ambiente em um espaço mais acolhedor.

expositor de busto para loja de bijuteria
O expositor de busto com as peças mais trabalhadas também não pode faltar
expositor de aneis para loja de bijuteria
Expositor de anéis para que a clientela se imagine com o produto
poltrona colorida pra loja de bijuteria
Cadeiras coloridas podem combinar com a sua loja

Dicas para conseguir uma boa identidade visual

Chegou a hora de pensar na sua identidade! O nome da loja, o estilo e as cores do logo revelam muito do que você quer transmitir para suas clientes, por isso, é muito importante pensar neles com carinho e claro, pedir a ajuda de um bom profissional para sair tudo lindo.

Na hora da criação da logomarca alguns critérios deverão ser pensados como, por exemplo, a fonte em que o nome será escrito e as cores e símbolos que combinem com o que a loja vende. Os símbolos a serem usados em lojas de bijuterias são os mais variados possíveis e podem ser coroas, pingentes e claro, as próprias bijuterias, tudo é personalizado e de acordo com sua criatividade.

logotipo para loja de bijoux
Ideia de logomarca pra loja de bijoux
ideias de logotipos da we do logos pra loja de bijouteria
Sugestões da We Do Logos para loja de bijus
imagem de logotiposimples pra loja de bijuteria
Logotipo simples

As cores vão depender muito do seu gosto, poderá ser tom sobre tom ou as mais frequentes, como, dourado, preto e cinza. Você pode ainda adequar as cores da logo de acordo com as cores da decoração da loja. É importante lembrar que as cores trazem sensações e impressões as pessoas que estão olhando, por isso, é indispensável ter a ajuda de um profissional para escolher as cores certas e não prejudicar o seu negócio.

loja decorada bonita de bijuterias
Fachada de loja de bijoux e acessórios
fachada de loja de bijoux com papel de parede
Fachada com fundo arabesco
loja decorada de semi joias em shopping
Fachada mais elegante para loja de semi-joias em shopping

Não pense que uma loja de bijuterias deve vender apenas bijuterias, outros acessórios como carteiras, lenços e bolsas serão muito bem-vindos para a venda. Além disso, vale a pena investir em produtos ao lado do caixa, aqueles que as pessoas compram por impulso, eles sempre chamam a atenção das pessoas e devem ser colocados em expositores que facilitem a visão e a escolha.

Como arrumar uma vitrine pra liquidação

Para o sucesso de uma campanha de liquidação, é fundamental que ela esteja bem organizada e, claro, bem decorada. Veja aqui os passos para conseguir isso:

  1. Junto a vitrine, utilize adesivos bem coloridos, para chamar a atenção, anunciando que a sua loja está em liquidação, mas atenção, não deixe que os adesivos tampem os produtos.
  2. Para estimular o consumo, dê bastantes opções na sua vitrine e separe os produtos por preço ou por porcentagem de desconto. Dessa forma, o cliente entrará na loja decidido a comprar o que quer. Uma dica: se você quer fazer o freguês entrar na loja, exponha na vitrine apenas quanto de desconto que tem o produto, isso aumentará a sua curiosidade e fará com que ele entre, aumentando as chances de compra.
  3. Como dito no passo anterior, os produtos devem estar agrupados na vitrine da sua loja, mas para que a campanha de liquidação dê certo, suas mercadorias devem estar facilmente acessíveis na loja, para que o cliente pegue e compre, num piscar de olhos, e não fique dependendo do atendimento, pois se a loja estiver muito cheia, isso pode ser um problema.
adesivo pra vitrine de liquidacao de loja de bijuteria
Esquema de cores chamativo pra usar na vitrine
etiquetas promocionais pra loja de bijouteria
Exemplo de etiquetas promocionais
decoracao de loja de bijuteria em liquidacao
Vitrine de loja em liquidação bem decorada

Pra finalizar, aprenda com esse vídeo como montar uma loja de bijouterias!

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e as ideias em prática! Use bem todas as dicas e faça do seu negócio um sucesso! Não esqueça de deixar nos comentários suas sugestões ou dúvidas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest