3 Tipos de Reforma em Casa: Como Planejar, Executar e Manter?

Reformar nossa casa não é algo simples, há varias etapas a serem seguidas para conseguir o resultado desejado. Por isso, você deve saber o que fazer antes de reformar, qual processo será seguido para transformar a sua casa, assim como as necessidades para manter tudo aquilo. Leia esse guia trazido pelo blog Sua Decoração e comece já a colocar a sua reforma em ação!

Publicado em e atualizado em: 28-06-2022.

Cansou da decoração antiga da sua casa? Pensa que a disposição dos móveis já não faz mais sentido? Quer dar uma repaginada na aparência do seu lar?

Confira Nosso Guia Completo Que Vai Dar Um Passo A Passo Para Você Reformar A Sua Casa Do Jeito Que Você Sempre Sonhou E Sem Ter Dores De Cabeça No Caminho!
Confira nosso guia completo que vai dar um passo a passo para você reformar a sua casa do jeito que você sempre sonhou e sem ter dores de cabeça no caminho!

Então, você precisa fazer uma reforma em casa! Mas você sabia que existem vários tipos de reformas? Saiba que você não precisa sair quebrando tudo para poder transformar o seu lar! Veja na sequência.

Conheça os 3 tipos de reformas de casa!

As reformas podem ser divididas em 3 grandes categorias. Confira:

Repaginação

Antes E Depois De Repaginar O Quarto, Reorganizando Posições E Trocando Móveis
Antes e depois de repaginar o quarto, reorganizando posições, instalando cortinas e trocando móveis

“Dar uma repaginada” na sua casa não exige quebradeira nem aprovação de órgãos públicos para que possa acontecer a reforma. Nesse caso, você não precisa iniciar uma obra para poder renovar seu cantinho preferido.

Por exemplo, é possível repaginar o ambiente usando acessórios novos, mudando a pintura, trocando os móveis de lugar, etc.

A ideia da repaginação é poder alterar um ambiente sem incluir os constantes problemas que envolvem as obras. Como não é preciso quebrar nenhuma estrutura, é possível obter o resultado esperado de forma rápida e eficiente.

Esse é o tipo de reforma ideal para quem quer dar um novo visual à casa, mas sem demorar ou gastar muito. Além disso, é excelente para decorar casas alugadas, pois grande parte das alterações que você fizer não custarão muito ou poderão ser levadas quando você se mudar.

Ampliação

Antes E Depois De Reformar A Cozinha, Ampliando-A E Trocando Os Móveis Planejados
Antes e depois de reformar a cozinha, ampliando-a e trocando os móveis planejados

A ampliação é a reforma indicada para quem deseja ampliar a área do imóvel. Ou seja, diferentemente da repaginação, aqui já é necessária uma obra com acompanhamento profissional. A construção de novas áreas pode ser feita de três maneiras:

  • Aumento da metragem quadrada de área construída;
  • Construção de anexo adjacente à estrutura já existente;
  • Análise da construção e elaboração de laudo técnico para verificar se a estrutura suporta a ampliação.

Todos os casos citados acima dependem de um tempo e um orçamento maior para a obra. Se você desejar ampliar qualquer espaço na sua casa, tenha a consciência de que os gastos serão grandes e o prazo de entrega será longo.

Demolição

Demolir para diminuir. Diferentemente da ampliação, a reforma com demolição tem o objetivo de reduzir a metragem de área construída. Para isso, é necessário demolir parte da edificação, o que pode alterar a obra estruturalmente.

Por isso, tenha cuidado! Esse projeto deve ser feito por um profissional especializado para que a parte demolida não prejudique o restante da construção que permanecerá intacta.

Fotos com mais reformas

Antes E Depois De Repaginar O Banheiro Gastando Pouco
Antes e depois de repaginar o banheiro gastando pouco
Antes E Depois De Pintar O Quarto E Trocar Alguns Móveis
Antes e depois de pintar o quarto e trocar alguns móveis
Antes E Depois De Reformar A Edícula, Demolindo Paredes E Refazendo O Interior
Antes e depois de reformar a edícula, demolindo paredes e refazendo o interior
Antes E Depois De Reformar A Cozinha Gastando Muito
Antes e depois de reformar a cozinha gastando muito
Antes E Depois De Transformar Um Quarto Em Cozinha Gourmet E Integrá-Lo Com A Sala De Jantar
Antes e depois de transformar um quarto em cozinha gourmet e integrá-lo com a sala de jantar – projeto de arquiteto renomado
Antes E Depois De Reformar Um Banheiro
Antes e depois de reformar um banheiro
Antes E Depois De Reformar A Fachada Da Casa
Antes e depois de reformar a fachada da casa
Antes E Depois De Pintar O Quarto E Trocar Os Móveis
Antes e depois de pintar o quarto e trocar os móveis
Antes E Depois De Reformar A Sala, Criando Um Cômodo Mais Moderno
Antes e depois de reformar a sala, criando um cômodo mais moderno
Antes E Depois De Reformar A Sala, Também Voltando-Se Para Uma Decoração Mais Moderna
Antes e depois de reformar a sala, também voltando-se para uma decoração mais moderna e melhor aproveitando o espaço com prateleiras
Antes E Depois De Repaginar O Quarto, Trocando O Papel De Parede E Os Móveis
Antes e depois de repaginar o quarto, trocando o papel de parede e os móveis

4 dicas para planejar e executar reformas em casa

Agora que você conhece as categorias de reformas e já escolheu qual você irá fazer na sua casa, é hora de planejá-la e executá-la! Confira algumas dicas de como tocar esse projeto adiante.

Defina os principais objetivos

Toda reforma tem um objetivo. O primeiro passo é definir qual é o principal objetivo da sua reforma! Você precisa de um ajuste total ou parcial na estrutura? Você deseja corrigir falhas estruturais ou transformar radicalmente o ambiente? Quer ampliar ou diminuir a área?

Você deve responder todas essas perguntas para poder traçar seu plano de reforma. Depois, tente segui-lo à risca para poder alcançar a sua meta final!

Fique atento ao orçamento máximo

O custo da reforma é uma problemática para muitas pessoas. Geralmente, obras costumam exigir um alto valor de investimento e podem acabar atrapalhando o controle financeiro. Para que isso não aconteça com você, fique atento ao planejamento orçamentário.

Faça uma planilha de gastos de acordo com cada vertente: mão de obra, revestimentos, materiais de construção, objetos decorativos, gastos excedentes, etc.

Desse modo, você consegue ter um controle maior sobre tudo o que você está gastando, tomando cuidado para não ultrapassar o orçamento preestabelecido.

Respeite o cronograma de obra

Assim como qualquer outro tipo de obra, a reforma deve seguir um cronograma preestabelecido para que se possa minimizar os riscos de atrasos na entrega.

Geralmente, o cronograma é feito pelo arquiteto responsável pela obra, mas você também pode ter seu próprio calendário.

É preciso estipular os prazos de todos os fatores inerentes à reforma: compra de materiais, horário de trabalho dos profissionais de mão de obra e entrega final do projeto.

Prepare-se para imprevistos

A principal recomendação tratada anteriormente é acompanhar de perto a reforma e tentar respeitar o cronograma. Mas, lembre-se: imprevistos podem acontecer, e está tudo bem!

É comum que alguns fatores possam atrasar a entrega da obra, principalmente quando a reforma é feita em imóveis antigos. Tubulações obstruídas, instalações elétricas obsoletas, canos entupidos…

São vários empecilhos que podem atrapalhar a finalização da obra e, consequentemente, aumentar o prazo de entrega.

Portanto, nossa dica final é: esteja preparado para os imprevistos! Eles são comuns e, provavelmente, também vão acontecer com você. O importante é não se desesperar — a sua reforma será concluída do melhor jeito possível!

Após a reforma, o que devo fazer?

Depois de planejar e executar sua reforma, chegou a hora de manter todas as mudanças feitas de forma impecável. Para isso, você deve apostar numa boa limpeza em todo o imóvel e também no serviço de dedetização de pragas. A seguir, falaremos mais sobre eles.

Limpeza

Após a reforma, você deve fazer uma faxina geral em todo o imóvel. Toda obra gera muita poeira, destroços, quebradeira… Geralmente, a casa inteira fica uma bagunça! Portanto, a primeira coisa a ser feita após a reforma é uma limpeza pesada em todos os cômodos.

Reúna os destroços, lixos e demais resíduos da reforma em lixeiras adequadas fora de casa. Tente descartá-los o mais rápido possível para não acumular sujeira no seu quintal e, consequentemente, atrair animais indesejáveis. A higiene vem em primeiro lugar!

Nunca Deixe Os Resquícios Da Reforma Se Acumularem Como Lixo Nas Proximidades Da Sua Casa
Nunca deixe os resquícios da reforma se acumularem como lixo nas proximidades da sua casa

Dedetização

Fez aquela limpeza intensa em todos os cômodos da casa? Agora, você não pode deixar de solicitar uma dedetização. O serviço profissional tem como objetivo eliminar a infestação de animais e insetos invasores, as chamadas pragas urbanas. É o caso de baratas, aranhas, roedores, mosquitos, moscas, formigas, escorpiões, entre outras espécies.

Os escombros e destroços das obras podem ser um chamariz para muitas das espécies citadas anteriormente. Os animais buscam água e alimento, e podem escolher o seu lar como abrigo!

Os escorpiões, por exemplo, costumam fazer seus ninhos em materiais de construção, entulho e lixo acumulado. Portanto, todo cuidado é pouco!

Confie nos serviços de uma dedetizadora de qualidade para que ela possa eliminar os focos atuais e impedir que novas infestações surjam no futuro.

Veja: Como Eliminar Mosquitos da Cozinha

Dedetizar É Importante Para A Manutenção Da Sua Reforma E Para A Conservação Do Seu Patrimônio
Dedetizar é importante para a manutenção da sua reforma e para a conservação do seu patrimônio

Gostou das dicas que o blog Sua Decoração trouxe para você? Coloque-as em prática quando for fazer uma reforma na sua casa e tenha tudo sob controle! Se sobrou alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *