Como Organizar Gaveta de Talheres: Dicas e Segredos!

Confira as melhores dicas para você organizar definitivamente a sua gaveta de talheres!

Publicado em e atualizado em: 17-12-2022.

Você sabe como organizar a gaveta de talheres? No artigo de hoje vamos trazer 12 dicas para arrumar a cozinha, principalmente a gaveta de colheres, garfos, facas e demais utensílios domésticos.

Divisores De Talheres Para Organizar Gavetas Na Cozinha.
Divisores de talheres para organizar gavetas na cozinha.

Ter uma cozinha organizada não só ajuda na arrumação da casa como também transforma o espaço em um lugar funcional. Quando não existe uma organização fica até difícil preparar comidas e montar a mesa para as refeições.

Por isso, algumas dicas práticas de como organizar a gaveta de talheres podem auxiliar no seu dia a dia, afinal, organização promove paz de espírito e ajuda a manter tudo no seu devido lugar.

Como organizar a gaveta de talheres – Melhores dicas para você não errar

Divisores De Madeira Para Separar Cada Grupo Em Seu Devido Lugar.
Divisores de madeira para separar cada grupo em seu devido lugar.

Para não errar na hora de arrumar a cozinha, confira as 8 dicas de como organizar a gaveta de talheres, aquela gavetinha que com um tempo fica bagunçada e não se acha mais nada dentro dela.

1- Use divisórias para talheres

As divisórias para talheres são muito práticas, elas existem em diferentes tamanhos e materiais para ninguém colocar defeito. Não importa o tamanho da sua gaveta, sempre haverá uma divisória perfeita para colocar seus talheres.

Divisórias De Inox.
Divisórias de INOX.

A maioria dos modelos de divisórias para talheres possuem quatro espaços, um para as facas, colheres, garfos e colheres menores. Ou seja, a maioria não tem espaço para colocar as colheres grandes e conchas para feijão ou sopa.

Muitas pessoas para resolver esse espaço faltante para colheres grandes utilizam a segunda gaveta do armário da pia ou o canto do lado da divisória. 

Veja: Como Organizar Armários de Cozinha

Divisória De Madeira Para Gaveta Da Cozinha.
Divisória de madeira para gaveta da cozinha.

Contudo, a nossa dica é que você compre um modelo de divisória para talheres que compreenda a sua necessidade, por isso antes de efetuar a compra se planeje em como organizar a gaveta de talheres. 

Modelo Com Bordas Mais Grossas.
Modelo com bordas mais grossas.

2- Separe uma gaveta exclusiva para pano de prato

Outra dica para sua organização de gaveta de talheres é separar um espaço exclusivo para os panos de prato. Coloque os panos de pratos limpinhos na última ou segunda gaveta do móvel, sem a mistura com talheres ou demais utensílios domésticos.

Para organizar a gaveta dos panos de louça, faça pequenas dobras para organizar todos os itens de maneira organizada. Se precisar, forre a gaveta com um adesivo ou sousplat de material emborrachado que é fácil de lavar.

Veja também: Cores de Sousplat de Crochê

Gaveta Exclusiva Para Panos.
Gaveta exclusiva para panos.
Gaveta Dos Panos.
Gaveta dos panos.

Confira: Dicas para Limpeza de Rejunte

3- Utilize um organizador de gavetas com tampas

Falando em limpeza e organização de gavetas, outra dica é utilizar um organizador de gavetas com tampas, isto é, uma divisória de talheres que tenha uma proteção.

Organizadores Com Tampas.
Organizadores com tampas.

Esse tipo de material evita que insetos contaminem os talheres, bem como, ajuda a prevenir o local de poeiras e sujeiras dos alimentos.

Organizadores Com Tampas.
Organizadores com tampas.

Caso a sua divisória não tenha uma tampa, faça você mesmo uma proteção usando tampas de plástico, acrílico ou embalagem transparente. 

Veja também: Como Organizar a Lavanderia

4- Monte seu próprio organizador para gaveta de talheres

Caso você queira montar seu próprio organizador para gaveta de talheres, a dica é que você escolha entre os diversos materiais para este tipo de divisória.

Organizador Artesanal Feito De Madeira.
Organizador artesanal feito de madeira.

Um dos materiais mais usados para divisória artesanal para talheres é a madeira, um material resistente e que combina perfeitamente com os seus projetos. 

Organizador Artesanal Feito De Madeira.
Organizador artesanal feito de madeira.

Para fazer a divisória de madeira para gaveta, basta medir a gaveta e cortar pedaços de madeira para as divisórias, depois é só montar conforme a sua necessidade.

Outra dica bem fácil e econômica é investir em cestinhos de plásticos para dividir gavetas, esses são utensílios versáteis para organizar qualquer espaço, inclusive a gaveta de talheres na cozinha.

Organizador Construído Em Casa.
Organizador construído em casa.

Escolha por tamanhos e cores que combinem com o estilo da sua decoração, podendo escolher outros cestos com materiais diferentes como o vime, acrílico e também inox que é bem resistente.

5- Organize em ordem os talheres na gaveta

Modelo De Madeira Fina.
Modelo de madeira fina.

Mais uma sugestão de como organizar a gaveta de talheres é organizando tudo em ordem, colocando na primeira gaveta somente os talheres de uso diário como garfos, colheres, facas de serra, colherinhas e garfinhos pequenos de sobremesa

Na segunda gaveta, caso não caibam as conchas, facas grandes de carne, pegador de massa e abridor de latas, organize tudo em um mesmo espaço, podendo optar pelos organizadores de gaveta em cestos de plásticos.

As facas exigem mais cuidados, por isso, não misture esse talher com os demais e deixe as lâminas protegidas com embalagem de papel ou plástico.

Na terceira gaveta coloque as tábuas de cortar carne, kit churrasco e demais utensílios usados esporadicamente. 

6- Forre a gaveta para evitar riscos no móvel

Essa dica é para quem não possui uma gaveta com madeira com película protetiva contra riscos, por isso, a ideia é que você forre a gaveta para evitar danificar o móvel com uso diário dos utensílios domésticos.

Gaveta Forrada Com Papel.
Gaveta forrada com papel.

Se você deseja forrar a gaveta da pia, utilize um papel adesivo plastificado para evitar que os cestos organizadores de gaveta ou talheres arranhem o seu móvel.

Forre Sua Gaveta.
Forre sua gaveta.

Essa ideia é mais econômica e prática na hora de limpar a gaveta da cozinha com os talheres. Aplique em todas as gavetas essa dica e promova a durabilidade do seu móvel.

7- Tenha organizadores de talheres fora da gaveta

Para quem cozinha bastante em casa, os talheres são usados com mais frequência, por isso, a nossa dica é que você tenha organizadores de talheres fora da gaveta. 

Tenha Organizadores De Talheres Fora Da Gaveta.
Tenha organizadores de talheres fora da gaveta.

Existem uma variedade de organizadores de pia para talheres, alguns são pendurados fazendo parte da decoração. 

Aliás, você mesmo poderá fazer o seu organizador de talheres fora da gaveta, basta escolher os materiais adequados e que contribuam com o estilo da cozinha.

Tenha Organizadores De Talheres Fora Da Gaveta.
Tenha organizadores de talheres fora da gaveta.

Não se esqueça de manter tudo sempre organizado, deixando para guardar nas gavetas talheres de uso geral para as refeições. Nos organizadores de pia, coloque facas, pegadores de massa, escumadeira, martelo de carne e entre outros utensílios.

8-  Limpe periodicamente a gaveta de talheres

Faça Sempre Uma Limpeza.
Faça sempre uma limpeza.

Além de organizar as gavetas dos talheres não deixe de limpar periodicamente os utensílios e também as divisórias. Para isso, utilize água e sabão neutro para remover o acúmulo de sujeira.

Uma receitinha caseira para manter os talheres de inox brilhando é misturar 3(três) colheres de bicarbonato de sódio com 1(uma) colher de água. Utilize um pano limpo com a mistura para esfregar no talher, depois lave os talheres com água morna.

A secagem do talher é bem importante, use papel toalha ou pano de louça limpo para fazer deixar tudo bem seco para a hora de guardar.

1. O que é uma gaveta de talheres?

Uma gaveta de talheres é uma gaveta com um compartimento para guardar talheres. É geralmente usada na cozinha para armazenar facas, garfos e colheres.

2. Qual a melhor maneira de organizar uma gaveta de talheres?

A melhor maneira de organizar uma gaveta de talheres é separando-os por tipo e tamanho. Por exemplo, você pode guardar todas as facas juntas, todos os garfos juntos e todas as colheres juntas.

3. Como você pode organizar sua gaveta de talheres se você tem muitos deles?

Se você tem muitos talheres, pode ser útil separá-los em dois ou mais compartimentos. Você também pode separá-los por tipo e tamanho, para que possa encontrá-los facilmente quando precisar.

4. Qual é a melhor maneira de limpar uma gaveta de talheres?

A melhor maneira de limpar uma gaveta de talheres é lavá-la com água morna e sabão. Depois enxágue-a bem e seque-a completamente antes de guardar os talheres novamente.

5. Você precisa desengordurar sua gaveta de talheres?

Não é necessário desengordurar sua gaveta de talheres se ela estiver limpa e seca. No entanto, se você notar que a gaveta está começando a ficar engordurada, pode lavá-la com água morna e sabão para remover o excesso de gordura.

Gostou das nossas dicas de como organizar a gaveta de talheres? Agora é só colocar nossas dicas em prática para ter uma cozinha mais funcional e limpa.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *