49 Cozinhas Americanas Planejadas + Vídeos Com Tour E Reforma!

Você conhece a cozinha americana? Se não conhece, provavelmente já ouviu falar. Esse estilo de cozinha planejada é aquela onde se utiliza meia parede para separar a cozinha da sala de estar ou jantar.

Na verdade, pode ser que seja realmente uma simples meia parede com revestimento de pedra na superfície ou uma bancada, que no caso torna a cozinha mais convidativa, porque a bancada possui mais funcionalidades, que iremos mostrar a seguir, sem exigir mais espaço do que a meia parede ocupa.

A cozinha é um dos principais espaços do lar e independente se o dono da casa é um bom cozinheiro ou não, ela é indispensável. É um local onde todos os moradores da casa frequentam e usam. Assim também é a sala, no lar é indispensável e está sempre contando com a presença de alguém, então porque segregar esses espaços comuns tão utilizados no cotidiano? Planeje-os juntos.

O conceito da cozinha americana é a integração dos espaços. Já comentamos aqui sobre como a cozinha integrada à sala tem sido vista frequentemente em mostras de decoração, revistas e outros meios de divulgação em que arquitetos de interiores mostram seus projetos.

ver cozinha americana planejada pequena
Cozinha pequena e clara integrada à sala de jantar
cozinha planejada moderna integrada a sala de estar
Planejada moderna com integração à sala de estar
cozinha americana pequena e planejada em apartamento chique
Pequena em apartamento chique

Mas como a maioria das pessoas querem evitar a quebra de paredes e o transtorno que as reformas geram, talvez por isso há o questionamento recorrente: é uma sacada superinteligente de planejamento para a minha realidade ou só uma questão de moda?

Como já dissemos aqui, é tendência no Brasil, sim, mas acompanha o novo estilo de vida e o fato dos espaços de morar serem reduzidos, tornando-se também uma solução genial, especialmente por traduzir um ambiente compacto e moderno. O fato de ficar visualmente bonito é uma consequência da otimização do espaço, mesmo que ele não seja pequeno. Integrar a sala, a cozinha e a sala de jantar amplia a área útil dos três cômodos.

Tirando o momento quebra-quebra da reforma, só vejo vantagens – e se você está começando o projeto residencial do zero, só vejo mais vantagens ainda! Então porque não? Continue acompanhando esse post porque iremos falar de muitas coisas sobre a cozinha americana planejada que você p-r-e-c-i-s-a saber antes de começar a investir nela e mostrar ótimas inspirações para que seu projeto fique maravilhoso:

Quer uma dica de ouro? Planeje com bancada!

No lugar que seria ocupado pela parede, na cozinha americana planejada integrada com a sala, esse lugar é ocupado com uma bancada, não uma meia parede, porque esta continua com a largura de parede, geralmente 15 cm, servindo apenas como divisória ou apoio de alguns elementos decorativos. Já em uma superfície com largura maior que a de uma parede, em média de 55 a 60 cm, passa a ser uma bancada. E integrar com essa simples separação já é uma opção que gera um ganho de área muito mais significativo.

cozinha americana planejada em u branca e cinza
Nas cores branca e cinza – combinação moderna
cozinha americana planejada pequena com adega
Em cores claras – ambiente clean e compacto que vem até com adega
cozinha americana planejada grande em u
Um projeto maior, com cooktop na bancada e planejada em U
cozinha americana planejada pequena e compacta
Aqui, um balcão mais simples e menor
cozinha americana planejada pequena com bancada e azulejos coloridos
Azulejos coloridos são ótimos para deixar sua cozinha com bancada mais bem decorada

Planejar o layout da cozinha com a bancada dá apoio para refeições rápidas e dispõe de superfície útil para apoio de utensílios, execução de culinárias e, se puder tirar a parede por completo, propicia um projeto de bancada com armário ou adega que será ainda mais útil na cozinha americana, principalmente para aqueles que não possuem uma dispensa e precisam estocar alimentos e outros itens ou guardar os seus utensílios na própria cozinha.

Planejando a casa do zero? Faça também uma cozinha americana planejada!

O nome “cozinha americana”, podia até ser outro, já que não se trata apenas de cozinha. O planejamento no caso, leva em conta as salas de estar e jantar – às vezes a de televisão acaba entrando no combo. Se você vai começar o projeto residencial do zero, aproveite para investir nessa ideia da melhor forma possível! Nada melhor do que não ter impedimentos para fazer aquela cozinha que você tanto sonhou. Que tal colocar esse projeto em realidade? Existem três tipos maravilhosos de se pensar uma cozinha americana planejada – veja na tabela o resumo:

Cozinha com bancada e banquetasOpção mais simples, boas para espaços pequenos, a bancada fica basicamente para refeições
Cozinha com bancada e mesaA bancada, que fica como espaço para culinária, especialmente, se integra a uma mesa onde se servem as refeições – opção mais requintada
Cozinha com bancada, mesa e banquetasTipo que exige mais espaço, visto que reúne todas as funcionalidades acima explicadas.

Agora, detalhando, um deles é utilizando a bancada com banquetas, apenas de um lado, o externo à cozinha, deixando o outro livre para apoio culinário. É uma opção mais simples.

cozinha americana planejada preta com moveis em madeira
As banquetas otimizam o espaço na cozinha americana planejada
cozinha americana planejada moderna com com banquetas cinza
Dependendo do tipo de banqueta, podem contribuir pra deixar ainda mais moderno o ambiente
foto de cozinha americana planejada com banqueta
Lembre-se também de combinar as banquetas com o resto da cozinha, como visto nas demais fotos

Outra opção de cair o queixo, preste atenção, essa opção que vou mostrar agora é incrível e luxuosa quando bem planejada! Eu estou falando da bancada que emenda com a mesa de jantar de um lado, deixando o lado que está para a cozinha livre. Parece ocupar um espaço grande, mas é ilusão de ótica. Essa opção economiza espaço, porque faz com que a área de alimentação seja uma só.

mesa de jantar integrada a bancada da cozinha americana planejada
Conjugar a bancada e a mesa de jantar cria um ambiente funcional e moderno
mesa de jantar integrada com a bancada da cozinha americana planejada
Veja que luxuosa essa cozinha em que se integraram mesa de jantar e bancada
cozinha americana planejada com mesa de jantar junto da bancada
Outro projeto reproduzindo a ideia

E a terceira opção une os dois tipos, um lado a mesa de jantar dando continuidade e o outro com banquetas, este com banqueta vai necessitar de uma área no layout da cozinha com mais espaço para não atrapalhar a fruição entre quem está se alimentando e quem está cozinhando.

cozinha americana planejada com piso de madeira
Coloque uma banqueta para criar um espaço a mais na mesa
sala de jantar com mesa redonda com cadeiras diferentes para uma decoracao moderna
Se quer banquetas, use uma mesa redonda pois aproveitam bem o espaço
cozinha americana planejada completa com bancada, banquetas e mesa de jantar
Conciliar banquetas com mesa de jantar é melhor em espaços grandes

Cozinha gourmet dá certo com cozinha americana?

Em muitos apartamentos e até em casas, a infraestrutura não permite quebra de paredes, impedindo o morador de fazer modificações, como expandir os ambientes, integrar, o que torna impossível a realização de um projeto de cozinha principal no modelo americana. Mas a boa notícia é que este modelo pode ser aplicado em áreas gourmet, em geral desimpedidas de paredes.

Aqui está uma combinação perfeita! Cozinha americana e gourmet, leia-se para áreas externas, é uma forma excelente de receber seus amigos e família. Ninguém quer ficar afastado dos convidados num encontro entre amigos onde o papo é ótimo, ou perder de vista as crianças, se houver, então, todos ficam mais perto uns dos outros – aqueles que estão preparando comida ou buscando a bebida, necessitando usar os três itens básicos de uma cozinha: fogão, pia e geladeira/freezer.

Essa área pode estar na sua varanda, dependendo da dimensão, ou em uma área específica para isso, em condomínios ou em casas.

cozinha americana planejada com churrasqueira e bancada
Cozinha gourmet americana planejada em L com churrasqueira
cozinha americana planejada com ilha em area externa de casa
Com ilha e fogão a lenha em área externa
cozinha gourmet completa planejada no estilo americano
Cozinha gourmet planejada no canto da sacada de uma casa

Dicas para complementar a decoração

Em todos os casos, uma boa decoração cai bem para a cozinha americana, principalmente se for uma decoração bem planejada. Já mostramos aqui detalhadamente sobre bancadas de pia, que compõe uma das maiores parcelas de decoração numa cozinha e ficam bonitas de diversas formas, podendo ser enfeitadas com cortinas, por exemplo, se você não quiser ou não puder ter armários.

Mas se for ter mesmo armários e montar uma cozinha completa, procure fazê-los planejados sob medida, evite aqueles genéricos que não se encaixam perfeitamente no local, vai parecer como quem usa uma roupa que não lhe cabe, não é legal. Combine os tons do fogão e a geladeira, para que sejam, de preferência, discretos – a não ser que sejam eles os ícones principais da decoração, caso em que se tornarão o ponto principal do ambiente.

Para ter mais ideias, veja esses vídeos detalhando a reforma e a feitura de uma cozinha americana planejada:


Agora, para encerrar a matéria, fique com mais algumas fotos de cozinhas americanas planejadas. Depois, aguardo seu comentário dizendo sua opinião e suas ideias sobre o assunto.

cozinha americana com balcao multifuncional
Balcão aqui usado tanto para ter uma pia quanto para servir refeições
cozinha de canto com balcao redondo
Projeto com bancada arredondada – ideal pra cozinhas de canto
bancada de cozinha decorada com painel
Bancada curvada complementada por um painel vinílico
cozinha americana pequena integrada a sala
Cozinha planejada e integrada a uma minissala em apartamento pequeno
cozinha americana planejada com janela grande
Espaço bem claro com muita iluminação natural
cozinha americana com chalkboard
Espaço com cores marcantes e chalkboard para dar mais praticidade
cozinha americana planejada com pastilhas laranjas
Decoração clean – o destaque fica por conta das pastilhas laranjas
cozinha amarela e branca com cooktop
Amarela e branca com cooktop na bancada
cozinha com parede de tijolos e moveis planejados em madeira
Ambiente rústico com móveis e piso em madeira e parede de tijolos
cozinha moderna preta e branca bonita em apartamento pequeno
Pequena e moderna nas cores preta e branca
cozinha planejada vermelha e branca bonita
Planejada pra apartamento nas cores vermelha e branca
cozinha azul e branca pastilhada com banquetas
Azul e branca com pastilhas quadradas
cozinha pequena planejada para aproveitar o espaço
Ambiente bem pequeno com balcão vazado para otimizar o espaço
iluminaçao para cozinha americana planejada
Ambiente decorado clean com iluminação bem clara
cozinha americana planejada para esse ano
Estilo industrial com tubulações e fiação à mostra – trend 2019
cozinha planejada americana com mesa de madeira e abajur
Dica: o abajur sobre a mesa de madeira pode servir para refeições mais íntimas
cozinha americana planejada com painel e quadro
Ambiente moderno com painel amadeirado e quadro para decorar
cozinha americana integrada com as salas de apartamento
Três ambientes conjugados: salas de estar e jantar mais a cozinha americana
como usar pisos diferentes na cozinha integrada a sala
Usar pisos diferentes na cozinha e na sala pode ser uma estratégia pra quase separar os ambientes
cozinha pequena em u com faixa amarela na parede branca
Cozinha em U com faixa de tinta amarela para ornamentar a decoração
como decorar uma cozinha americana com conceitos escandinavos
Cozinha americana planejada orientada no esquema escandinavo de decorar
cozinha americana planejada conjugada tambem com a lavanderia
Outro modelo seguindo tendências industriais – integrada até com a lavanderia
cozinha planejada americana ornamentada com pastilhas
Pequena e simples – pastilhas pra dar cor e armários sob medida
cozinha americana planejada com divisoria na lavanderia
Esse apartamento pequeno foi montado com uma bancada em silestone e criou-se uma divisória pra separar a cozinha da lavanderia
cozinha americana planejada bonita e arrumada
A cozinha planejada fica muito bonita e organizada
bancada amarela em cozinha americana grande e planejada
Espaço bem grande nessa cozinha, que vem com uma bancada comprida e multifuncional
cozinha americana planejada com decoracao retro
Decoração retro – geladeira vintage, luminárias de bronze e mobília em madeira
cozinha americana planejada com iluminaçao dirigida e cadeiras coloridas
Cozinha com mesa grande toda em madeira – cores nas cadeiras e objetos pra alegrar a decoração
cozinha americana azul e pequena com bancada simples
Uma cozinha de canto – as partes pintadas em azul delimitam o ambiente planejado, compacto e funcional

Texto escrito por Kárita Nunes.

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest