39 Cortinas de Crochê, Renda e Tecido: Descubra a melhor opção pra você!

Você sabia que as cortinas têm um papel especial na decoração da sua casa? Elas proporcionam ao ambiente estilo, personalidade e ainda possuem o poder de controlar a luminosidade do ambiente, proporcionando aquela privacidade desejada.

Podemos encontrar cortinas de vários modelos, tamanhos e cores, cada uma trazendo com si uma proposta diferente. Não existe um tamanho ideal para as cortinas, tudo dependerá de onde ela ficará e como é a estética do cômodo. Hoje vamos falar em específico de três tipos de cortina, as de tecido, crochê e renda; fique ligado nas dicas e vamos ver a mudanças que elas podem proporcionar.

foto de cortina em tecido verde para sala de estar
Linda cortina de tecido em tons verdes – clique na foto para ver mais
cortina de renda branca em voil
Modelo muito procurado – cortina de renda branca de voal
fotos de cortinas de croche coloridas
Modelos variados de cortinas de crochê – brancas e coloridas

Veja na tabela abaixo as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de cortina:

Tipo de cortinaVantagensDesvantagens
CrochêMaior customização, você pode escolher modelo, tamanho e cor facilmentePodem não ser muito baratas e acumulam bastante poeira
RendaFácil de lavar, porque normalmente o tecido é finoNão são boas para impedir a entrada de luz, pela mesma característica do pano ser pouco espesso
TecidoVariedade muito grande de preços e materiais, e por conta disso, chegam a ser mais personalizáveis que as de crochêConsidero não haver desvantagens, uma vez que, dada a variedade de cortinas de tecido que existe, há sempre uma que serve a seus propósitos

Dicas para decorar usando cortinas de crochê

As cortinas em crochê, sem dúvidas, são uma opção que arrancam bons olhares de todos! Feitas artesanalmente e podendo ter vários modelos misturadas em uma só, esse tipo de cortina é um dos mais procurados.

Essas cortinas podem proporcionar uma luminosidade maior ao ambiente assim como também podem escurecê-lo, tudo dependerá do ambiente, da cor escolhida e do modelo a ser feito. Para cada cômodo um modelo, afinal, o crochê tem uma infinidade de estilos e hoje a internet ajuda muito nesse quesito, vamos conhecer um pouco mais dos modelos?

  • Para a cozinha: Para a cozinha os modelos mais neutros e mais curtos são os mais escolhidos. Eles devem ser curtos, pois a maior parte das janelas em cozinhas são acima da pia, com isso, as cortinas devem ser menores para que não sejam atingidas pela água, por exemplo. Podemos encontrar modelos bem interessantes que dão um caráter totalmente moderno ao ambiente, mas o modelo mais usado é aquele que seu final é feito em pontos mais apertados e em bico, este com certeza é o mais escolhido por todo mundo.
cortina branca de croche para cozinha
Cortina de crochê em barbante – clássica para cozinhas
cortina colorida de croche pra cozinha
Estilos diferentes e coloridos para decorar sua cozinha
cortina de flores em croche pra cozinha
Outros bordados em crochê para enfeitar a janela da cozinha
  • Para o quarto: O crochê também nos dá a oportunidade de mesclar cores e ainda juntar várias tonalidades da mesma cor, isso porque podemos encontrar no mercado uma variedade muito grande de barbantes. Para o quarto é interessante um modelo mais delicado, em um comprimento médio que não fique nem tão curto e nem tão grande a ponto de arrastar no chão. Nas cortinas desse cômodo também se pode investir em cores que combinem, por exemplo, com o jogo de cama ou com algum móvel que você goste. Desenhos como flores ou outros que sua criatividade e bom gosto permitir são muito bem-vindos.
cortina de croche rosa e branca pra quarto de criança
Cortina branca e rosa para um quarto de bebê
cortina branca de croche longa para quartos
Modelo longo para quartos
quarto de casal com cortina de tecido e de croche
Também pode combinar o crochê com tecido, fica ainda melhor
  • Para sala: Para a sala os modelos feitos com varão são uma escolha e tanto! Você pode optar por modelos mais espaçados em que a linha fique mais aberta e que a luminosidade do sol penetre. Os desenhos estão presentes também para esse cômodo e você pode usá-los a vontade, aproveite para sair do básico (branco) e apostar em sua cor preferida, assim, o ambiente ficará muito mais aconchegante.
imagem de cortina azul e branca em croche
Modelo em crochê branco e azul para salas modernas
foto de cortina de croche de barbante cru
Modelo simples para sala de jantar feito em barbante cru
cortina de croche branca pra sala
Outro estilo para decorar a janela da sala
  • Para o banheiro: Crochê no banheiro? Sim, isso mesmo! O crochê é uma opção muito bacana para a janela do banheiro, ele dará um ar lindo e muito mais receptivo ao ambiente, afinal, é ali que você irá relaxar após um longo dia de trabalho. Os modelos devem ser bem curtos e podem ser feitos em formato de flor ou em bico como se fosse o final de uma outra cortina. É preciso tomar cuidado apenas com a umidade, pois a cortina pode ficar com mau cheiro e embolorada. Por isso, aposte em limpezas regulares.
cortina curta de croche pra janela de banheiro
Modelo curto e delicado para janelas de banheiro
cortina azul em croche para banheiro popular
Outro modelo para janelas, esse maior e numa cor diferente
foto de cortina em croche para banheira
Cortina em tecido e crochê para envolver a banheira

Gostou das cortinas de crochê? Aprenda nesse vídeo DIY como fazer cortina de crochê com barbante:

Melhores formas de utilizar cortinas de renda

A cortina de renda é usada muitas vezes por cima de outras cortinas ou simplesmente para fazer parte da decoração, ela deixa o ambiente totalmente luminoso, por isso, o sol se fará muito presente no local em que ela é usada.

A renda é um material lindo e pode ser encontrada por preços um pouco mais baratos do que os modelo anteriores (é claro que tudo depende do modelo e do lugar em que você irá comprar sua cortina), e ela pode ser usada em muito cômodos, quer ver?

  • Para a cozinha: Um dos modelos de cortina mais escolhidos é de renda! Ele proporciona à cozinha tudo o que ela precisa: beleza e claridade. O comprimento ainda deve ser curto, mas em relação a desenhos, as cortinas em renda possuem alguns próprios para esse ambiente e é por isso que a demanda por elas é grande.
cortina de renda estampada para cozinha
Existem modelos estampados para combinar com sua cozinha
cortina de renda com estampa de frutas
Nesse modelo, tem-se estampas de frutas, uma gracinha
cortina lisa de renda para janela da cozinha
Há modelos lisos, sem estampas, igualmente delicados
  • Para o quarto: As cortinas de renda para este cômodo são uma das menos procuradas, isso porque a maior parte das pessoas procuram para o seu quarto uma cortina que seja capaz de camuflar os raios solares, é claro que nada te impede de ter uma cortina desse material em seu quarto, mas você antes de tudo deve estar ciente desse pequeno “problema”, que pode ser facilmente contornado agregando a sua cortina um blecaute, por exemplo. Os quartos que possuem janelas de veneziana, por exemplo, são quartos que quase não transferem os raios solares para dentro do cômodo quando elas estão fechadas. Por isso, a cortina em renda pode ser uma boa opção.
quarto retro com cortina de renda
A cortina de renda é legal para decorações em quartos retro
cortina de renda para janela de quarto
A cortina em renda é mais para decorar, pois não protege da entrada de luz
foto de cortina de renda com babados para quarto
Se você optar por uma cor escura, pode conseguir um pouco mais de proteção à luz externa
  • Para a sala: Para esse cômodo, por outro lado, as cortinas em renda são muito procuradas, isso porque muitas pessoas não se importam pro tanto de claridade que esse cômodo irá receber ou não. Ela fica linda na sala e dá um ar muito mais arejado ao ambiente.
cortina de renda amarela para sala de estar
A cortina na cor amarela fica muito bonita para alegrar a decoração da sala
cortina branca de renda para sala de estar
Mas o branco clássico também cai bem
cortina bege de renda para sala de estar
Você pode ter a cortina na cor base da sua sala, combinando tudo
  • Para o banheiro: A cortina de renda para o banheiro é uma boa opção, pois que não pesa com a umidade, o que acaba sendo um ponto muito positivo em relação às outras sobre que estamos falando aqui. Apesar de curta, a cortina de renda para o banheiro pode ter modelos lindos e arrancar bons olhares de quem entrar nele.
foto de cortina de renda para banheira do banheiro
A cortina de renda no banheiro pode cobrir a área da banheira
cortina de tecido com babado de renda
Pode combiná-la com tecidos e ter a renda no babado da cortina
foto de jogo de cortina para banheiro em renda
Há também jogos de cortinas para janela e banheira

Boas escolhas com cortinas de tecido

Podemos encontrar no mercado uma infinidade de tecidos, mas, você sabe quais são os melhores tecidos para cortinas e para cada cômodo? Eu sei que você pode ver isso como besteira, mas acertar na escolha do tecido na hora da compra da cortina dá ao ambiente uma estilização totalmente diferente.

As cortinas de tecido são também muito escolhidas, isso porque o mercado possui um leque de tecidos e preços para o consumidor, sendo assim, é possível encontrar cortinas por um preço super bacana. Chegou a hora de conferir a cortina e o modelo certo para cada cômodo, vamos lá?

  • Para a cozinha: Esta a procura de montar uma cozinha moderna? Então aposte nas cortinas em tecido! O branco, o cinza, o vermelho e até o preto são cores que irão proporcionar um visual lindo para sua cozinha. Para isso, aposte em alguns tecidos que sejam mais finos, mas que não sejam tanto a ponto de serem transparentes, com isso, o visual da sua cozinha será surpreendente. Confira alguns modelos:
cortina cinza e branca de bolinhas para cozinha
Cinza e branca de bolinhas
cortina preta e branca quadriculada para cozinha
Preta e branca quadriculada
cortina vermelha para janela da cozinha
Vermelha com estampas geométricas
  • Para o quarto: O match perfeito é a cortina em tecido voil para o quarto! Isso porque ele é um tecido mais trabalhado, delicado e rústico, perfeito para esse ambiente, é claro que sabemos que ele é um tecido mais fino e, por esse motivo, ele raramente é usado sozinho, aposte para fazer o par perfeito desse tecido em um outro pano, dessa vez em seda ou linho, o ambiente ficará lindo e muito aconchegante.
cortina de tecido tipo algodao para quarto
Cortina em algodão num tom violeta, combinando com as cores claras do quarto
imagem de cortina de seda cinza
Cortina em seda cinza, combinando a cor do tapete e da roupa de cama
cortina de voal branca para decoracao de quarto branco
Modelo com voil branco para um quarto também todo branco
  • Para a sala: O tecido em shantung é um dos preferidos de muitas pessoas para por nesse ambiente, isso porque ele é um tecido bem encorpado, porém, com as características e delicadeza do voil. Aposte nesse tecido não só para a sala, mas para todos os ambientes em que se costuma receber visitas!
cortina colorida para sala de estar
Use uma cortina colorida para dar destaque na decoração
cortina marrom em tecido shantung
A cortina em shantung é muito elegante
cortina de voil combinada com tecido shantung
O shantung é ótimo quando combinado com cortinas de voil
  • Para o banheiro: As cortinas em tecido ficam lindas no banheiro, mas, estas assim como as de crochê podem ficar úmidas e com mau cheiro. Aposte nos tecidos mais finos e faça uma boa higienização da mesma para que ela deixe seu ambiente perfeito e muito confortável.
foto de cortina de algodao para banheiro
As cortinas podem ser usadas na área de banho, como essa em algodão especial
imagem de cortina arabesca em tecido pra janela do banheiro
Mas também podem aparecer para cobrir janelas, como essa cortina de rolo com estampa arabesca
cortina branca e lilas para janela do banheiro
Um exemplo mais simples, com tecido fino e detalhes lilás

Bom gente, esperamos que tenham gostado da matéria de hoje e que depois dela você escolha a cortina certa para cada cômodo da sua casa. Não esqueça de nos deixar um comentário contando qual tipo de cortina foi a sua preferida, até a próxima.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest