A piscina é um sonho para muitas pessoas que tem quintal em casa. No entanto, antes de realizar esse desejo, você deve planejar bem e decidir como quer a piscina da sua área. Venha ver as melhores dicas, só aqui, no blog Sua Decoração!
Para espaços internos e externos, a piscina é uma boa maneira de relaxar e praticar esportes. A presença da água dá vida aos ambientes!
Neste post, falaremos sobre a piscina no ambiente externo, especialmente no quintal. Um quintal com piscina é uma ótima oportunidade para ter perto de si a grandiosidade dos elementos básicos da natureza: a água, a terra, a vegetação, o sol e o vento.

Elementos naturais quando equilibrados geram para o seu quintal com piscina condições adequadas de insolação, luminosidade e ventilação, proporcionando conforto ambiental aos moradores e que privilegiem de recursos que o paisagismo pode oferecer.
Procure um arquiteto especializado no assunto para análise bioclimática do seu terreno, assim podendo projetar da melhor forma.

Para você ficar mais por dentro do assunto, reunimos dicas que irão ajudar a transformar o seu quintal em uma área de lazer com piscina que fique a sua cara! Inspire-se!
Como combinar a piscina com o quintal e o jardim
Uma piscina no jardim pede áreas permeáveis e impermeáveis, por isso, você deve saber algumas coisas na hora de escolher que tipo de planta e grama vai usar no seu quintal com piscina!

A área impermeável precisa estar entorno da piscina, evitando o contato da grama, terra e insetos próximos à água e fornecendo uma superfície nivelada e não escorregadia para colocar os móveis.
As áreas verdes próximas à piscina podem ter um belo jardim! Fica bem bonito quando são separadas da área impermeável por um desenho no piso, simples ou mais elaborado, com curvas, círculos, formas geométricas, etc.

Uma boa escolha para compor é a vegetação tropical, ou, caso as espécies não se adaptem bem à terra por estarem longe demais do litoral, escolha sempre a vegetação nativa de sua região.

Atente-se à escolha da grama e aos cuidados se quiser que ela esteja sempre verdinha. Existem espécies específicas para cada caso, descubra na tabela o resumo de qual a grama ideal para a área da sua piscina:
Grama-esmeralda | Ótima para área de lazer, resiste ao sol e ao contato. Evite usá-la em locais secos. |
Grama-santo agostinho | Resistente ao sol, boa para ambientes inclinados, já que suas raízes firmes ajudam no embate com a erosão. |
Grama-batatal | Também muito resistente, boa para áreas de lazer, cresce rápido e aguenta o contato constante. |
Grama-coreana | Boa para o paisagismo, não resiste a pisoteamento e exige um solo adubado para sobreviver. |
Grama-amendoim | Uma grama mais alta, que conta com flores amarelas, é melhor para ornamentar o quintal, é resistente e não precisa de muitos cuidados. |
Saiba também escolher a melhor piscina pra você, se de fibra ou de vinil!
- Esmeralda: para locais ensolarados, e o gramado for usado para pisar, brincar e estender cangas. Ela não resiste tanto em locais sombreados e secos e se desenvolve melhor em solos arenosos (coloque uma camada de 20 a 30 cm de areia sob a grama se for o caso);
- Santo Agostinho: gramado denso e de aparência rústica. Sobrevive bem ao sol ou preferencialmente à meia sombra. Boa para locais inclinados porque sua raiz é forte e densa, mas precisa de adubações semestrais.
- Batatais: uma grama resistente e que cresce rápido, suporta pisoteamento constante, doenças e pragas mas, ironicamente, enfraquece-se quando na sombra. É uma boa opção para quintais com piscina justamente por ser forte e lidar bem com o sol e calor.
- Coreana: precisa de um solo tratado, constantemente adubado e molhado. É uma grama mais frágil, ideal para decorar e não para estar em locais em que pessoas e animais transitarão constantemente.
- Amendoim: é a que conta com flores amarelinhas entre a primavera e verão. É ideal para áreas de baixa passagem de pessoas, pois as florezinhas são danificadas pelo pisoteio, fica ótima para compor a parte de plantio do jardim. Tolera todos os climas, exceto os muito frios. Não necessita de manutenção.

Veja também: Muro de Pedras




Decorando uma área gourmet com churrasqueira e piscina
A piscina próxima ao espaço gourmet com churrasqueira é a melhor pedida para as pessoas que amam juntar seus amigos e família por pura diversão!

De preferência cubra o espaço gourmet, deixando a área protegida das intempéries e amenizando o calor nos dias de muito sol. Os ventiladores contribuem ainda mais na queda de temperatura.
Atente-se aos níveis do piso!

O piso da orla da piscina precisa estar abaixo do nível da área gourmet para que ela não fique molhada, principalmente quando houver pulos na água da piscina, fazendo isso a diversão fica ilimitada e agradável para todos.

Dois exemplos de casos onde o piso também é assim são o banheiro e a cozinha, geralmente o nível é abaixo dos demais cômodos da casa, use a mesma lógica.

Lembre-se de reservar um espaço para banheiro! Não vai ser legal que as pessoas entrem molhadas dentro de sua casa para usar o seu banheiro.

Mesmo que seu quintal seja pequeno, tente aproveitar o espaço, adquirindo uma piscina com o tamanho compatível com a sua realidade para que caiba tudo o que for indispensável no ambiente, evitando futuras dores de cabeça.
Como decorar a piscina
❤️Seus amigos estão gostando:
A decoração da piscina, na área externa, pode trazer a simplicidade dos elementos naturais aplicados com sofisticação e conforto.

Existem vários recursos de que você pode lançar mão, como fazer um deck, construir uma piscina em alvenaria ou utilizar um modelo de plástico, cobrir parte da área com um pergolado, fazer um muro de plantas ao lado da piscina etc.

Há, ainda, opções simples, que também podem cair bem, como usar uma piscina de plástico ou inflável no seu quintal, o que sai muito mais barato.

A piscina em si pode ter inúmeras decorações. As opções de revestimentos, pisos e bordas são variadas. Cerâmicas, azulejos, pastilhas ou pedras naturais podem ser utilizadas como revestimento da piscina.
As cores mais utilizadas são tons de azul ou verde, trazendo sensação de cor de mar. Para uma piscina mais simples, existe a piscina de fibra que tem instalação mais prática, pois vem pré-fabricada.
Os formatos variam bastante, podem ser redondos, quadrados, com formas sinuosas. O modelo “raia” (swim lanes) é o mais procurado atualmente.

O termo é muito usado para piscinas olímpicas, mas para piscinas domésticas, a separação ocorre quando há níveis no interior da piscina diferenciados e para mais de uma atividade.
É uma forma de nomear as várias atividades que podem ocorrer dentro da mesma piscina. O modelo de borda infinita é incrível, quase unânime quando há uma linda paisagem a ser contemplada.

Para os pisos e bordas, revestimentos que não aqueçam demais com o calor do sol, e sejam antiderrapantes; os materiais mais utilizados são pedras naturais, placas cimentícias e decks de madeira de lei e piso drenante que são um charme à parte, não refletindo tanto a luz – evitando o ofuscamento – e podendo inclusive ser elevados, com escada de acesso.
A iluminação subaquática é ótima para nados noturnos, e também perfeita para decoração! Pode ser feita com lâmpadas de LED e ter quaisquer cores. O uso do pergolado ou gazebo como área de apoio e relaxamento à beira da piscina. Fica chiquérrimo e contemporâneo.
Dica: que tal colocar uma daybed sob a pérgola ou gazebo?

A daybed é um tipo de espreguiçadeira, uma espécie de cama-sofá que conjugada com uma mobília adequada para quintas e jardins, garante aconchego e charme para o espaço em que você vai relaxar!
O curioso é que a daybed pode ser feita de material flutuante, que te proporcionará momentos relaxantes enquanto você se bronzeia.
Mais imagens de quintais e jardins com piscina

Se depois de ler a matéria te falta inspiração visual para criar, decorar ou reformar sua área de lazer, veja as outras fotos que selecionamos para você:












Pra terminar, veja essa curiosa ideia em que uma família fez um “lago piscina” no quintal de casa:
O que achou da matéria? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!
muito bonito criativo
Legal, Célia, que bom que gostou!
Matéria expetacular.
Obrigada pelo elogio, Regina, fico feliz com isso!