22 Jardins de Inverno na Sala de Jantar + Vídeo com 7 melhores plantas!

Veja como ter um belo jardim de inverno acoplado em sua sala de jantar. O jardim de inverno é uma das decorações mais versáteis que existe, isso porque ele pode ser adaptada a qualquer lugar da casa e ainda traz toda a delicadeza da natureza para seu ambiente familiar.

O jardim de inverno se destaca porque o preço que nele se investe é bem variado, sendo possível realizar projetos mais simples e, consequentemente, mais baratos, e outros bem elaborados, a um custo bem maior. Na nossa matéria, mostraremos

Como combinar seu jardim de inverno com o mobiliário da sala de jantar

Quando pensamos em sala de jantar, logo podemos imaginar os móveis que ficarão nesse ambiente como, por exemplo, a mesa de jantar, armários, prateleiras e etc., esses móveis podem ser escolhidos a dedo e, caso você goste, você poderá optar por alguns elementos de madeira que irão complementar de maneira formidável seu jardim de inverno.

Depois de pensar em tudo que ficará no externo do seu jardim de inverno é hora de pensar no interno. Não é uma tarefa muito difícil deixar tudo lindo e utilizar cada espaço ao máximo, para os jardins de inverno pequenos, você pode pensar em objetos mais minimalistas como alvo da sua decoração, fazendo com que fique o local propício para um bom descanso. Já para os jardins de inverno que tiverem um espaço maior você poderá investir em uma mobília mais marcante, espaçada e espaçosa.

sala de jantar com jardim de inverno vertical
A mobília de madeira combina bem com o jardim vertical dentro da sala de jantar
foto de jardim de inverno externo a sala de jantar
Se o jardim de inverno for na área externa, não precisa muito se preocupar com as combinações
foto de sala de jantar com jardim de inverno de dois lados
Nesta sala, predominantemente rústica, os móveis em madeira antiga combinam com o cercado de plantas

Construção: o que você deve levar em conta

É importante se ter em mente qual será o tamanho de seu jardim de inverno, jardins menores tendem a ser mais rápidos e não dar grande trabalho, já os jardins maiores exigirão de você um bom planejamento e um custo mais elevado, isso porque podem envolver mudanças estruturais no ambiente.

O orçamento é um dos passos essenciais que se deve considerar e, para que tudo saia conforme o planejado, um gerente de projeto pode ser contratado, fazendo assim com que as despesas sejam controladas e tudo seja concluído dentro do prazo determinado.

Tenha consciência que quando falamos em construção muitas coisas podem acontecer, por isso, tenha sempre uma reserva a mais para o caso de acontecer algum imprevisto. O planejamento é algo que não se deve economizar, afinal, é melhor um projeto durável do que um projeto que te dê sérias dores de cabeça no futuro (além de gastos a mais).

foto de sala de jantar com jardim de inverno externo
Jardins externos podem ser mais simples de se fazer, ainda mais quando pequenos
foto de sala de estar integrada a sala de jantar com jardim de inverno grande
Outros maiores, com plantas grandes, podem envolver obras mais complexas, com atenção para a raiz dos vegetais
sala de jantar junto da cozinha com jardim de inverno do lado
O jardim de inverno traz beleza e modernidade, sendo um investimento que vale muito a pena

Melhores plantas para o jardim de inverno

Então, agora que você já sabe o mínimo necessário para construir um jardim de inverno, é hora de descobrir quais são as melhores plantas para ele, isso você descobre no vídeo abaixo:

Por que o jardim de inverno é perfeito pra sala de jantar?

A sala de jantar costuma ser um lugar de comunhão, onde toda a família se reúne para fazer suas refeições e conversar bastante, e o jardim de inverno é um espaço que traz ar livre para ao ambiente e serve como lugarzinho a mais pra esticar a conversa, transformando o espaço e dando vida a todo o local, por isso que a combinação sala de jantar + jardim de inverno é tão perfeita.

foto de sala de jantar pequena com jardim de inverno fora
Sala de jantar com jardim de inverno externo – uma área a mais pra confraternizar
sala de jantar com tapete e jardim de inverno dentro
Por outro lado, quando o jardim de inverno fica no mesmo cômodo que a sala, ele traz frescor e beleza ao ambiente

Uma função interessante a que se pode atribuir ao jardim de inverno é de recreação para as crianças. A maior parte das crianças pequenas ainda não se alimenta da mesma comida que os adultos ou come em horários diferentes, com o jardim de inverno em sua sala de jantar você poderá colocar elementos e passatempos que tomem a atenção da criança fazendo com que ela se divirta e você faça sua refeição sem tirar os olhos dos pequenos e ainda possa confraternizar com o pessoal sem muito se preocupar com as crianças, uma vez que elas estarão próximas.

imagem de jardim de inverno grande com area de confraternizaçao
Se o espaço é grande e o jardim de inverno é amplo e externo, ele pode servir como área de recreação para crianças e de confraternização para adultos

3 formas de se ter um jardim na sala

Há diversos modelos de jardim de inverno, cada um tem sua beleza mas todos procuram trazer o mesmo aspecto pro ambiente: uma continuação natural. Para que você tenha inspiração para pensar no seu próprio jardim de inverno, separamos três lindas ideias, vamos lá?

  • Jardins de inverno clássicos: Este é aquele jardim perfeito para toda ocasião, com uma proposta elegante e tradicional, normalmente trazem vasos de planta no solo e uma pequena separação da sala de jantar, propriamente dita, que pode se dar a partir de uma janela ou então de um “chão” diferente, feito em pedras por exemplo.
  • Jardins de inverno modernos: Modelo mais compacto, normalmente se apresenta na forma de jardim vertical, ou seja, aquele que apresenta plantas suspensas. É muito comum em apartamentos pequenos e ou salas de jantar com pouco espaço. É uma ideia legal para trazer mais cor pra sua sala de jantar de forma natural, além de proporcionar algum frescor para o ambiente.
  • Jardins de inverno ecléticos: Ficou em dúvida em qual das idéias usar? Faça um mescla das duas! Este modelo traz a proposta do clássico com um toque lindo do contemporâneo transformando seu jardim de inverno em um lugar único. A junção dos dois estilos não é nada difícil de fazer, basta juntar seus elementos preferidos de ambos modelos e fazer algo que te agrade.
foto de sala de jantar com mesa de madeira e jardim suspenso
Projeto moderno com jardim vertical justaposto à mesa de jantar – destaque para a luminária pendente, ideal para momentos mais íntimos
foto de sala de jantar conjugada com a sala de estar planejada
Sala de jantar integrada à sala de estar com jardim vertical e nichos
foto de cozinha junto da sala de jantar com jardim de inverno
Cozinha integrada à sala de jantar com porta para um amplo jardim de inverno
foto de sala de jantar com sofa e jardim de inverno
Sala de jantar com sofá de alvenaria e jardim de inverno ao canto

Mais ideias pra se encantar com a decoração

No primeiro tópico disse a vocês que as melhores cores são as neutras, tanto nas paredes quanto nos elementos de decoração, isso porque elas permitem que o ambiente fique muito mais versátil. Elementos leves e alegres com detalhes que transmitam sua personalidade são a melhor pedida para a decoração do seu jardim de inverno – que pode trazer banquetas, pedras ornamentais, e flores colorida -, deixe sua criatividade fluir e faça do seu jardim de inverno o melhor lugar de sua casa.

E como visto, há diversas formas de fazer seu jardim de inverno, ele pode ser criado no menor espaço ou no maior, tudo dependerá do modelo de sua casa e de sua estrutura financeira. É importante que você procure por alguém especializado para te ajudar, pois além das plantas e dos objetos decorativos, o jardim de inverno também pode precisar de instalações elétricas e hidráulicas, a depender do tamanho desejado e da iluminação utilizada. Confira alguma outras fotos com mais ideias para ornamentar seu jardim de inverno na sala de jantar:

sala de jantar com mesa de madeira e jardim de inverno no canto
O jardim de inverno ao canto traz sofisticação a essa sala de jantar integrada à cozinha
sala de jantar com jardim de inverno central e arvore grande
O jardim central e grande serve de ponto comum e bela vista a alguns cômodos, dentre eles, a sala de jantar, ao fundo
casa com decoracao em madeira e jardim de inverno no trajeto ate a sala de jantar
No mesmo sentido, o jardim de inverno aparece no trajeto que leva à sala de jantar, trazendo mais cor e vida à decoração
imagem jardim de inverno com fonte de agua visto da sala de jantar. imagem: atelier de paisagem
Vista da sala de jantar para o jardim de inverno
sala de jantar com jardim de inverno ao fundo separado por vidros
Outro jardim de inverno visto da sala de jantar, esse para ambientes com pouco espaço
foto de sala de jantar clean com jardim de inverno com arvores
A decoração clean e minimalista ao fundo é incrementada pela beleza que a natureza traz
sala de jantar externa com jardim de inverno florido
Aqui, inovação, uma vez que a mesa de jantar foi transportada para o jardim de inverno, que se destaca pela riqueza de cores
foto de lounge com jardim de inverno no meio e sala de jantar no canto
Em um imóvel completamente integrado, o jardim de inverno é o ponto comum que separa grande parte dos cômodos
imagem de sala de jantar rustica com plantas grandes no jardim de inverno
Ressaltando a rusticidade do ambiente, trazida pelos móveis em madeira e pelo piso em cimento, tem-se um jardim de inverno bem selvagem, com grandes plantas

Pense com carinho em cada detalhe e se surpreenda com o resultado! Espero que tenha gostado das dicas, não esqueça de deixar sua opinião ou sugestão aqui nos comentários.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest