Aprenda Como Decorar Lojas Pequenas e Ganhar Novos Clientes!

No momento em que os clientes entram em sua loja, os primeiros segundos que eles observam ao redor decidem se querem ficar ou não. É por isso que o layout e o design são um grande fator para obter todas as tão desejadas vendas, ainda mais se a sua loja for pequena.

A boa notícia é que você não precisa de muito dinheiro para investir na decoração de sua lojinha. Mesmo um orçamento mínimo, quando usado com sabedoria, pode revelar o potencial total que ela tem. Portanto, se você deseja projetar sua nova loja ou repaginar sua atual, confira essas ideias e dicas que coletamos especialmente para te ajudar.

Como decorar uma pequena loja de roupas femininas?

Uma boutique é uma pequena loja especializada em um tipo distinto de mercadoria, geralmente um estilo particular de vestuário. Geralmente vende diferentes tipos de produtos relacionados, como roupas femininas, bolsas e sapatos.

Se você decidiu abrir uma pequena loja nesse estilo, lembre-se de que a aparência do comércio bem planejada aumentará e muito suas vendas.

dicas para decorar loja de roupa feminina pequena
Cores claras na loja chamam a atenção para as peças coloridas
loja feminina de roupas com moveis reaproveitados
Use aquele tapete e aquela mesa antigos para incrementar a aparência da sua loja
decoracao clean para loja feminina de roupas
Loja pequena e simples de roupas femininas

A importância de um tema pra sua loja

Comece por decidir sobre o tema da sua boutique. Cada uma deve ter um tema para diferenciá-la da infinidade de outras lojas que os clientes podem escolher visitar. Se você está vendendo roupa de banho, provavelmente terá um tema de praia, mas o estilo pode variar.

Por exemplo, use ricas cores do pôr-do-sol para criar uma atmosfera sensual e sofisticada, ou um painel com uma imagem de uma praia paradisíaca.

loja feminina de roupas de praia decorada
Decoração para loja de roupas femininas de praia

Deixe o seu diferencial à mostra

A aparência da sua vitrine atrairá os clientes ou os afastará. Crie uma fachada que cativa sem ser berrante. Como as lojas de roupas femininas apresentam um estilo distinto de produto, sua fachada também deve incluir toques distintos para dar aos clientes uma amostra do que você vende.

Por exemplo, uma iluminação especial para a entrada de sua loja pode chamar muito a atenção. Elementos exclusivos, únicos, diferenciados devem ser o primeiro item da sua lista criativa.

como decorar a entrada da loja feminina pequena
A iluminação pode te ajudar a atrair clientes, além de deixar a fachada da loja mais bonita

Crie um espaço aconchegante e acolhedor

Use o tamanho pequeno da boutique para sua vantagem criando uma atmosfera íntima. A iluminação suave, em vez da iluminação fluorescente típica de grandes lojas, ajudará a criar essa atmosfera.

Use iluminação estrategicamente posicionada para destacar produtos em seus displays, iluminando-os por baixo. Um carpete ou piso de madeira de alta qualidade cria uma sensação mais convidativa do que o simples linóleo.

Como a loja, o interior deve incluir toques distintos que adicionam um sabor especial ao seu estabelecimento, painéis metálicos em seu design de interiores, por exemplo. Considere adicionar texturas luxuosas como cetim, móveis com um estilo incomum ou móveis que se encaixam em um período de tempo específico.

como usar a iluminaçao na decoracao da loja feminina
Luzes apontadas para os produtos são um bom truque para embelezar e aumentas as vendas
decoracao de loja pequena com piso laminado
Móveis com revestimento laminado imitando madeira combinaram com o piso
decoracao de loja pequena com produtos a mostra
O piso em madeira cria um espaço mais convidativo e que contrasta bem com os produtos

Como organizar o espaço da loja

As lojas pequenas devem ter um leiaute de formato livre para que os clientes passem ao redor das prateleiras de roupas ou do perímetro. Seu objetivo é estimulá-los a navegar pela mercadoria, em vez de tornar a pesquisa o mais eficiente possível.

Isso significa evitar caminhos diretos que bloqueiam a visualização de outras áreas da boutique. Racks menores e redondos combinados com displays incentivam a navegação contínua. Use pontos focais, como exibição de manequins, para criar diferentes seções da loja com tipos específicos de produtos.

Essa estratégia evitará que sua loja pareça desordenada. Altere as mercadorias mostradas periodicamente para manter a loja interessante para seus clientes e para exibir itens sazonais, como a decoração de natal, por exemplo.

loja pequena feminina com decoracao clean e piso laminado
Deixe itens em oferta numa mesa de centro com iluminação focada
como organizar uma loja feminina de roupas pequena
Organize a loja de forma a facilitar a passagem dos clientes pelos produtos
decoracao clean para loja feminina pequena de roupas e variedades
Aproveite um espaço pequeno colocando vários produtos em destaque

Ideias pra decorar uma lojinha de doces

As lojas de doces têm um apelo intemporal e encantador. Algumas são projetadas com uma estética vintage, enquanto outras são elegantes e modernas.

As crianças são imediatamente atraídas pelas exibições brilhantes, seleção de doces e decoração extravagante. Os adultos não podem deixar de satisfazer tanto o seu paladar guloso quanto o sentimento de nostalgia da infância. Por isso, não é surpresa que existam tantas lojas de doces populares em todo o país.

decoracao para loja de doces pequenas
As cores claras na parede dão leveza e fazem do ambiente acolhedor
decoracao de loja de doces infantil
Neste projeto, o apelo foi voltado pra uma decoração mais infantil
decoracao de loja de doces com piso vintage
O piso vintage é ideal para fazer adultos lembrarem de sua infância

Você está pensando em abrir sua própria loja de confeitos? Ela é grande ou pequena? Você está perplexo em como você quer projetar isso?

Há maneiras quase infinitas de atrair clientes por meio de opções de decoração e exibição de doces. Abaixo temos algumas grandes ideias para aqueles que estão entrando no mundo da loja de doces e que querem conquistar mais clientes ou manter fieis os que já tem.

Mantenha as paredes e pisos simples

Qual é o maior destaque em sua loja de doces? O doce, claro! Embora seja tentador pintar as paredes da loja com todas as cores do arco-íris, pode ser sábio reconsiderar.

Muitas cores ao mesmo tempo podem ser uma sobrecarga sensorial. Além disso, pode ser mais difícil para os clientes encontrarem o doce de sua escolha, que provavelmente vai se misturar ao fundo entre tantas colorações.

As paredes, tetos e pisos podem ser totalmente brancos para deixar os doces se destacarem ou em cores bem claras. Prateleiras e distribuidores são os que adicionarão lindos toques de cor. Embora, em última análise, a escolha da decoração seja sua, muitas amadas lojas de doces emprestaram esse design menos sofisticado.

como decorar uma loja pequena de doces
Piso branco e cores claras dão destaque ao que importa – os doces

Mude com as estações

Todos os anos, milhões de pessoas correm para as lojas de doces por conta das festas específicas, como no Halloween, no Natal e na Páscoa. Estes são sempre os principais assuntos das compras. Donos de lojas de chocolate devem aproveitar ao máximo esses horários de pico e pensar em mudar seu estoque com a estação.

Há muitas maneiras de mudar a loja para um feriado. Por exemplo, durante a época de natal, coloque chocolates com invólucros com tema (como os do Papai noel, renas, árvores de natal), venda chocolate moldado na forma de sinos e caixas de presentes, monte uma exposição com guloseimas centradas no presépio, como se estivessem oferecendo doces ao menino Jesus, dentre várias outras possibilidades que sua imaginação pode proporcionar!

loja de doces pequena com decoracao para dia das bruxas
Decoração de Halloween para loja de doces
loja de doces decorada para o natal
Decoração natalina em loja de doces
como decorar uma doceria para a pascoa
Ideia para decorar uma loja de doces pra Páscoa
enfeite colorido para loja de doces na pascoa
Enfeite colorido para o balcão da loja na Páscoa
como decorar uma doceria no natal e aumentar as vendas
Ideia para decorar uma loja de doces no Natal

Marque seus doces

Você faz seus próprios doces caseiros vende em sua loja de chocolate gourmet? Estes são exclusivamente seus, portanto, certifique-se de que os clientes saibam disso.

Você pode criar seus próprios invólucros para seus produtos promovendo, assim, a marca da sua empresa. Essas embalagens devem ter o nome da loja e permitir que os clientes saibam um pouco sobre o doce que estão prestes a desfrutar com um ou dois parágrafos descritivos.

Para mais ideias, tente imprimir etiquetas e colocá-las dentro ou na frente de potes de doces soltos. Encomende sacos de plástico com sua marca para os clientes que compram doces a granel. Se você tiver um slogan ou logotipo divertido, inclua-o em todos os invólucros, caixas, bolsas e muito mais. Tudo isso garante que os clientes não se esqueçam do seu estabelecimento.

como decorar o doce com etiqueta
Ideia de etiqueta para doce
como decorar o doce vendido na minha loja
Criatividade na hora de decorar os doces também é importante
modelos de etiquetas para doces
Sugestões de etiquetas para ornamentar seus doces

Outras lojas pequenas decoradas

Existem várias formas de decorar uma loja e cada tipo de loja demanda uma maneira de se decorar. Nessa matéria, entretanto, prendemo-nos em falar sobre decorar lojas pequenas femininas e de doces, mas em posts futuros falaremos da decoração de outros tipos de loja. Mas para você não ficar sem, veja algumas fotos de outras lojas com pouco espaço decoradas:

dicas para decorar loja de bijuteria
Numa loja de bijuteria, os produtos devem ficar à mostra e facilmente acessíveis
ideias para organizar e decorar loja de calçados pequena
Gaveteiro retrátil é uma boa opção para quem tem uma loja de sapatos pequena
dicas de iluminaçao para loja de cosmeticos
Na loja de cosméticos. ilumine os nichos em que ficam os produtos para destacá-los
decoracao divertida para loja de roupas
Abuse das cores numa loja infantil para uma decoração divertida
loja de roupas infantil pequena e colorida
Como dito, uma loja de roupas infantil pode e deve ser bem colorida
loja de calçados pequena com bancos
Coloque bancos próximos aos calçados para facilitar que as pessoas experimentem
como decorar loja de perfumes pequena
Perfumaria com decoração vintage cria a impressão de produtos tradicionais e de qualidade
como decorar uma loja de perfumes de forma moderna
De outra forma, uma decoração moderna também é bem vinda numa perfumaria
dicas para decorar uma loja de presentes pequena
Loja de presentes pequena – deixe sempre os produtos à mostra
dicas e ideias para decorar loja de roupas masculina pequena
Decoração moderna para loja de roupas masculina – luzes claras contrastam bem com o piso escuro
ideias e opçoes para decorar loja de bijuteria pequena
Num comércio de bijuterias, a decoração deve ser simples para a atenção ficar nas peças
como decorar uma loja de relogios pequena
Numa loja de relógios, deixe a iluminação da loja e escura e os balcões iluminados para dar foco na mercadoria

Pra encerrar, veja esse vídeo com dicas para decorar uma loja pequena:

Com essas dicas e sugestões que demos, só falta você arregaçar as mangas e começar o trabalho de decoração da sua loja pequena, seja ela de roupas femininas, de doces, com tema de natal, vintage ou como for. Compartilhe esse post e deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou outras dicas imperdíveis!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest