59 Lustres para Decorar sua Sala de Jantar + Tutorial DIY de Lustre de Cristal!

Um ponto muito importante em que se deve prestar bastante atenção na hora de decorar nossa casa é a iluminação. Há diversas possibilidades no mercado, entre elas lustres, candelabros e pendentes, cada um com sua personalidade e cada um trazendo para um ambiente um tipo de iluminação.

É importante se escolher a iluminação certa para que todo o ambiente fique além de harmônico, bonito e convidativo, isso em todos os cômodos da casa, principalmente naqueles que tem como foco principal reunir o pessoal.

Hoje vamos falar de um lugar em especial: a sala de jantar, um lugar que precisa de uma boa atenção em relação à iluminação, por isso, os lustres serão os principais protagonistas da matéria.

Que tipos de lustre posso usar na sala de jantar?

Quer conhecer um pouco mais sobre lustres para sala de jantar? Então continue lendo porque tem muita dica bacana nas próximas linhas. Veja na tabela abaixo um pouco sobre os principais tipos de lustre:

CristalModelo clássico, apresenta vários formatos (quadrado, retangular, redondo, cascata e com cúpula), comumente usado em decorações tradicionalistas e modernas.
CandelabroEstilo dos lustres antigos, que eram com luz de velas, normalmente são de ferro ou madeira. São a melhor pedida para quem gosta de sala de jantar rústica.
ModernoTrazem uma combinação de materiais e formatos, sendo ideais para decorações clean e contemporâneas.

Lustres de cristal

Já iremos começar de cara com o “queridinho” de todos, o lustre de cristal é uma ótima opção para a sala de jantar, pois ele tem a proposta de trazer um ar e uma visão agradável ao ambiente. Esse tipo de lustre possui vários modelos para você poder escolher e levar para casa o que você mais gostar, confira alguns deles:

  • Quadrado: O lustre de cristal quadrado tem a proposta de deixar o ambiente mais elegante e moderno. Para as salas de jantar menores, um modelo interessante é o quadrado no estilo cascata, seus pequenos detalhes fazem com que o ambiente pareça maior. Para as salas maiores você também deverá investir em lustres maiores, é importante lembrar que nunca se deve colocar um lustre maior em um local menor e vice-versa, pois isso deixará o espaço mal planejado.
  • Retangular: O modelo retangular é ótimo para quem curte um ambiente mais minimalista, o diferencial do lustre retangular é que não se é indicado colocá-lo em qualquer lugar, o ideal é que ele seja posicionado acima de um móvel que tenha a mesma forma que a sua.
  • Redondo: Um dos modelos mais charmosos é o modelo redondo, isso porque seu formato redondo faz com que a luz que vem de cima reflita em seus cristais dando uma ótima sensação a quem está olhando. Uma dica para esse modelo é colocá-lo sobre uma mesa de vidro para que a sombra do lustre não seja algo cansativo.
  • Cascata: Esse modelo costuma ser o mais comprido de todos, por isso, ele não é o mais indicado para a sala de jantar ou qualquer ambiente que seja no térreo, mas ele é uma ótima opção para quem mora em casas que possuem andares.
  • Com cúpula: A mistura do cristal e a cúpula traz ao ambiente um ar contemporâneo com um toque todo especial de retrô. Ele é um modelo da família dos lustres grandes, por isso, ele é mais indicado para as salas de jantar maiores.

Nestes ou em qualquer outro modelo de lustres que vamos citar é importante escolher bem as lâmpadas que serão usadas, indicamos que você opte sempre pelas lâmpadas amarelas. Veja agora algumas fotos de sala de jantar com lustres de cristal:

participe do sorteio
sorteio de robô inteligente de limpeza
foto de sala grande com lustre grande e decoracao moderna
Um lustre em cascata grande combina com uma sala grande
imagem de sala decorada com lustre cascata
Para salas menores, logicamente, o lustre em cascata deve ser menor
imagem de lustre elegante e quadrado de cristais na sala
Existem também modelos quadrados de lustre em cascata, bem elegantes
imagem de lustre de cupula preta
Os modelos com cúpula redonda são clássicos
imagem de sala de jantar branca com lustre de cristal redondo
Este aqui, todo redondo, é bem moderno e combina com esse tipo de decoração
foto de sala de jantar colorida com lustre da moda
Aqui, um modelo arredondado com cúpula e detalhes em cristal
foto de lustre retangular de cristal pra sala de jantar
Um tipo que ilumina bastante é o lustre retangular
foto de sala de jantar grande com lustre retangular
Esse tipo de lustre anda bem combinado com mesas retangulares, combinando formas
imagem de sala de jantar com lustre pendente e detalhes em cristal
A cúpula redonda combinada com cristais é um dos modelos de lustre pra sala de jantar mais elegantes
foto de sala decorada moderna com lustre
Os lustres de cristal também combinam bastante com outros tipos de iluminação, como essas feitas no gesso

Gostou da ideia dos lustres de cristal? Aprenda o DIY de um lustre que imita cristal e que fica lindo!

Lustre candelabro

Para quem curte o estilo antigo, este tipo de lustre é o certo! O lustre candelabro é uma das opções mais lindas de todas, sua beleza é tanta que ele acaba ganhando destaque na decoração. O lustre candelabro costuma seguir sempre o mesmo modelo, porém, é possível encontrar o mesmo em diversos tipos de material, quer ver?

  1. Acrílico: O candelabro em acrílico é um dos mais versáteis existentes, ele fica lindo no quarto, na sala de estar e principalmente na sala de jantar. Para deixar sua sala de jantar linda opte pelo candelabro em acrílico e móveis em madeira, sem dúvidas será a junção perfeita.
  2. Ferro: Muitas pessoas pensam que os candelabros de ferro deixam de ser lindos e acabam se tornando grotescos, mas, isso não é verdade. O candelabro de ferro é perfeito para aquelas pessoas que querem misturar um estilo mais rústico com um toque de romantismo.
imagem de sala de jantar vintage com candelabro de ferro
O candelabro de ferro é ideal para decorar uma sala vintage
foto de sala de jantar rustica com candelabro de acrilico
O candelabro em acrílico fica bonito para uma sala rústica, imitando luz de velas
sala de jantar com candelabro elegante
Nesta chiquérrima sala de jantar, há um candelabro diferente, com detalhes em cristais, tornando o espaço ainda mais charmoso
sala de jantar minimalista com lustre pendente tipo candelabro
Mas veja que o candelabro também fica muito bonito para decorar ambientes modernos, como essa sala de jantar minimalista

Lustre moderno

Os lustres modernos dão ao ambiente um ar muito elegante e, ao mesmo tempo, totalmente jovial. Um dos pontos que mais chamam a atenção para os lustres modernos é a junção de dois modelos, por exemplo, o lustre de cristal com cúpula ou os lustres provençais, como você viu em algumas fotos acima.

Você deve tomar cuidado quando o assunto for lustres modernos, pois em muitos lugares o que pode aparecer são apenas pendentes e estes possuem uma grande diferença do próprio lustre, sobre que detalharemos abaixo. Assim como o lustre moderno, é preciso que você pense em uma decoração moderna, aposte em uma mesa de vidro no caso de lustres menores ou mesas de madeira no caso de lustres maiores. Veja nas imagens abaixo alguns modelos de lustres super modernos:

imagem de lustre moderno com formato diferente
A maior parte dos lustres modernos tem formatos diferenciados
lustre para sala de jantar com formas geometricas
Este combina elementos do candelabro com formas geométricas
sala de jantar moderna com lustre diferenciado
Este apresenta padrões arredondados de movimento, combinando com essa cozinha integrada a sala de jantar bem moderna
sala de jantar com lustre moderno em forma de arvore
Aqui se misturam elementos rústicos, como as cores, com modernos, como a iluminação e o formato do lustre, imitando galhos
foto de lustre em padrao inexplicavel
Outro modelo em diferenciado, com formato em padrões diversos e luz amarela
sala de jantar com teto preto e luminaria dourada
Nesse ambiente, a mistura é de elementos vintage, como o espelho e o papel de parede, com outros modernos – a luminária
sala de jantar clean com lustre da moda
Nesta sala de jantar, com decoração e cores mais leves, foi usado um lustre parecido com o da foto anterior
tendencias de lustre para decorar salas integradas
O lustre pode ser usado para iluminar ambientes integrados (sala de jantar e sala de estar), a cara da decoração atual
imagem de sala de jantar com lustre acobreado
A cor bronze e o formato irregular desse lustre dão um toque de modernidade e combinam bem com a mesa de jantar
foto de lustre decorado em sala de jantar com paredes escuras
Para encerrar, outro lustre com design diferente e várias lâmpadas, bom para clarear bem o ambiente

Diferença entre lustres e pendentes

Como citei para vocês há uma grande diferença entre os lustres e os pendentes, isso porque os lustres são aqueles que possuem várias lâmpadas, juntamente com várias ramificações fazendo com que o ambiente fique mais iluminado e mais elegante.

Os pendentes possuem um ar mais contemporâneo, sua iluminação é mais específica, não contando com dezenas de lâmpadas e, por muitas vezes, não abrangem todo o ambiente, fazendo com que se torne necessário o uso de mais de um pendente se a intenção for iluminar um espaço maior.

Para não se perder siga, uma regra básica, todo lustre é um pendente, mas nem sempre um pendente pode ser chamado de lustre, isso porque, para o pendente ser um lustre ele precisa ter o brilho de materiais como o vidro ou o metal que são peças tradicionais do lustre, observe bem essa característica na hora da compra e tenha certeza do que está levando para casa. Atente-se para as diferenças sobre as quais falei nas fotos abaixo e, se mesmo assim você não tiver entendido, veja a tabela que mostra as principais diferenças, logo depois das fotos:

sala de jantar com 2 lustres
Repare como os lustres tem várias lâmpadas e elementos em metal ou vidro
imagem de sala de jantar com dois pendentes
O pendente, por sua vez, costuma ter uma só lâmpada
sala de jantar vintage com lustre de vidro
Aqui, um elegante lustre vintage em vidro
foto de sala de jantar com papel de parede combinando com o pendente
Nesta foto, o pendente simples combina com as tonalidades do papel de parede
LustreTem várias lâmpadas, conta com elementos em metal ou vidro e pode aparecer sem cúpula
PendenteCostuma ter uma lâmpada, apresentando materiais diversos e, normalmente, conta com cúpula

Seleção de outras salas de jantar com lustres

Se as fotos que separamos e as dicas que demos não bastaram para você decidir qual tipo de lustre vai iluminar a sua sala de jantar, separamos outra seleção de imagens para te inspirar:

imagem de lustre amarelo em sala de jantar com cortina amarela
A cor do lustre pode combinar com elementos da sala de jantar colorida, como a cortina
foto de lustre redondo em sala de jantar classica
O lustre também pode ser um pouco diferente dos demais elementos da sala, se a intenção é dar destaque a ele
sala de jantar com espelho e lustre baixo
Neste ambiente, uma proposta diferente, já que o lustre aparece bem baixo
sala de jantar moderna com lustre de ferro
Um lustre “bruto”, feito em ferro, decora essa sala moderna
lustre de bolas redondas de led
Existem opções modernas de lustres que já contam com luzes de LED
sala de jantar antiga com lustre de cristal
O lustre de cristais é elemento indispensável para quem quer uma decoração antiga
sala de jantar retro com tapete e lustre antigo
Um modelo reproduzindo os lustres dos anos 1940 na decoração dessa sala de jantar retro
sala de jantar com poltronas vermelhas e lustre diferente
Um design mais moderno com as formas arredondadas nesse modelo
sala de jantar contemporanea com lustre grande
Aqui, um lustre bem grande no formato de um floco de neve decora essa sala de jantar contemporânea
sala de jantar clean com lustre branco
Um dos modelos mais bonitos, na cor branca, com formato de galhos
sala de jantar amarela com lustre de pendentes ambar
Lustre âmbar combinando com o amarelo das paredes dessa sala de jantar
lustre para sala de jantar em estilo industrial
Modelo para decoração no estilo industrial
lustre moderno com iluminaçao parecida com velas em sala de parede verde
Mistura de elementos retro e modernos, pois a iluminação simula luz de velas mas conta com um formato da moda
sala de jantar com lustre de madeira diferenciado
Para amantes de decorações bem tradicionais, lustre de madeira, combinando com a mobília e cores da sala de jantar
lustre baixo em sala de jantar ampla
Usar o lustre baixo traz mais intimidade para os momentos em volta da mesa de jantar
sala de jantar com lustre rustico e decoracao moderna
Aqui se misturam elementos, pois a decoração da sala é moderna e o lustre é rústico
sala de jantar com lustre e espelho para decorar
A sala de jantar com lustre e espelho fica ainda mais bonita, experimente!
sala de jantar com lustre e luzes amarelas
As luzes amarelas deixam o ambiente mais aconchegante
sala de jantar com dois pendentes para iluminar
Diferente das demais fotos, aqui vemos dois pendentes iluminando a mesa de jantar
sala de jantar branca com lustre de metal
Sala de jantar branca combina com um belo lustre de aço
sala de jantar com dois lustres de madeira
A depender do tamanho do ambiente, você pode usar dois lustres
sala de jantar conjugada com a cozinha e dois lustres
Numa sala de jantar integrada com a cozinha, também é possível usar dois lustres
foto de sala de jantar decorada com espelho e lustre de cristal
Os lustres também servem a salas pequenas, que podem ganhar sensação de maior espaço se decoradas com um espelho
sala de estar conjugada com a sala de jantar contando com dois lustres
Outro exemplo de salas integradas contando com dois lustres, um pra sala de jantar outro pra sala de jantar
lustre ambar com varias luzes pra sala de jantar
Lustre com vários pendentes na tonalidade âmbar, um dos mais procurados
imagem de lustre espelhado visto no pinterest
Lustre para sala de jantar bem moderno, com aparência espelhada
sala de jantar chique com lustre de cristal
O lustre de cristal contribui para o estilo clássico das cadeiras de madeira e das cortinas
sala de jantar com lustre vintage e cadeira vitoriana
Sala de jantar super vintage com lustres de cristal, mesa de madeira e cadeiras vitorianas
foto de sala de jantar com dois pendentes sobre a sala de jantar
Pra finalizar e ressaltar a diferença de lustre e pendente, um ambiente decorado com dois pendentes simples

Agora chegou a sua vez, escolha o modelo que mais condiz com a sua personalidade ou com a personalidade de sua casa e transforme toda sua sala de jantar. Lembre-se que o tamanho do seu lustre, o material e o tipo de iluminação que ele irá apresentar fazem toda a diferença na hora de montar o resto da decoração.

Depois de todas essas dicas e informações ficou fácil escolher seu lustre novo, não é mesmo? Então não esqueça de nos deixar aqui nos comentários qual foi o modelo que você mais gostou.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
4 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *