29 Quintais Com Piscina + Dicas De Paisagismo E Decoração!

Para espaços internos e externos, a piscina é uma boa maneira de relaxar e praticar esportes. A presença da água dá vida aos ambientes! Neste post, falaremos sobre a piscina no ambiente externo, especialmente no quintal. Um quintal com piscina é uma ótima oportunidade para ter perto de si a grandiosidade dos elementos básicos da natureza: a água, a terra, a vegetação, o sol e o vento.

Elementos naturais quando equilibrados geram para o seu quintal com piscina condições adequadas de insolação, luminosidade e ventilação, proporcionando conforto ambiental aos moradores e que privilegiem de recursos que o paisagismo pode oferecer.

Procure um arquiteto especializado no assunto para análise bioclimática do seu terreno, assim podendo projetar da melhor forma. Para você ficar mais por dentro do assunto, reunimos dicas que irão ajudar a transformar o seu quintal em uma área de lazer com piscina que fique a sua cara! Inspire-se!

Como combinar a piscina com o quintal e o jardim

Uma piscina no jardim pede áreas permeáveis e impermeáveis, por isso, você deve saber algumas coisas na hora de escolher que tipo de planta e grama vai usar no seu quintal com piscina!

A área impermeável precisa estar entorno da piscina, evitando o contato da grama, terra e insetos próximos à água e fornecendo uma superfície nivelada e não escorregadia para colocar os móveis.

As áreas verdes próximas à piscina podem ter um belo jardim! Fica bem bonito quando são separadas da área impermeável por um desenho no piso, simples ou mais elaborado, com curvas, círculos, formas geométricas, etc.

Uma boa escolha para compor é a vegetação tropical, ou, caso as espécies não se adaptem bem à terra por estarem longe demais do litoral, escolha sempre a vegetação nativa de sua região.

Atente-se à escolha da grama e aos cuidados se quiser que ela esteja sempre verdinha. Existem espécies específicas para cada caso, descubra na tabela o resumo de qual a grama ideal para a área da sua piscina:

Grama-esmeraldaÓtima para área de lazer, resiste ao sol e ao contato. Evite usá-la em locais secos.
Grama-santo agostinhoResistente ao sol, boa para ambientes inclinados, já que suas raízes firmes ajudam no embate com a erosão.
Grama-batatalTambém muito resistente, boa para áreas de lazer, cresce rápido e aguenta o contato constante.
Grama-coreanaBoa para o paisagismo, não resiste a pisoteamento e exige um solo adubado para sobreviver.
Grama-amendoimUma grama mais alta, que conta com flores amarelas, é melhor para ornamentar o quintal, é resistente e não precisa de muitos cuidados.
imagem da grama esmeralda
Grama esmeralda
foto da grama santo agostinho
Grama santo agostinho
foto de grama batatais
Grama batatais
foto de grama coreana
Grama coreana
imagem de grama amendoim
Grama amendoim
  1. Esmeralda: para locais ensolarados, e o gramado for usado para pisar, brincar e estender cangas. Ela não resiste tanto em locais sombreados e secos e se desenvolve melhor em solos arenosos (coloque uma camada de 20 a 30 cm de areia sob a grama se for o caso);
  2. Santo Agostinho: gramado denso e de aparência rústica. Sobrevive bem ao sol ou preferencialmente à meia sombra. Boa para locais inclinados porque sua raiz é forte e densa, mas precisa de adubações semestrais.
  3. Batatais: uma grama resistente e que cresce rápido, suporta pisoteamento constante, doenças e pragas mas, ironicamente, enfraquece-se quando na sombra. É uma boa opção para quintais com piscina justamente por ser forte e lidar bem com o sol e calor.
  4. Coreana: precisa de um solo tratado, constantemente adubado e molhado. É uma grama mais frágil, ideal para decorar e não para estar em locais em que pessoas e animais transitarão constantemente.
  5. Amendoim: é a que conta com flores amarelinhas entre a primavera e verão. É ideal para áreas de baixa passagem de pessoas, pois as florezinhas são danificadas pelo pisoteio, fica ótima para compor a parte de plantio do jardim. Tolera todos os climas, exceto os muito frios. Não necessita de manutenção.
piso antiderrapante pra jardim com piscina
Lembre-se sempre de usar um piso em pedra antiderrapante
quintal sem grama com piscina
Nesta foto, não foi usada grama, fica menos bonito, mas é mais fácil de cuidar da área
quintal com piscina e pergolado de madeira
O pergolado cria um ambiente com sombra junto a piscina
quintal com piscina redonda e pedras ornamentais
As pedras no entorno da piscina evitam que a grama seja pisoteada
como decorar a lateral de uma piscina com pedras
Quintal com piscina elevada – alternativa para terrenos inclinados

Decorando uma área gourmet com churrasqueira e piscina

A piscina próxima ao espaço gourmet com churrasqueira é a melhor pedida para as pessoas que amam juntar seus amigos e família por pura diversão!

De preferência cubra o espaço gourmet, deixando a área protegida das intempéries e amenizando o calor nos dias de muito sol. Os ventiladores contribuem ainda mais na queda de temperatura.
Atente-se aos níveis do piso!

O piso da orla da piscina precisa estar abaixo do nível da área gourmet para que ela não fique molhada, principalmente quando houver pulos na água da piscina, fazendo isso a diversão fica ilimitada e agradável para todos. Dois exemplos de casos onde o piso também é assim são o banheiro e a cozinha, geralmente o nível é abaixo dos demais cômodos da casa, use a mesma lógica.

Lembre-se de reservar um espaço para banheiro! Não vai ser legal que as pessoas entrem molhadas dentro de sua casa para usar o seu banheiro. Mesmo que seu quintal seja pequeno, tente aproveitar o espaço, adquirindo uma piscina com o tamanho compatível com a sua realidade para que caiba tudo o que for indispensável no ambiente, evitando futuras dores de cabeça.

imagem de quintal com piscina e churrasqueira decorados
Projeto decorado de área gourmet com churrasqueira e piscina
area gourmet com churrasqueira e piscina muito grande
Um problema nesse ambiente – a piscina está muito perto da churrasqueira
casa com area de fundos com piscina e churrasqueira
Casa simples com quintal pequeno com churrasqueira e piscina
quintal grande com area gourmet separada da piscina
Projeto mais requintado, para ambientes maiores
foto de quintal com piscina e churrasqueira
Note a elevação no piso dessa área gourmet simples

Como decorar a piscina

A decoração da piscina, na área externa, pode trazer a simplicidade dos elementos naturais aplicados com sofisticação e conforto. Existem vários recursos de que você pode lançar mão, como fazer um deck, construir uma piscina em alvenaria ou utilizar um modelo de plástico, cobrir parte da área com um pergolado etc. Há, ainda, opções simples, que também podem cair bem, como usar uma piscina de plástico ou inflável no seu quintal, o que sai muito mais barato.

A piscina em si pode ter inúmeras decorações. As opções de revestimentos, pisos e bordas são variadas. Cerâmicas, azulejos, pastilhas ou pedras naturais podem ser utilizadas como revestimento da piscina.

As cores mais utilizadas são tons de azul ou verde, trazendo sensação de cor de mar. Para uma piscina mais simples, existe a piscina de fibra que tem instalação mais prática, pois vem pré-fabricada. Os formatos variam bastante, podem ser redondos, quadrados, com formas sinuosas. O modelo “raia” (swim lanes) é o mais procurado atualmente.

O termo é muito usado para piscinas olímpicas, mas para piscinas domésticas, a separação ocorre quando há níveis no interior da piscina diferenciados e para mais de uma atividade. É uma forma de nomear as várias atividades que podem ocorrer dentro da mesma piscina. O modelo de borda infinita é incrível, quase unânime quando há uma linda paisagem a ser contemplada.

Para os pisos e bordas, revestimentos que não aqueçam demais com o calor do sol, e sejam antiderrapantes; os materiais mais utilizados são pedras naturais, placas cimentícias e decks de madeira de lei e piso drenante que são um charme à parte, não refletindo tanto a luz – evitando o ofuscamento – e podendo inclusive ser elevados, com escada de acesso.

A iluminação subaquática é ótima para nados noturnos, e também perfeita para decoração! Pode ser feita com lâmpadas de LED e ter quaisquer cores. O uso do pergolado ou gazebo como área de apoio e relaxamento à beira da piscina. Fica chiquérrimo e contemporâneo.

piscina de plastico para jardins pequenos
Por fim, a opção mais simples, uma piscina de plástico, facilmente portátil
quintal decorado com pergolado em piso de madeira e piscina de ceramica azul e verde
O pergolado cria um ambiente a parte no quintal, que ainda conta com espreguiçadeiras na piscina para ampliar a refrescância
foto de quintal pequeno com piscina de fibra e deck em madeira de lei
Piscina pequena em fibra com um deck de madeira – ideal para quintais pequenos
quintal com piscina iluminada por led
Este quintal conta com iluminação em LED na lateral da piscina
quintal com piscina inflavel para dias de verao
Um piscina inflável pode mudar a usabilidade do quintal

Dica: que tal colocar uma daybed sob a pérgola ou gazebo?

A daybed é um tipo de espreguiçadeira, uma espécie de cama-sofá que conjugada com uma mobília adequada para quintas e jardins, garante aconchego e charme para o espaço em que você vai relaxar! O curioso é que a daybed pode ser feita de material flutuante, que te proporcionará momentos relaxantes enquanto você se bronzeia.

area de lazer de casa luxuosa com daybed e pergolado
Quintal luxuoso com daybed sobre a piscina

Mais imagens de quintais e jardins com piscina

Se depois de ler a matéria te falta inspiração visual para criar, decorar ou reformar sua área de lazer, veja as outras fotos que selecionamos para você:

piscina com toboga inflavel em quintal com piscina sem grama
Opção mais prática e barata, com tobogã inflável
jardim com piscina, plantas, arvores e tobogan
Um tobogan aumenta a diversão nesse quintal muito arborizado
piscina grande no quintal com aquecimento eletrico
Aqui, a piscina foi fechada e aquecida – demanda um espaço grande no quintal
paisagismo de quintais com piscina e jardim
Uma cachoeira faz parte do paisagismo desse quintal com piscina
quintal grande com nichos alem da piscina
Nesta foto, um quintal muito aconchegante, em que se criaram nichos
foto de area de lazer com piscina completa
Projeto com TV e iluminação de LED no quintal – área de lazer completa
imagem de piscina feita com cimento
Piscina toda feita em cimento – projeto interessante
area de lazer grande com piscina, plantas e cadeiras de madeira
Muita natureza nesse grande quintal, tem piscina e muitas plantas
quintal com jardim e piscina nos fundos de casa pequena
O deck de madeira separa a área de piscina do gramado do jardim
piscina retangular para jardins pequenos
Piscina pequena e retangular nessa foto
piscina arredondada em quintal com piscina
Quintal com muitas plantas, árvores e uma piscina arredondada
jardim com piscina com deck de madeira e plantas
Vidros separam a piscina e protegem a área do deck destinada a confraternizar com amigos e familiares
quintal com piscina nos fundos da casa
Nos fundos da casa – ainda foi feito um deck pois a piscina é suspensa em relação ao solo

Pra terminar, veja esse vídeo com mais inspirações para seu quintal com piscina:

O que achou da matéria? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Redação por Kárita Nunes.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
4 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest