Saiba quais são os principais tipos de jardim de inverno embaixo da escada e inspire-se!
Você sabia que é possível ter um jardim de inverno embaixo da escada de sua casa? Isso mesmo! Não se trata de plantas em vasos, mas de um jardim inteiro. Assim, você pode trazer a beleza da decoração de áreas externas para dentro de casa, sem que haja problemas.

Com as plantas certas e o jeito correto de montar o jardim de inverno embaixo da escada, você poderá transformar completamente a sua sala, de uma forma inusitada, ao mesmo tempo que sofisticada e com o toque da natureza.

Conheça a seguir tudo sobre os modelos de jardim de inverno embaixo da escada, dos elementos mais simples aos mais sofisticados, com peixes e iluminação. Você verá que esse tipo de jardim pode ser feito tanto em espaços pequenos quanto grandes, em casas ou apartamentos.
Veja: Dicas de Árvores para Cultivar no Jardim
Modelos de Jardim de Inverno Embaixo da Escada
Atualmente, por causa das tendências modernas de decoração, há diversos modelos de jardim de inverno embaixo da escada. Você pode escolher modelos mais simples, somente com plantas e pedras, ou pode optar por jardins de inverno com lagos, cascatas e até mesmo peixes.

Veja a seguir os elementos principais dos diferentes modelos de jardim de inverno embaixo da escada.
Com cascata
O uso de pedras já é mandatório ao fazer jardim de inverno embaixo da escada, mas no caso dos que levam cascata isso deve ser prioridade. As pedras servem como o ponto de partida da cascata, o que a deixa mais natural. Além disso, devem ser usadas para delimitar até onde a água chega, de forma que o jardim não prejudique o resto da casa.



Jardim de Inverno com vidro
Ainda no que diz respeito à proteção do jardim de inverno embaixo da escada, você pode usar portas de vidro para fechá-lo, caso queira. O vidro traz um aspecto mais moderno ao tradicional das plantas, o que torna o jardim em local muito elegante da casa.

Jardim de Inverno com lareira
Assim como é feito com a cascata, a lareira deve ser pensada como uma parte da composição do jardim de inverno embaixo da escada. Ela exerce a mesma função decorativa das pedras. Você pode colocar a lareira no centro do jardim e “emoldurá-la” com plantas típicas de inverno, ou seja, que não necessitam de tanto sol para crescer.
Além disso, a lareira deve ser feita de material resistente para que não esquente as plantas. Coloque-as mais ao fundo para dar ainda mais distância.



Confira: Como Construir um Lago Artificial?
Jardim com lago
O lago já é um elemento especial e muito conhecido dos jardins tradicionais, e agora é possível trazê-lo para o jardim de inverno embaixo da escada. Não precisa de uma área muito grande para instalar um lago, desde que ele não “sobre” no espaço e ocupe o lugar que deveria ser das plantas.

Componha o jardim com pedras, um deque de madeira e o lago, e você terá uma combinação extremamente bela e sofisticada.
Leia também: Como fazer um jardim de inverno na sala de jantar? e Como fazer um jardim de inverno na sala de estar?
Inspiração com LED
A iluminação é a maneira mais simples e barata de decorar o seu jardim de inverno embaixo da escada. As lâmpadas de tom quente, como as de LED que imitam as incandescentes antigas, trazem um charme especial à decoração.

Combine plantas no chão com plantas penduradas em cachepôs, e sobreponha as luzes de LED, uma ao lado da outra, na parte inferior e superior do jardim. Para um efeito mais luminescente, que também combina com as cascatas e os lagos, as lâmpadas de LED azul claras podem ser uma ótima pedida. Mas nesse caso não exagere muito, para não perder a cor das plantas em meio ao tom azulado.





Modelos com palmeira
Esse tipo de planta é sinônimo de uma forma simples de trazer volume e altura ao jardim. Às vezes, uma só palmeira combinada com plantas menores já é suficiente para preencher esse local.
A palmeira é uma das plantas mais utilizadas em decorações de jardins internos e externos, portanto é altamente recomendada no jardim de inverno embaixo da escada.





Lagos com peixes
❤️Seus amigos estão gostando:
Os jardins que possuem lago, cascata ou ambos, podem se tornar em verdadeiros aquários abertos. Carpas podem ser usadas para um jardim de inverno em estilo japonês, que pode ser complementado com plantas, s caminhos de pedra e uma cerca de bambus ao fundo.
É possível usar uma combinação de cascata, lago e luzes de LED no interior do lago para trazer ainda mais beleza ao conjunto. Não é recomendado encher o lago com muitos peixes, pois geralmente são pequenos e a ideia é dar o máximo de espaço possível aos bichos.




Suculentas Embaixo da Escada
A maior vantagem das suculentas é o fato de serem muito variadas. De muitas cores, tamanhos e formatos, você pode usar muitas para preencher o seu jardim de inverno embaixo da escada.
São ideias para esse tipo de jardim interno, uma vez que são plantas que não pedem muita luz solar. Ótimas até para apartamentos.




Para escadas caracol
Geralmente, esse tipo de escada dá menos espaço para o jardim, mas ainda é possível aplicar todas as ideias mencionadas e fazer um cantinho especial em casa. Aposte na iluminação para torná-lo mais amplo e chamativo.


Para escadas em U
Embaixo das escadas em U, a depender de seu tamanho, a área do jardim pode variar. Aproveite para pendurar plantas e combinar suculentas com palmeiras. Tudo deve ser delimitado por uma faixa de pedras. As brancas lavadas são as mais usadas.


Jardim Artificial
Caso queira, você pode optar por um jardim de inverno embaixo da escada totalmente artificial. Mas é preciso escolher bem as plantas a serem usadas. As ideias são aquelas que imitam perfeitamente as naturais, no sentido de sua espécie. Evite as flores como rosas e orquídeas, que mesmo em sua forma artificial são mais vistas dentro de vasos ou vidros, sobre mesas e balcões.



Pequenos
É possível implementar cada uma das dicas para criar uma versão pequena de jardim de inverno. Basta ter um cantinho disponível abaixo da escada. Iluminação, espaço entre as plantas e pedras dão mais profundidade e sensação de que o jardim de inverno é maior.


Grandes
Esse modelo de jardim de inverno embaixo da escada permite criar muito, assim como brincar com várias espécies de plantas. Todas as ideias relacionadas à cascatas, lagos, peixes e iluminação podem ser aplicadas aqui.
O segredo é saber combinar cada um desses elementos de forma que um não brigue com o outro, e o conjunto tenha harmonia. Lembre-se que a elegância com toque natural é um dos propósitos do jardim de inverno.




Leia também: Como assentar calçada de pedras?
Decoração de Natal para Jardim de Inverno Embaixo da Escada
A intenção aqui é usar o jardim de inverno que já existe e dá-lo uma roupagem diferenciada. Com suas próprias plantas, monte o jardim com pisca-piscas amarelos, que são mais delicados. Aproveite para colocar pinhas perto das plantas, cercas e pedras. Se preferir uma decoração mais tradicional, pendure elementos de árvore de Natal em suas próprias plantinhas.






Plantas para jardim de inverno na sala
As melhores plantas para o jardim de inverno são as já conhecidas suculentas, palmeiras e lanças de São Jorge. Mas também existem plantas como a jiboia, que ficam bem com pouco sol, além da cróton e pacová. Por fim, as samambaias, que já são muito usadas, podem abrilhantar ainda mais o seu jardim de inverno.
Como fazer jardim de inverno embaixo da escada?
Em primeiro lugar, se o seu jardim tiver plantas naturais, ele precisa estar perto da luz solar. Não precisa ser diretamente, mas o local deve ser iluminado. Em seguida, verifique a altura do vão, de forma que a planta possa ser encaixada corretamente.
Os revestimentos, feitos com musgo, seixo ou cascas de árvore, podem danificar o piso da casa, portanto certifique-se de proteger o chão antes de plantar o seu jardim. Também é importante que o jardim fique protegido. Para isso, use pedras ou uma cerquinha para demarcar seus limites.