65 Muros Decorados e Incríveis que Transformarão a sua Casa!

Você já pensou na importante função que um muro desenvolve? Ele protege sua casa e te dá privacidade e, ainda pode embelezá-la. É por isso que ele merece toda uma atenção especial. O muro de sua residência merece sim uma decoração, seja ela para sair do monótono ou para dar um visual totalmente diferente e inovador para sua casa.

Existem diversas maneiras de decorar o seu muro, você pode cobri-lo com plantas e flores de diversos estilos, cada uma de uma cor, ou pode investir em decorações feitas com materiais ou mobiliários em ambos os lados do muro.

Entre essas duas ideias existem várias outras, umas mais lindas que as outras, cada uma com sua particularidade e sua capacidade de agregar qualidades ao espaço. Pensando nisso, hoje vamos dar algumas ideias para que você reformule das mais diversas formas os muros da sua casa! Comece vendo essas sugestões (mas não deixe de ler toda a matéria, porque tem muito mais!):

muro decorado com pneu colorido e plantas
Você pode usar pneus coloridos no muro de concreto para fazer um jardim suspenso
muro de madeira com pneu preso
Se não quiser pintar o pneu, utilize uma plantinha maior e com flores
muro externo de concreto com mosaico
Para muros externos, a decoração com mosaicos de azulejo fica linda
muro decorado com pastilhas coloridas
Veja que lindo esse mosaico de pastilhas coloridas
muro decorado do jardim com azulejos sob medida
Para enfeitar o muro do jardim, pode decorar com azulejos especiais

Proximidade com a natureza – muros decorados com flores, vasos e plantas

Uma decoração simples e barata, mas que proporciona um visual totalmente diferente? Esta é a opção!

A decoração com plantas e flores tem uma função muito interessante: a de dar vida ao seu muro; por isso, elas são muito usadas para a decoração do muro tanto do lado de dentro quanto do lado de fora da propriedade.

Essa proposta permite que o dono da casa tenha o famoso “muro moderno”, aquele que arranca olhares de quem o vê, mas não deixa de ser algo simples. O interessante dessa decoração para o muro é que ajuda a trazer para dentro da casa um clima mais agradável e mais fresco nos dias quentes, a depender do tipo de vegetação utilizada.

Não é preciso muito para fazer seu muro com esse tipo de decoração, com placas de madeira ou vasos de plantas ou flores pendurados ao muro já é possível fazer com que a decoração se sobressaia e deixe os dois ambientes (interno e externo) perfeitos.

imagem de muro de cimento enfeitado com jardim suspenso
Um muro que antes seria feio ficou bonito com esse jardim simplesmente feito com caixotes de madeira
muro decorado com pedras e plantas rasteiras e trepadeiras
Você também pode combinar as plantas com outros elementos, como um pedras ornamentais
foto de muro decorado com painel de madeira e vasos de planta
Um painel de madeira com alguns vasos de plantas traz elegância ao muro decorado
muro branco decorado com painel de madeira
Outro espaço que optou por usar painéis em madeira agregados a plantinhas
muro decorado com vasos de madeira diy
Aqui, um simples muro de tijolos com vasos DIY feitos em madeira reaproveitada – decoração barata e charmosa

Se a proposta for trazer a natureza para mais perto de você e de todos que moram na casa aposte no “muro verde”, este traz um toque totalmente natural e ainda proporciona uma beleza única. Para este você pode investir em plantas como a trepadeira que cumprirão muito bem o papel de esconder o concreto e dar um ar belíssimo a tudo.

muro decorado e preenchido com plantas
O muro verde é a sugestão ideal para quem quer mais contato com a natureza
muro decorado na parte interna de casa de luxo
O muro verde pode aparecer num nicho do quintal, criando a impressão de haver uma mini floresta no espaço

Elegância – decoração com pedras

Os muros revestidos em pedras trazem consigo, além de uma proposta atual, a capacidade de valorizar todo o ambiente interno e externo da casa. Como bem sabemos, o mercado possui inúmeros revestimentos em pedra e a escolha deste é fundamental para determinar a “cara” da decoração de todo o ambiente.

Algumas pedras trazem ao ambiente um ar mais rústico, sendo frequentemente combinadas com a madeira. Esta opção não só é perfeita para quem deseja a natureza a um toque, mas também para quem deseja uma beleza sem igual à mesma distância.

casas com muro da fachada decorado com pedra
Veja como ficam boas fachadas de casa com muros decorados com pedras
muro decorado de casa luxuosa com pedra e madeira
Nesta casa, a combinação de pedras com madeira, dando um toque de rusticidade à fachada

Outras ideias são em pedras seixo, que tem a função principal de valorizar o jardim e ainda dar um ar minimalista ao muro. As pedras em filetes, são ótimas para o ambiente externo e proporcionam uma visão muito agradável a quem passa observando.

imagem de quintal com muro de seixos
Muro alto com pedras tipo seixo contrastando com um belo jardim com 3 plantas diferentes
foto de muro de gabiao com seixos escuros
Outra combinação de muro com jardim, dessa vez gabião combinado com seixos pretos
fachada de casa com pedras filete
Os filetes podem aparecer só na fachada do muro
foto de muro decorado com pedras filete ou canjiquinha
Vista aproximada de um muro decorado com pedras filete ou canjiquinha

As pedras lajotas são lindas e dão vida ao muro, elas proporcionam ao ambiente tanto interno quanto externo a sensação de um ambiente mais iluminado e aconchegante. A técnica de aplicação desses revestimentos também deve ser levada em consideração, uma vez que há muitos jeitos de se aplicar e cada um pode estilizar distintamente o ambiente. Um exemplo é a aplicação de pedras em estilo mosaico, esse tipo faz uma bela composição com o ambiente da varanda e seu estilo mosaico traz a sensação de um ambiente maior e com mais destacado.

muro de arrimo bonito com pedras lajota
O muro de arrimo feito em pedra lajota é indicativo de uma decoração rústica
muro decorado com pedras filete e lajota
Aqui, temos um muro misturando pedras lajota e filetes – um projeto bonito e durável de muro decorado

Reproduza outros materiais usando porcelanato

O porcelanato é uma decoração muito interessante, pois ela pode ser feita tanto em toda a extensão do muro quanto em apenas um determinado local. Quando falamos em durabilidade e beleza, sem dúvidas o porcelanato é um dos primeiros materiais da lista, isso porque, além de agregar um visual lindo ao muro, ele ainda dispensa manutenções frequentes, como é o caso da pintura.

O bacana desse material é que ele “imita” outros materiais (que a maior parte das vezes são bem caros) e proporcionam uma beleza maior ao ambiente como, por exemplo, o porcelanato na versão amadeirada, que é capaz de garantir um visual inovador à fachada da casa, isso porque ele pode ser colocado apenas em um determinado espaço, fazendo as vezes de um grande painel de madeira.

imagem de quintal com piscina e muro decorado com porcelanato
Nas paredes do muro da área da piscina, o porcelanato agrega beleza e modernidade à decoração, fugindo da mesmice de uma parede lisa
area da piscina com porcelanato que imita madeira no muro
Nessa área, temos porcelanato no piso e no muro, apresentando-se num tom amadeirado

Para o ambiente interno as imitações de outros materiais também são válidas e dão uma característica totalmente diferente, principalmente se o ambiente possuir uma piscina. Caso queira algo mais simples você pode usar e abusar das cores claras que possuem alguns detalhes como, por exemplo, as que imitam areia.

muro de casa de luxo com porcelanato cor de areia
O porcelanato em cor bege é muito usado nos muros da fachada de casas

Criando texturas com grafiato

O grafiato e outras texturas são modelos que já perderam um pouco de popularidade. Mesmo não sendo assim tão usadas, estes tipos de decoração podem dar um visual diferente se comparadas com uma pintura com tinta convencional. O grafiato e outras texturas são capazes de proporcionar desde um visual clean até um visual mais alegre, isso irá depender da cartela de cores escolhidas no projeto.

Você pode fazer toda a extensão do muro em textura ou pode optar por apenas um espaço, fazendo um ponto em destaque com uma cor mais alegre, que terá a função de chamar a atenção de quem passar ou se encontrar nesse determinado local.

As cores mais neutras como o branco pode ser usadas sem medo, pois elas muitas vezes farão o papel de valorizar o ambiente (principalmente se for o interno). Para dar um destaque maior, você pode usar vasos de plantas e flores pendurados por toda a extensão do muro.

O grafiato, apesar de passar um pouco despercebido nas cores mais claras, tem o papel de dar um charme a mais ao ambiente, garantindo que este tenha destaque sem que perca a delicadeza.

foto de muro decorado com grafiato e listra pintada
O grafiato comumento aparece no muro da fachada e vem decorado com outras texturas
muro decorado com grafiato amarelo e pedras
Um muro com grafiato amarelo combinado com revestimento de pedra
muro externo decorado com 3 tons de grafiato
É possível combinar cores também na hora de criar texturas com grafiato
muro da piscina decorado com grafiato azul
Embora apareça muito nas áreas externas, nada impede que seja usado na área da piscina, por exemplo
texturas de grafiato para muro decorado
Veja aqui algumas texturas que podem ser feitas na hora de utilizar o grafiato

Gostou do grafiato? Aprenda com o DIY abaixo como fazer grafiato barato:

Quer seguir as tendências? Utilize madeira!

Modernidade é quase o segundo nome dos muros decorados com madeira, isso porque, este é um material mais sofisticado e marcante para a feitura da fachada. Além disso, a madeira é versátil e pode ser utilizada em todo o muro ou em determinadas partes como, em detalhes, painéis e pisos.

Outro ponto interessante da madeira é que ela possui diversos tipos de acabamentos e texturas, sendo assim, você pode escolher o que mais se adeque ao seu gosto para o ambiente externo e interno ou pode adquirir um modelo diferente para cada ambiente.

Para deixar sua inspiração fluir melhor, duas ideias que proporcionam uma fachada linda é a feita em tábuas corridas, dando uma característica única para o espaço e ainda proporcionando a impressão de um ambiente maior, e a segunda é a feita em estilo de cerca, fazendo o estilo de casa do campo. Mas uma coisa é certa, ambos dão um design totalmente diferenciado a casa.

muro de casa feito em tabuas corridas
Muro decorado de madeira com tábuas corridas
casa com muro e fachada de madeira
Outra casa com muro em tábuas de madeira e fachada também no mesmo material
casa de interior com cerca de madeira
Outro estilo é fazer uma cerca em madeira, ideal para lugares em que segurança não é problema
foto de muro em area interna decorado com madeira e plantas
Para áreas internas, pode combinar o muro em madeira com plantas, fazendo um jardim suspenso
quintal de casa com muro decorado em madeira, plantas e arvore
Lindo quintal com muro e deck decorados em madeira combinando toda a natureza que envolve o ambiente

Estilo clássico – muro com frisos

Os muros com frisos são um clássico na decoração, isso porque ele é uma decoração simples e que dá um toque a mais de elegância à estrutura. Os frisos podem aparecer tanto no ambiente externo como no interno, e geralmente aparecem combinados com algum tipo de textura.

Quando se toma a decisão de optar por essa decoração, deverá haver planejamento com antecedência, isso porque esta é uma forma de decorar feita ainda na hora em que o reboco do muro está sendo feito.

Se for do seu desejo fazer sozinho, aprenda com o vídeo abaixo como fazer reboco e transforme logo a fachada ou o muro da sua casa:

Os frisos são perfeitos para quem busca um visual mais clean, pois ele pode ser pintado ou trabalhado do mesmo jeito que todo o restante do muro será feito, criando um estilo uniforme na apresentação do seu muro.

É claro, se você é uma pessoa que gosta de dar destaque para cada cantinho, os frisos também irão te ajudar nesse quesito, você pode colocar neles perfis de alumínio ou pintá-los de uma cor que contraste bem com a cor da extensão do muro.

muro externo de casa em cor clara com friso branco
O muro com friso é um esquema simples mas é um detalhe que traz beleza ao imóvel
casa com muro decorado marrom e frisos brancos
O friso pode aparecer em diferentes posições e tamanhos
foto de muro de casa decorado na cor vermelha e ornamentado com frisos
Imagine como seria esse muro sem frisos e perceba como este elemento agrega à decoração

Uma beleza que dura fazendo uso de cerâmicas

Os muros decorados em cerâmica, além de serem econômicos, evitam manutenções e dores de cabeça frequentes, principalmente se o assunto for fachada da casa. A aplicação do piso cerâmico é mais simples e ele tem a vantagem de possuir alguns modelos que, assim como o porcelanato, reproduzem a aparência de outros materiais.

Como sabemos, a cerâmica exige rejunte, e este pode ser um empecilho quando a peça é mal colocada e um espaço muito grande passa a existir entre uma peça e outra. Por isso, contrate um profissional que você sabe ser qualificado pois esse tipo de problema, depois de finalizado o muro, é difícil, senão impossível, de resolver sem quebrar muitas cerâmicas.

As pastilhas em cerâmicas também podem ser usadas no muro, elas, por sua vez, são muito interessantes do lado de dentro do muro, principalmente se a casa possui piscina. As pastilhas irão proporcionar um ambiente mais aconchegante e darão um efeito incrível que refletirá direto na piscina.

imagem com modelos de ceramica pra fazer muros
Tipos de cerâmica que podem ser usados na feitura do seu muro
muro decorado de condominio com pastilhas ceramicas verdes
Nesta piscina de condomínio, as mesmas pastilhas cerâmicas da piscina foram usadas para decorar o muro
muro decorado com ceramica que imita pedra
Neste jardim, a cerâmica imitando pedra aparece como um detalhe no muro, que conta com outros elementos
quintal com piscina com muro de pastilhas e madeira
O muro decorado também pode combinar pastilhas com madeira, fica bonito e moderno
muro de jardim decorado com ceramica que imita tijolinho
Fazer uma parte da parede do muro em cerâmicas dá destaque àquela área, embelezando-a

Decoração barata e sustentável usando pallets no muro

O pallet é uma ótima opção de decoração, pois, ele é muito adaptável e pode ser feito de diversos materiais. Essa é uma decoração sustentável e totalmente econômica, por isso, ela acaba se tornando muito atrativa aos olhos de todos.

Uma ideia interessante é fazer um pequeno jardim, adaptando o palete ao muro e nele adaptando vasos com flores coloridas e plantas que desejar. Os pallets são muito interessantes, pois eles também têm a capacidade de tirar seu muro da mesmice da tinta, dando uma aparência inovadora a ele que, ainda por cima, é super sustentável.

Para a fachada, você poderá adaptar o palete como um painel, ou se quiser um ambiente mais rústico cubra todo o muro por pallet e pinte de uma cor envernizada. Sim, ele ficará parecido com a madeira original, porém, muito mais econômica.

foto de horta suspensa com pallets no muro
Se o muro for branco, use pallets coloridos e combine eles com uma horta suspensa
muro decorado com pallets coloridos
Se não quiser fazer um jardim, os pallets coloridos já bastam para decorar o muro
muro decorado de terraço com painel de palete
Este terraço ficou lindo com um painel em paletes ornamentado com alguns vasos de planta

Crie delicados mosaicos usando azulejos

Se engana quem pensa que cerâmica e azulejos são a mesma coisa, na verdade, cada um tem sua característica e pode dar ao ambiente um esquema diferenciado. Os azulejos, geralmente, são menores que as cerâmicas, por isso, a depender da sua escolha, ele pode fazer com que o muro fique com um ar mais minimalista.

A variedade é grande e os azulejos possuem vários desenhos lindos, que podem proporcionar uma aparência totalmente diferente ao muro. E, especialmente, se você é uma pessoa que quer dar um toque de colorido em seu muro invista sem pensar duas vezes no azulejo.

É destaque das decorações de muro com azulejo a possibilidade de se fazerem mosaicos, que consistem na organização de várias cores e modelos de azulejos e também pastilhas para fazer desenhos específicos, proporcionando um resultado encantador!

muro decorado com faixa de azulejos
Os azulejos podem ser usados para criar uma faixa decorativa pro muro
imagem de muro pintado com tinta marrom e decorado com painel de azulejos
Outro muro decorado com tinta e um painel de azulejos coloridos
imagem de area externa com muro verde e painel de azulejos
Este ambiente mistura vários elementos, contando com muro verde, um móvel em paletes e um painel de azulejos
muro de museu decorado com painel de azulejos
Há museus e monumentos que contam com azulejos ornamentando os muros

Gostou de tudo? Que tal misturar os materiais?

Ficou na dúvida em qual material escolher? Então aposte em um muro com materiais diversos!

É possível combinar vários materiais e montar um muro que atenda a seu estilo e sua personalidade. Pallets, vasos, plantas, texturas, tudo em um só, formando uma composição harmônica e totalmente personalizada.

Esse estilo de decoração para o muro é mais indicada para o ambiente interno, mas, nada te impede de dar aquele toque diferente no ambiente externo. Uma opção super bacana é usar um painel em madeira e no resto do muro investir em uma textura, ainda é possível fazer alguns espaços para acrescentar plantas, trazendo um pouquinho de natureza e deixando o ar mais leve.

Outra ideia, desta vez para a parte de dentro, é apostar em um jardim em pé feito de paletes, para o resto do muro aposte em pedras ou porcelanato que imita madeira. Ainda é bacana investir algumas plantas e colocá-las ao pé do muro. É claro que falando assim pode até parecer que tudo ficará uma bagunça, mas não, pode acreditar! Confira agora, para finalizar, outras fotos de muros decorados:

casa moderna com muro decorado de pedras
Este projeto de casa clean conta com um muro rústico em lajotas, contraste entre elementos opostos
muro decorado com horta suspensa de vegetais
Uma sugestão legal e que repito é fazer uma horta suspensa no muro, praticidade e beleza garantidos
foto de muro baixo de tijolos decorado com flores
Muro baixo e rústico feito em tijolos ornamentado com belas flores
muro decorado com ripas de bambu e cores diferentes
Nesse espaço se misturam cores, materiais e textura, apresentando um resultado sensacional
muro do jardim decorado com faixas de pedra
Para criar um ar moderno, duas faixas em pedra decoram esse muro interno
muro decorado de casa com faixas imitando madeira
O destaque no muro dessa casa é dado pelas faixas em madeira e pelas plantas baixinhas
muro decorado com pinturas grafite
Uma opção que pode ficar muito bonita é fazer grafite no muro
muro decorado com painel de pedras bonito
Este painel de pedras iluminado no muro é o destaque desse quintal
muro construido com placas de madeira com desenhos bonitos
Projeto super diferenciado, em que se usaram placas de madeira e foram feitos desenhos para decorar o muro
muro com jardim suspenso e painel de madeira
Das ideias mais populares são aquelas que envolvem fazer um jardim suspenso na parede
muro decorado com paineis de pedra e madeira
A combinação de pedra com madeira – por serem elementos naturais – é perfeita e muito harmônica
quintal com muro decorado com painel de madeira e parede lisa
Neste quintal foi feita em uma das paredes do muro um grande painel em madeira, deixando a outra parte do muro lisa para não pesar o ambiente
imagem de quintal com piscina e muro verde
Outro quintal que ganha muito aconchego com esse muro decorado rústico com pedras e muitas plantas
muro verde em quintal de casa simples
Um nicho no quintal que fica ainda mais aconchegante com um belo muro verde
foto de muro branco com painel de madeira cheio de flores
O painel repleto de plantas dá vida e evita a mesmice de um muro branco
muro decorado barato com ripas de bambu e jardim de garrafas pet
Muro decorado barato, feito de bambu e enfeitado com garrafas pet e flores
foto de muro pre-fabricado com frisos
Pra finalizar, outra opção econômica e moderna é o muro pré-moldado e frisado

Quando tudo é colocado no lugar certo e projetado com carinho, é muito difícil algo dar errado. Então, pessoal, como puderam ver é possível transformar seu muro simples em um muro de dar inveja de várias formas, claro que o custo varia e a decoração dependerá do seu orçamento e do que você planejou. Mas sei que você notou que o mais simples encanta e pode ser tão atrativo para quem curte decoração quanto os esquemas mais caros e elaborados de se fazer um muro.

Acima de qualquer dica, leve em consideração seu gosto pessoal, afinal, a fachada é da sua casa e é você passa nela a maior parte do seu tempo. Lembre-se também de sempre procurar um profissional na hora de elaborar qualquer tipo de projeto, assim não terá perigo de sair algo errado na decoração e acidentes serão evitados.

Agora que já sabe todas essas ideias, é hora de colocá-las em prática, mas não esqueça de nos deixar aqui nos comentários qual foi a ideia de muro decorado que você mais gostou, aguardo seu contato e a sua opinião.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest