33 Ideias para usar Prateleiras na Sala + Vídeo com DIY FÁCIL!

Item quase que fundamental em um projeto de decoração. Elas servem para tudo e podemos encontrá-las de vários tipos de materiais, além das que aparecem na forma de nichos, que hoje são feitas em paredes para acomodar todo tipo de objeto. Em se tratando de materiais, são bem variados, veja na tabela alguns deles e suas vantagens:

MadeiraAs mais comuns, devem ser de madeira tratada, porque duram mais. A prateleira de madeira combina em qualquer sala.
VidroMais delicadas e um pouco caras, ideais para quem quer uma decoração moderna.
CimentoMais duráveis de todas, podem ser também de baixo custo. Um grande problema delas é que não podem ser removidas.
MetalUm pouco brutas, não é comum encontrá-las nas salas, mas podem ser usadas porque tendem a ser de fácil instalação.

Onde usar prateleiras?

Muito úteis para otimizar espaços pequenos, onde podemos usá-las nas paredes acomodando bem tudo que precisamos. Aparecem nos mais diversos formatos e materiais, podendo ser planejadas conforme as suas necessidades. Por conta de toda essa versatilidade, as prateleiras podem ser utilizadas em qualquer cômodo e fazem muito bem pra nosso humor, pois quem não gosta de tudo arrumado e bonito? Mas nesta matéria vamos nos restringir aos usos que geram mais dúvidas entre as pessoas que estão decorando um espaço. Vem ver!

Prateleiras na sala de estar

foto de sala de estar com prateleira branca sobre a parede
A prateleira branca e em madeira em cima do sofá contribui para decorar a parede, que do contrário, ficaria um pouco morta

Totalmente clean, prateleiras de madeira acima do sofá. O ambiente ficou espaçoso, harmonioso, e muito bem decorado com esses objetos sobre as prateleiras. O uso das prateleiras na sala de estar é predominantemente decorativo, servindo mais para enfeitar o espaço. Eu sugiro também colocar porta-retratos e objetos que rememorem viagens legais que você já tenha feito.

foto de sala de estar com prateleira em forma de arvore decorando
Curiosa prateleira para gatos na sala de estar – o formato de árvore é intuitivo para os bichanos e ainda deixa a decoração da sala mais bonita

Em formato de árvore, esta prateleira acomoda até os gatos que adoram passear em prateleiras, tenho dois gatos e sei o que eles fazem… Reparem no seguimento dela, sobre o sofá e as outras partes que não foram exploradas provavelmente para deixarem os felinos mais à vontade. Mas se você não tem gatos, nesta prateleira cabe quase tudo que você precisa, e seu formato despojado dispensa comentários.

Na sala com TV:

foto de prateleira grande para sala de estar pequena de apartamento
As prateleiras abarcadas por essa pequena sala de estar de apartamento traduzem um charme a mais, uma vez que os objetos decorativos (relógio e quadros) são dispostos sem ser pregados nas paredes

Aqui além da prateleira para TV precisamos de um bom sofá. Aqui além da prateleira, temos um rack para TV, embaixo um armário que compõe o rack. O sofá é maravilhoso e os quadros dispostos na parede sem serem pendurados, dá um charme ao ambiente, eu só acrescentaria um apoio para os pés no meio da sala.

sala de estar decorada com prateleiras e objetos vermelhos
A TV afixada na parede é cercada por um rack com prateleiras planejado, que torna o ambiente bem organizado e ocupa toda a parede, trazendo uma boa sensação pra quem olha

Apesar de simples, esta sala de TV é bem funcional e aconchegante, especialmente pelo jogo de cores que é feito. Foi feito um rack planejado de onde saem algumas prateleiras e nichos, facilitando bastante o aproveitamento do espaço disponível na parede. Os objetos decorativos são simplórios mas ornamentam bem a sala de estar, mas quem rouba a cena mesmo é a mesinha de centro, toda colorida.

O uso das prateleiras na sala de aula

O formato de prateleira abaixo apresentado é comumente encontrado no jardim de infância, em que o aprendizado ainda é bastante lúdico e existem vários materiais ao alcance das crianças. Nesse sentido, as prateleiras, especialmente na forma de nichos, são de fundamental importância para manter a sala de aula bem arrumada e bonita.

sala de aula infantil com prateleiras e nichos
Prateleiras com nichos e em pouca altura são ideais para organizar uma sala de aula infantil e tornar a escola um ambiente mais divertido

A premissa na foto abaixo é a mesma, e o destaque que se dá é que esse tipo de prateleira deve ser baixo, para que as crianças possam alcançar o que está albergado pelas prateleiras de forma simples, sem ter que escalar ou muito se esticar, evitando acidentes!

imagem de sala de aula infantil com prateleira e nichos
Outro exemplo em que temos um prateleira com nichos planejada para sala de aula infantil – fundamental que já ensina um pouco de organização pras crianças

Peça chave para uma sala pequena!

Vamos combinar, é onde mais usamos as prateleiras, por não ter muito espaço, aproveitamos o máximo as paredes. Porém, tomem o cuidado de não deixar o ambiente sobrecarregado de informações. Usem-nas com moderação e muita criatividade.

sala de estar com prateleiras, nichos e tv
Inovador espaço em que os nichos e prateleiras podem ser escondidos – ideal para focar a atenção na TV

Olhando assim, nem parece que o espaço é pequeno. As prateleiras acomodaram muito bem tudo que era preciso, TV, objetos de decoração, livros, tudo que se precisava. O interessante desse projeto é que há portas que podem, num piscar de olhos, ocultar parte dos nichos e prateleiras, deixando apenas a TV exposta e as prateleiras da parte de baixo, no rack. Uma ideia bem legal e que moderniza um ambiente pequeno, desde que bem planejada.

sala de estar com parede em l e nichos planejados
Essas prateleiras em forma de nicho são ideais para aproveitar quinas de salas em L, permitindo melhor aproveitar e decorar essas paredes

Adorei! Prateleiras de nichos para os cantos, ou esquinas das paredes, olha que charmoso e que ocupação muito bem otimizada de todo o espaço que nos sobra dentro do pouco espaço que temos. Ideal para livros, alguns objetos de decoração, como porta retratos. Ainda combinou com a parede de tijolinhos, que cria uma atmosfera rústica na decoração.

Prateleiras como incremento à sala de jantar

foto de sala de jantar rustica com prateleiras em madeira
Sala de jantar rústica repleta de prateleiras em madeira

Esta sala de jantar reproduz um ambiente bem caseiro, em que se tem prateleiras por toda a parede que estão expondo louças e peças da família, ornamentando com muita beleza o espaço e criando uma atmosfera mais aconchegante. A superposição de elementos rústicos nessa decoração, como o candelabro, o tapete e o piso, são peças chave na decoração dessa sala de jantar.

foto de sala de jantar com tapete preto e branco
Bem diferente do exemplo anterior, aqui temos uma sala de jantar bem clean e moderna, com prateleiras que abrigam livros e acessórios de decor

Neste exemplo temos as prateleiras em branco que combina com a mesa em branco, mas não torna em nenhum momento o ambiente monótono. Quadros, plantas, livros e outros objetos compõe o ambiente. O tapete listrado em preto e branco quebra com qualquer monotonia e traz equilíbrio a um espaço quase monocromático.

Utilidade na prestação de serviços – prateleira no estúdio de estética

Salões de beleza usam muito as prateleiras e nichos para acomodarem seus materiais de trabalho. No geral tudo é branco para simbolizar limpeza, mas algumas clínicas de estética apostam em cores como lilás e rosa, e também usam papéis de parede e coisas do tipo, pra trazer um pouco de delicadeza ao espaço.

sala de estetica com prateleira laqueada
A bancada e as pequenas prateleiras dessa sala de estética trazem ornamentos decorativos que buscam tornar o ambiente mais relaxante

A bancada e as pequenas prateleiras foram feitas em laca branca, uma tendência do momento. Percebam que no fundo existe um papel de parede para quebrar o branco do lugar assim como alguns objetos de decoração relacionados ao budismo, no afã de revelar a paz que o ambiente busca.

imagem do pinterest de sala de estetica com moveis pequenos
Sala de estética pequena contando com móveis adequados ao espaço disponível e prateleiras para expor os produtos

Neste estúdio de estética, temos pequenas prateleiras ao fundo que mostram os produtos que são usados nos procedimentos. É uma ideia legal sobretudo porque pode mostrar pra seus clientes que os produtos que você usa tem qualidade! Em relação a paredes, foi utilizado um tom amarronzado para tornar o espaço mais relaxante, o que se consagra também com a presença de discretos vasos de planta sobre os pequenos armarinhos.

Nichos com prateleiras na sala de costura

Quem disse que sala de costureira precisa ser desorganizada? Vou mostram uns exemplos que demonstram o contrário disso e que mostram como prateleiras e nichos podem embelezar e organizar um ambiente.

sala de costura pequena com prateleiras em l
Nessa sala de costura de canto, as prateleiras em L permitem que o pequeno espaço seja muito melhor aproveitado

Olha que ambiente mais organizado. Tudo tem seu lugar, as tesouras, as linhas, a máquina de costura, e nas prateleiras feitas de madeira os materiais que a costureira precisar, além de alguns objetos de decoração. Tom clarinho nas paredes, o ambiente parece até casinha de brinquedo. Muito bonito e organizado.

foto de sala de costura toda clean com nichos
Mais uma pequena sala de costura bem organizada com prateleira de nichos sobre a mesa de costura, tudo bem acessível e planejado

Nessa outra, a organização também é carro-chefe no espaço, várias caixinhas coloridas e delicadas servem para guardar os materiais de costura e, ao mesmo tempo, trazer cor e delicadeza à salinha de costura, que é toda branca. Achei bem delicado e acertado, ficou lindo!

Prateleiras ou nichos para livros

Aqui teremos várias opções deste prateleiras, nichos e até estantes.

sala de leitura com prateleiras em forma de quadrado
Sala de leitura rústica com prateleiras na forma de nichos, aproveitando muito bem o espaço

Esta sala faz as vezes de sala de leitura e de um espaço para passar horas conversando. Para otimizar o espaço, as prateleiras foram dispostas na forma de nichos, resultantes de um projeto planejado. A sala ainda conta com uma grande janela, que proporciona muita luz natural e facilita os momentos de leitura. No entanto, se quiser ler durante a noite, também fica fácil, pois ao lado da poltrona há uma luminária móvel para leitura.

sala de leitura azul com prateleiras embutidas
Cantinho da leitura com prateleiras para livros embutida na parede

Nesta outra sala, temos um nicho dentro da sala de estar que acaba servindo de cantinho da leitura. Há uma confortável poltrona e logo ao lado, bem acessível, prateleiras repletas de livros, que estão embutidas na parede – uma forma de otimizar o aproveitamento do espaço. As paredes aparecem na cor azul, uma cor relaxante que favorece a leitura.

Aliadas para o estudo:

A premissa aqui é parecida com a da sala de leitura, de forma que as prateleiras ou nichos devem ficar próximos do lugar onde se está lendo. No entanto, o diferencial da sala de estudo é que normalmente vem acompanhada de uma bancada. O ideal desse tipo de projeto é que seja bem simples e clean, sem muitas cores e detalhes, para que o foco seja no que importa: estudar.

foto de sala de estudos com prateleiras na forma de nichos
Nichos bem acessíveis, acima da bancada, nessa sala de estudos super clean

Agora veja que legal este outro móvel, ideal para ambientes pequenos, como um apartamento quarto-sala. Ele conta com uma pequena bancada, onde podem ser realizadas leituras ou se colocar um notebook, e tem seis prateleiras, espaço de sobrar pra armazenar livros e anotações. De quebra, ainda conta um pequeno armarinho. Muito prático e bem planejado. Simples e funcional como deve ser, sem muita informação para não se perder o foco do estudo.

foto de mesa de estudos na a sala de estar com prateleiras
Prateleiras integradas a uma pequena bancada formam o conjunto ideal para uma sala de estudos em qualquer cômodo da casa

Galeria com mais imagens e ideias

sala de leitura com poltrona e prateleiras ao lado
Prateleiras simples na cor preta – vão cair bem em qualquer sala
foto de sala de estar com barzinho e prateleiras
Para o barzinho da sala, é legal que a prateleira combine com o móvel do bar
foto de bar na sala com prateleira preta
Aqui a ideia se reproduz, mas o bar e suas prateleiras são mais modernos
sala de estar com estante de gesso
É possível criar nichos e prateleiras em gesso, uma boa ideia pra quem quer projeto planejado
sala de estar com prateleira cheia de nichos grande
Dependendo do seu espaço e do que você tem pra armazenar, uma prateleira grande com nichos vai deixar o ambiente muito bonito
diy para fazer nichos com prateleiras
Como fazer com caixotes e grampos uma prateleira de nichos bem moderna
foto de prateleira em l para ambientes sem espaço
Prateleira de canto em L simples e branca, legal para salas de apartamentos pequenos
foto de prateleira moderno e modulada com nichos
Modelo moderno de prateleira modulada com nichos
prateleiras embutidas coloridas na sala de estar
Para os que gostam de cores, é possível fazer prateleiras bem coloridas, que vão ser o destaque da sua sala
prateleira em gesso para sala de estar
Outro modelo planejado feito em gesso, esse com linhas mais modernas
foto de sala de estar com prateleira de madeira para quadros
Imagine que bonita vai ficar sua sala imitando essa decoração
foto de prateleira regulavel suspensa para sala de estar
Essas prateleiras suspensas se destacam porque a altura delas é regulável, basta destacar e colocar onde desejar
foto de prateleira de vidro na sala de estar elegante
Prateleiras de vidro também podem ser usadas, embora sejam mais delicadas e caras
prateleira na sala feita de vidro
As prateleiras de vidro são adequadas para quem busca uma decoração mais moderna
foto de corredor decorado com prateleira interligado a sala
Outro uso bacana das prateleiras pode ser para decorar o corredor que leva até a sala

E então, gostou das prateleiras? Que tal aprender um DIY de prateleira para quadros com o vídeo abaixo? Confere aí e me diz o que achou depois!

Vimos neste artigo vários tipos de prateleiras, e seus usos. Você gostou? Tem uma igual aí em sua casa? Se tiver, mande para nós, vamos ver o quanto é criativa e funcional. Boa decoração para todos e bora soltar a imaginação.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest