61 Pinturas para Casas: Dicas pra Pintar Áreas Interna e Externa!

Está construindo ou reformando e não sabe qual cor usar na pintura da sua casa? Leia essa matéria até o fim e descubra as mais lindas combinações, tanto para dentro, quanto para fora da sua casa!

Publicado em e atualizado em: 06-07-2022.

Sua casa, suas cores! Entre as várias decisões que você precisa tomar quando vai pintar seu lugar de viver, a escolha da cor sem dúvida é uma das mais importantes, seja sua casa grande ou pequena!

Pinturas Para Casas - Encante-Se Com Ideias Lindas Como A Dessa Foto
Pinturas para casas – encante-se com ideias lindas como a dessa foto

Pense quantas horas por dia você vai ficar dentro de um ambiente colorido e o quanto ele pode influenciar no seu humor, apetite, maneira de vestir. Pronto, já é a partida para a escolha correta. Mesmo difícil, essa decisão tem que ser mais técnica do que emocional. Comece vendo algumas ideias:

Fachada Neutra E Em Tons Terrosos - Ideia Oposta À Antes Apresentada, Comprovando Como A Pintura De Casas Pode Ser Versátil
Fachada neutra e em tons terrosos – ideia oposta à antes apresentada, comprovando como a pintura de casas pode ser versátil
Fachada Cinza E Branca Em Casa Estilo Americano
Fachada cinza e branca em casa estilo americano

Confira na tabela abaixo o significado resumido de cores pra pintura:

AmareloCor enérgica, evite usar no quarto todo, mas pode ser usada em uma parede para dar vida à decoração
AzulCor relaxante, boa pra ambientes de descanso, quanto mais suave, melhor
VermelhoAbre o apetite e intensifica sentimentos, use se a intenção for essa
BrancoCor neutra, boa para decoração moderna e combina com qualquer outra das cores sugeridas

Detalhando o conteúdo da tabela e falando de interiores, você pode adorar o amarelo, mas vai literalmente virar uma pessoa irritada se usá-lo no seu quarto, levando em conta que é um lugar de descanso e a luz que ele emana é apropriada para recarregar suas energias.

Embora Não Indicamos, O Amarelo Pode Ser Usado No Interior Do Quarto, Mas Não Faça O Quarto Todo Amarelo
Embora não indicamos, o amarelo pode ser usado no interior do quarto, mas não faça o quarto todo amarelo

Deixe o amarelo para a parte externa. O azul é uma boa escolha considerando que cores frias relaxam. Uma sugestão interessante é um tom de verde mais azulado que mistura o tom frio com um pouco da energia do amarelo. 

Um Tom Verde Azulado Anda Bem No Quarto, Deixando-O Sofisticado, Ótima Opção Para Pintura De Interiores
Um tom verde azulado anda bem no quarto, deixando-o sofisticado, ótima opção para pintura de interiores

Para quem gosta de ousar, pode quebrar as regras fazendo uso de uma cor mais diferente, como o roxo. Essas e outras ideias você vai ver no decorrer dessa matéria, a partir das mais lindas fotos que buscamos na internet e recebemos dos nossos parceiros!

Azul Aparece Em Uma Das Paredes E Combina Com O Resto Da Sala
Azul aparece em uma das paredes e combina com o resto da sala
Interior Roxo Quebra O Tom Vintage Dessa Decoração E Repagina O Visual
Interior roxo quebra o tom vintage dessa decoração e repagina o visual

Tons laranja e vermelho abrem o apetite, excelente se você tem um comércio de alimentos, mas usado na sua casa pode causar um grande estrago naquela sua dieta, portanto prefira tons frios para a cozinha e sala de jantar. Por outro lado, em quartos e outras partes da casa, essas cores podem ser usadas.

Tom Salmão Faz Parte Dos Alaranjados E Servem Bem Pra Dentro De Casa
Tom salmão faz parte dos alaranjados e servem bem pra dentro de casa
A Cor Laranja É Uma Proposta Diferente E Que Pode Cair Bem Em Ambientes Vintage
A cor laranja é uma proposta diferente e que pode cair bem em ambientes vintage

Para alguns o branco “não tem erro”, porém ele é excessivamente frio e seu lar vai perder o aconchego das cores ficando um tanto impessoal e muito simples.

Entretanto funciona muito bem se você gosta de ambientes modernos ou tem muitos objetos de decoração coloridos. Outra proposta alternativa a ele é o off white, que se parece com um branco encardido.

A Sala Toda Branca É Um Clássico Que Nunca Dá Errado E Permite Mais Escolhas Nos Móveis
A sala toda branca é um clássico que nunca dá errado e permite mais escolhas nos móveis
Off White É Uma Cor Moderna E Uma Boa Escolha Para Quem Quer Algo Neutro, Mas Fugindo Do Branco
Off white é uma cor moderna e uma boa escolha para quem quer algo neutro, mas fugindo do branco

Pesquisar é a dica! Testar também. As principais marcas de tinta já possuem aplicativos onde você insere uma foto do ambiente e consegue testar as cores tendo uma boa ideia do resultado.

O catálogo de cores das fábricas de tintas é muito extenso, as lojas possuem misturadores que vão fazer exatamente a tonalidade escolhida, porém, comprar uma lata pequena de amostra é um bom recurso.

Faça o teste pincelando num pedaço pequeno da parede, em uma parte do ambiente com luz externa direta, assim você confere se o tom realmente agrada, o que pode poupar dinheiro e dor de cabeça. Já na parte técnica, sua escolha vai seguir alguns requisitos:

Atenção com o ambiente interno

A decisão vai pesar no seu bolso, por isso depende de como é sua família ou seu estilo de vida. As tintas acrílicas já têm versões super laváveis e com acabamento acetinado. Ideais para ambientes com grande tráfego de pessoas ou ainda se você tem pequenos “artistas de plantão”.

As acrílicas laváveis também vão servir, lembrando que você pode escolher o acabamento entre semi brilho, acetinado ou fosco.

Para ajudar, considere que o fosco disfarça as imperfeições da parede, o que não acontece com os outros, sendo assim, leve em conta a idade da construção e quantas vezes já foi pintada.

Parede Acetinada
Parede acetinada
Parede Fosca
Parede fosca
Parede Semi Brilho
Parede semi brilho

Se o orçamento estiver apertado, você precisar de uma pintura barata e seu lar não tem tanto movimento, a tinta látex PVA vai atender bem.

O acabamento deste tipo de tinta é muito bom, ela aceita uma pequena limpeza com pano úmido, porém a durabilidade vai ser menor que da acrílica.

Ou seja, se você gosta de usar seus dotes de decoradora com frequência, pode ser a melhor opção, até porque ela cobre facilmente a camada anterior de pintura.

Dicas para pintar o exterior

Muita atenção para não errar e se arrepender. Mostre sua personalidade para o mundo, mas sem exagerar. Primeiro pense no estilo da sua casa, a cor deve combinar com ele para ficar mais harmonioso e bonito.

Em estilos mais clássicos é melhor usar tons menos vibrantes e alegres. Entretanto você pode ousar nos detalhes, um toque de vivacidade em colunas ou até nas molduras das janelas conferem um ar moderno e atual.

Fachada Marrom Fica Bem Bonita E Destacou As Janelas E Portas Em Tom Amarelado Desse Pequeno Sobrado
Fachada marrom fica bem bonita e destacou as janelas e portas em tom amarelado desse pequeno sobrado
Tons Mais Sóbrios Também Funcionam Em Casas Com Design Moderno
Tons mais sóbrios também funcionam em casas com design moderno

Já se sua construção é contemporânea, aceita cores mais ousadas, sempre lembrando que quanto mais marcante a cor, mais fácil você cansará dela, além do efeito do tempo ser implacável e, provavelmente, desbotar sua fachada.

Uma Cor Inusitada Para Pintura Externa, O Roxo, Há Quem Goste
Uma cor inusitada para pintura externa, o roxo, há quem goste
Para Um Design Diferenciado Nessa Casa, Uma Cor Diferenciada: Vermelho Intenso
Para um design diferenciado nessa casa, uma cor diferenciada: vermelho intenso
A Área Externa Verde Combina Com As Plantas
A área externa verde combina com as plantas

O que nos leva à parte técnica. É melhor não poupar na qualidade da pintura exterior. Use sempre tintas acrílicas indicadas para fachadas. Se preferir ainda mais durabilidade e resistência, as texturas e grafiatos são os indicados.

A grande vantagem destes revestimentos é prevenir contra infiltrações e umidade, além de um melhor acabamento, você ainda pode fazer alguns desenhos com a textura. Mas contrate alguém que realmente saiba trabalhar com este tipo de material, porque ele não permite retoques.

Alguns fornecedores oferecem a mesma tecnologia da preparação das tintas. Você escolhe a cor e as máquinas de mixagem das lojas especializadas pigmentam a textura aumentando muito suas opções.

Combinações de cores para casas em madeira

As casas de madeira precisam de uma atenção especial para garantir seu charme natural. Cores suaves e tons pastéis conferem um ar mais moderno, se a ideia é ser clássica aposte no branco ou no tom de madeira mesmo. Tenha em mente que os tons mais escuros não combinam com madeira e até ofuscam seu charme natural.

Embora Tenhamos Sugerido Cores Para Sua Casa Em Madeira, O Estilo Que Mais Nos Agrada É O Rústico, Que Traz E Valoriza A Cor Natural Da Madeira
Embora tenhamos sugerido cores para sua casa em madeira, o estilo que mais nos agrada é o rústico, que traz e valoriza a cor natural da madeira
O Amarelo Fica Muito Bom Para Casas De Campo, Pois É Uma Cor Alegre E Que Traz Familiaridade
O amarelo fica muito bom para casas de campo, pois é uma cor alegre e que traz familiaridade

As opções de tinta são esmalte a base de óleo ou esmalte a base de água, estes mais indicados se você não quiser sofrer com o cheiro forte e o tempo de secagem.

Últimas tendências – casas rústicas

Se você é adepta do estilo rústico campestre ou sua casa fica no campo, os vernizes são os mais indicados para as de madeira. Dá para escurecer, cobrir imperfeições e deixar com diferentes tons aplicando os modernos pigmentos disponíveis no comércio.

Cores Alaranjadas São Boas Ideias Para Casas Rústicas
Cores alaranjadas são boas ideias para casas rústicas
Cores Escuras Também Podem Combinar Com Sua Casa Rústica De Campo
Cores escuras também podem combinar com sua casa rústica de campo

Se sua casa é de tijolos você pode deixá-los a vista em uma parede e pintar as esquadrias em tons coloridos vibrantes.

Casas Pintadas Nas Esquadrias
Casa de tijolos com esquadrias pintadas

Para casas de praia, aposte em cores que remetam a sentimentos de acolhimento e alegria, como tons de amarelo e laranja, que dão ao ambiente hospitalidade e leveza. Também dá para apostar nas cores do céu e do mar – azul e branco!

Linda Casa De Praia Com Fachada Amarela
Linda casa de praia com fachada amarela
Embora Não Seja Foco Dessa Matéria, Esse Lindo Telhado Ficou Perfeito Nessa Casa De Praia Com Pintura Azul E Branco, Combinando Com O Céu E O Mar
Embora não seja foco dessa matéria, esse lindo telhado ficou perfeito nessa casa de praia com pintura azul e branco, combinando com o céu e o mar

Cores pra casas modernas

Mas afinal o que é o estilo moderno? Não confunda com contemporâneo, que reflete as tendências atuais.

Na verdade, é um estilo de construção e decoração que surgiu nos anos 20 (há quase 100 anos, um pouco antigo), baseado no conceito “a forma segue a função”.

Ambientes mais “clean”, sem excesso de objetos, usando só o que for funcional sem nada de requintes ou excesso de informação.

As cores são basicamente o branco ou o bege claro nas paredes e os cinzas nos detalhes. São todas cores frias, porém você pode quebrar um pouco com alguns detalhes coloridos em objetos.

Off White É Outra Cor Das Casas Modernas
Off white é outra cor das casas modernas
O Par Moderno - Cinza E Branco
O par moderno – cinza e branco
Gosta Do Clean? Use Cinza E Branco
Gosta do clean? Use cinza e branco

Mas moderno mesmo é deixar seu lugar de viver do jeito que você e sua família quiserem. Seu lar é feito para vocês viverem e conviverem, por isso, sentir-se bem e feliz é a melhor tendência da decoração.

Veja agora esse vídeo com truques de pintura para pintar sua casa bem rápido:

Vem ver mais pinturas bonitas para casas com essa galeria de fotos:

A Combinação De Tons Marrons Evitou Que O Interior Ficasse Muito Escuro E Deixou O Lugar Elegante
A combinação de tons marrons evitou que o interior ficasse muito escuro e deixou o lugar elegante
Casas Azuis Combinam Com Ambientes Praianos
Casas azuis combinam com ambientes praianos
O Alaranjado É Uma Cor Bonita E Alegre
O alaranjado é uma cor bonita e alegre
Pintura Para Casas Com Design Moderno
Casas modernas – pintura sóbria
Que Tal Inovar, Usando Um Azul Cor Do Céu
Que tal inovar, usando um azul cor do céu
Se Você É Mais Conservador, O Cinza É Uma Boa Escolha
Se você é mais conservador, o cinza é uma boa escolha
A Cor Cinza É Atemporal E Orna Bem Casas Com Estilo Mais Antigo E Mais Moderno
A cor cinza é atemporal e orna bem casas com estilo mais antigo e mais moderno
Para Quem Mora Em Casas Geminadas, Pode Dar Personalidade E Vida A Sua Construção Usando Cores Chamativas, Como Roxo E Amarelo
Para quem mora em casas geminadas, pode dar personalidade e vida a sua construção usando cores chamativas, como roxo e amarelo
Esse Casarão Antigo Foi Repaginado E Restaurado, Contando Com Cores Chamativas E Ousadas - Rosa E Verde, Que Combinação, Em?
Esse casarão antigo foi repaginado e restaurado, contando com cores chamativas e ousadas – rosa e verde, que combinação, em?
Casa De Praia Toda Rústica E Pintada De Laranja Para Dar Bastante Vida Ao Lugar
Casa de praia toda rústica e pintada de laranja para dar bastante vida ao lugar
Diga-Me, Essa Pintura Listrada Não Parece De Uma Casa De Boneca?
Diga-me, essa pintura listrada não parece de uma casa de boneca?
Mais Uma Casa Moderna Trazendo Um Tom Marrom Na Sua Fachada, Essa Em Cimento Queimado
Mais uma casa moderna trazendo um tom marrom na sua fachada, essa em cimento queimado
Combinação De Cores Neutros, Com O Off White E O Bege Da Madeira
Combinação de cores neutros, com o off white e o bege da madeira
Nessa Casa Simples, Enaltece-Se Na Cor, Um Lindo Tom Vinho
Nessa casa simples, enaltece-se na cor, um lindo tom vinho
Casa Triplex Pintada De Bege Na Frente, Cor Simples E Atemporal
Casa triplex pintada de bege na frente, cor simples e atemporal
Tons Neutros Como O Cinza Combinam Com Designs Modernos E Com A Madeira, Formando Um Visual Sóbrio E Que Nunca Dá Errado
Tons neutros como o cinza combinam com designs modernos e com a madeira, formando um visual sóbrio e que nunca dá errado
Cor Moderna Esverdeada Para Repaginar E Destacar A Sua Casa
Cor moderna esverdeada para repaginar e destacar a sua casa
Nesse Interior, Temos A Combinação De Várias Cores Proporcionada Pelo Revestimento, O Que Achou?
Nesse interior, temos a combinação de várias cores proporcionada pelo revestimento, o que achou?
Fachada Toda Texturizada, Contando Com Tijolinhos Laranjas E Outros Mais Rústicos, No Muro
Fachada toda texturizada, contando com tijolinhos laranjas e outros mais rústicos, no muro
Vemos Aqui A Meia Parede Colorida, Uma Técnica Que Dá Cor Para Um Espaço Sem Exageros
Vemos aqui a meia parede colorida, uma técnica que dá cor para um espaço sem exageros
Como Visto Na Foto Anterior, Mas Aqui Na Parte Externa, A Casa Vem Pintada Pela Metade Numa Cor E Noutra, O Que Fica Bem Moderno
Como visto na foto anterior, mas aqui na parte externa, a casa vem pintada pela metade numa cor e noutra, o que fica bem moderno
Espaço Pintado Com Partes Brancas, Laranja E Cinza, Gostou?
Espaço pintado com partes brancas, laranja e cinza, gostou?
As Formas Geométricas Coloridas Combinam Com Todo O Design Do Ambiente. A Combinação De Cores Entre Verde E Amarelo É Linda, Só Lembrar Da Nossa Bandeira
As formas geométricas coloridas combinam com todo o design do ambiente. A combinação de cores entre verde e amarelo é linda, só lembrar da nossa bandeira
O Mosaico De Cores Deixou Esse Interior Vivo E Lindo
O mosaico de cores deixou esse interior vivo e lindo
Casa Moderna Com Fachada Amarela E Mosaico Colorido Em Tons Branco, Azul E Amarelo
Casa moderna com fachada amarela e mosaico colorido em tons branco, azul e amarelo
A Parede Nesse Tom Esverdeado Dá Espaço Para Outras Cores Mais Fortes
A parede nesse tom esverdeado dá espaço para outras cores mais fortes
Um Truque Que Vemos Na Área Externa Também Pode Ser Reproduzido Na Parte Interna Da Casa, Que É Fazer Uma Divisão Com Duas Cores
Um truque que vemos na área externa também pode ser reproduzido na parte interna da casa, que é fazer uma divisão com duas cores
No Interior Desse Ambiente, A Pintura Colorida Deu Muita Vida
No interior desse ambiente, a pintura colorida deu muita vida
A Casa Pintada De Terracota Combina Com Os Portões E Detalhes Em Madeira
A casa pintada de terracota combina com os portões e detalhes em madeira
Nesse Interior, As Cores Neutras Da Casa Permitem Destaque Ao Tapete
Nesse interior, as cores neutras da casa permitem destaque ao tapete
O Preto E Branco Combinam Com O Design Minimalista E Moderno
O preto e branco combinam com o design minimalista e moderno
A Lateral Laranja Destaca-Se Na Fachada Cinza
A lateral laranja destaca-se na fachada cinza

Dúvidas mais perguntadas!

Quais as cores mais bonitas para pintar casas?

Essa é uma pergunta difícil de responder, uma vez que devemos levar em conta o estilo da casa. Para casas com design mais antigo, sugerimos cores mais neutras para quem deseja um visual mais clássico, a exemplo de bege, branco ou cinza. No entanto, essas cores também são vistas em construções mais modernas, o que confirma a dificuldade em responder essa questão. Por fim, se sua intenção é destacar a sua casa, você deve usar cores mais alegres e chamativas, como vermelho, amarelo, verde, laranja, dentre outras. Isso, claro, vale para o exterior.

Como escolher a cor certa para pintar minha casa?

Na hora de decidir a cor da sua casa, a área externa fica basicamente a seu gosto, uma vez que você precisa apenas combinar as cores. No entanto, em relação a parte interna, você deve analisar algumas coisas: espaço (combine a cor com os móveis e evite cores chamativas para lugares pequenos), iluminação (combine com a iluminação disponível, assim, locais com muita luz natural ficam bons com cores claras ou mais escuras, mas locais com pouca luz natural podem ficar muito escuros se você usar cores escuras demais), área a ser pintada (se for pintar apenas uma parede, pode optar por uma cor “escandalosa” e outra neutra; por outro lado, se quer pintar todo o local, é mais seguro e fácil escolher uma cor mais neutra ou um tom pastel) – essas são as ideias básicas, mas outras coisas podem ser levadas em consideração. Consulte um especialista para isso!

Qual a cor tendência para pintar casas nesse ano?

Esse ano, com o meio ambiente muito em evidência, foram escolhidas como cores favoritas os tons que reproduzem paisagens da natureza. Por isso, opte por um azul clarinho que se pareça com o céu, um verde mais forte para uma parede da sala, lembrando a beleza das florestas, ou um off white que remete à areia da praia para embelezar o seu quarto!

1. Qual é a diferença entre tinta e esmalte?

A tinta é uma pintura que se usa d Diluída com água e é aplicada com um pincel ou rolo. Já o esmalte é uma pintura à base de óleo e é aplicada com um pincel.

2. Quais são as cores mais populares para pintar casas?

As cores mais populares para pintar casas são o branco, o bege e o cinza.

3. Qual é a diferença entre uma pintura de qualidade e uma pintura barata?

A pintura de qualidade é mais durável e tem uma melhor aderência às superfícies. A pintura barata é mais fraca e pode descascar ou manchar com o tempo.

4. O que devo usar para preparar a superfície antes de pintar?

Para preparar a superfície antes de pintar, você deve lavar a área com água e detergente e, em seguida, lixar para remover qualquer imperfeição.

5. Qual é a diferença entre uma tinta sem formatinho e uma tinta com formatinho?

Tinta sem formatinho é uma tinta que não contém pigmento e, portanto, não tem cor. Já a tinta com formatinho é uma pintura que contém pigmento e, portanto, tem cor.

Então, pronta para colorir sua vida começando pelas pinturas para casas?

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

24 comentários em “61 Pinturas para Casas: Dicas pra Pintar Áreas Interna e Externa!”

  1. Bom dia minha casa e residencial e comercio sao 3 andares muros e paredes altas parede do fundo 10mt x 9,00mt ,portão e ferros já pintado de preto ,portas e janelas madeiradas freijo,queria pintar de vermelho que se acha ou da uma dica ai.

    obrigado

  2. FERNANDO VALDETARO

    Muito legal o site e ainda estou em dúvida em fazer a pintura externa da minha casa na cor cinza ou marrom.
    A minha casa é de cidade do interior do ES de cultura alemã e italiana e foi construída no início do século XX. Tem aquele estilo antigo mesmo, com janelões e sanca em toda a frente da casa.
    Para casa desse estilo você me indicaria qual cor? As cores que escolhi estão dentro do padrão?
    Muito obrigado e sucessos…

  3. Foi uma grande ajuda na escola da pintura que pretendo. Encontrei diversas soluções alternativas que me permitiram encontrar a melhor combinação de cores para a pintura da minha residência.

    1. Decoração Virtual

      Ei, Helena, que bom que você gostou!!! Fico muito feliz em ter ajudado e te agradeço imensamente por ter feito o 1o comentário do nosso blog. Beijos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *