Descubra como a decoração pode afetar e MELHORAR seu humor!

Você já entrou em um quarto escuro e sujo e imediatamente viu seu bom-humor cair? Ou talvez você já entrou em um hotel que te acalmou assim que você entrou? O nosso ambiente possui um grande impacto na forma como nos sentimos. Seja o cheiro de um lugar que relembra uma memória ou a iluminação que estabelece uma certa vibe, existem muitos fatores que intervêm em nossos humores.

A Dra. Traci Bank é uma terapeuta e professora adjunta na Universidade Pepperdine e uma firme defensora de que criar um espaço confortável ao seu redor é importante para a sua saúde emocional. Por isso, ela tratou sobre os pontos psicológicos que se refletem no design de interiores e como colocá-los em ação para criar um espaço que vai te ajudar a se sentir feliz e se tornar, assim, mais saudável.

Abrace a natureza

Apesar de depender da preferência de uma pessoa, trazer elementos naturais para dentro da casa possui um elemento reconfortante e ajuda em se sentir mais conectado ao mundo. A Dra. Bank recomenda usar cores naturais, plantas, texturas suaves e materiais naturais como madeira recuperada.

“Há também algo a ser dito sobre como é estar em sua casa e experimentar uma brisa leve enquanto se respira profundamente”, ela disse. “Eu acho que momentos como esse, até mesmo no meio de uma semana caótica, podem trazer muita tranquilidade e paz.”

imagem com salas de estar decoradas com plantas
Formas de ter a natureza dentro da sala de estar
cozinha decorada com plantas para gerar bem estar
As hortaliças na cozinha são utilidade e ornamento à decoração
quarto escuro com plantas na decoracao
As plantas dão vida a esse quarto escuro

Deixe a luz entrar

Quando você está se mudando para um novo lugar, luz natural é um ponto muito positivo, certo? Bem, há uma razão pela qual as pessoas ficam tão animadas quanto a iluminação. “Luz (tanto artificial como natural, mas preferencialmente a última) pode ajudar a mitigar os sintomas da depressão ao estimular células nas retinas que estão conectadas ao hipotálamo, uma parte do cérebro que ajuda a regular o ritmo circadiano”, diz a Dra. Bank. Então viver em um espaço escuro pode impactar negativamente o sono. Portanto, abra as cortinas, as janelas e deixe o sol entrar.

como fazer a luz entrar na sala e deixar a decoracao mais bonita
Sala de estar com janelas amplas para favorecer a entrada de luz
cozinha decorada com iluminaçao natural para te deixar feliz
Cozinha com muita iluminação natural
quarto com iluminaçao natural e vista para a mata
Quarto com vista bonita e muita luz natural

Faxine, mas não se preocupe em deixar o seu ambiente perfeito o tempo todo

“Eu acredito que essa noção de que seu ambiente externo é uma reflexão de sua experiência interior é verdade, mas nem sempre”.

A Dra. Bank diz: “Por exemplo, eu tenho trabalhado com clientes que possuem casas limpas, imaculadas, livres de coisas desnecessárias, mas que tem personalidade inclinada em manter a limpeza sempre impecável, mas que se comportam assim por mais uma estratégia para não ter que lidar com as dores e dificuldades emocionais de seu dia a dia. Eu também conheço muitas pessoas emocionalmente saudáveis que vivem em um ambiente mais bagunçado. Isso poderia ser apenas um indicativo de que eles estão vivendo suas vidas e não precisando que tudo esteja perfeito.”

A chave é encontrar um nível de limpeza que te deixe confortável com aquilo que funciona para o seu estilo de vida. “Eu realmente acredito que, geralmente, ter uma casa limpa é algo que todos nós deveríamos almejar”, diz a Dra. Bank. “Mas foque na perspectiva geral, se seu ambiente doméstico estiver limpo o suficiente e possui espaço para andar sem tropeçar em nada, então você está indo bem.”

como manter a casa arrumada sem se estressar
Dicas para manter a casa sempre limpa sem se desgastar

Reconheça o que te faz se sentir bem

Obviamente bens materiais não geram felicidades, mas há algo a ser dito em se cercar com coisas que você ama.

“Pode ser incrivelmente desconfortável viver em um lugar que não parece ser seu, então é importante criar um espaço que é autêntico para você. Visuais, sons, aromas, sensações (nosso ambiente está constantemente ativando memórias de experiências passadas, positivas ou negativas). Até ter uma boa experiência enquanto compra algo pode acarretar boas experiências enquanto você olha para ela.” Dra. Bank afirma. Então se livre da sua antiga mobília e qualquer coisa que você não goste e tente decorar em uma forma que apareça autêntica para você.

reforma de quarto antes e depois
Mudanças no quarto
reforma de quarto de casal simples
Quando reformar, faça do jeito que mais te agrada
dicas para reformar a sala de estar
Sala arrumada e reformada – outra aparência!

Traga cuidado próprio para sua rotina

“Tomar tempo para criar um espaço limpo e confortável pode nos prover um senso de auto realização e orgulho. Quando nós engajamos em comportamentos saudáveis e proativos que envolvem cuidado próprio, nós temos a tendência de ter pensamentos mais saudáveis, o que faz com que nos sintamos melhor e leva ao aumento de comportamentos positivos”, Dra. Bank diz. Uma forma de fazer isso? Aromaterapia. Dra. Bank sugere rosas, jasmins e ervas, pois foi demonstrado que podem reduzir ansiedade e melhorar o seu humor.

produtos naturais para aromaterapia caseira
O que usar na aromaterapia?

Se quiser saber mais, assista a esse vídeo que é uma guia para iniciantes em aromaterapia:

Crie seu lugar seguro mediante atenção plena

“Quando você entra em um novo espaço (seja em casa, em um restaurante ou em uma loja) esteja atento à sua experiência e faça a si mesmo algumas perguntas: Do que você gosta no espaço (ou não gosta)? O que essas coisas fazem você sentir? Quais são as cores das paredes? Há muitos elementos naturais, como madeira e folhagem interna? Está silencioso ou há música ambiente? Como é o cheiro do espaço e onde os seus sentidos o levam? Quando você reconhece como você se sente e o que está fazendo com que você se sinta assim, você pode trazer as coisas que lhe dão uma sensação de paz em sua própria casa”, diz a Dra. Bank.

infografico explicando sobre atençao plena
Um pouco mais sobre mindfulness ou atenção plena

Não se estresse com seu lugar pequeno

Espaços pequenos possuem má reputação e é verdade, eles geralmente são sufocantes. Mas se você usar ferramentas para maximizar o espaço e fazê-lo com que dê a sensação de um lugar seguro e acolhedor, pode ser um lugar realmente agradável para viver, não importa quão pequeno seja. Uma dica para isso é usar cores claras na pintura e nas cortinas, por exemplo.

“No final do dia, se você mora em uma casa enorme, mas falta equilíbrio entre trabalho e vida pessoal ou está em meio a um rompimento, nenhuma quantidade de espaço aberto mudará essas coisas ou fará com que você se sinta melhor. Trabalhe com o que você tem e se concentre no que é importante em sua vida – relacionamentos, propósito e saúde.”

quarto pequeno decorado com moveis planejados pra aproveitar o espaço
Quarto bem pequeno com móveis planejados pra aproveitar melhor o espaço
como otimizar o espaço de uma cozinha pequena
Cozinha pequena bem decorada otimizando o espaço
dicas para decorar uma sala de estar pequena
Sala de estar pequena com móveis que não ocupam muito espaço

E então, o que achou dessas informações? Passe a observá-las na sua vida e me diga sobre as mudanças que vão ocorrer na sua vida!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest